Estudo de Salmos 107:1 – Comentado e Explicado

Aleluia. Louvai o Senhor, porque ele é bom. Porque eterna é a sua misericórdia.
Salmos 107:1

Comentário de Albert Barnes

O rende graças ao Senhor, porque ele é bom – Veja as notas no Salmo 106: 1 .

Pois a sua misericórdia dura para sempre – Ele é imutável na sua misericórdia. É um atributo de sua própria natureza. Ele está constantemente manifestando isso. A palavra traduzida como “misericórdia” aqui, no entanto – é questionada – é mais geral em sua significação do que nossa palavra “misericórdia”. Nossa palavra significa “favor mostrado ao culpado”; a palavra hebraica significa bondade, bondade, benignidade em geral. É isso que é celebrado no salmo diante de nós.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 107.

O salmista exorta os remidos, louvando a Deus, a observar sua múltipla providência sobre viajantes, cativos, doentes, marinheiros e diversas espécies de vida.

Este salmo, segundo alguns, foi composto por Davi; e se sim, parece principalmente se relacionar com a libertação dos israelitas do Egito. Mas, de acordo com outros, foi feito por uma pessoa devota atualmente após seu retorno do cativeiro babilônico. Por isso, o salmista aproveita a ocasião para engrandecer a providência misericordiosa de Deus sobre outros homens, de qualquer outra nação e também dos judeus, quando se dirigiram a ele em suas várias calamidades. Era uma música em partes, um verso ocorrendo quatro vezes, para ser cantada pelo refrão. Veja mais no oitavo verso. O quinto livro dos Salmos, de acordo com a divisão hebraica, começa aqui. Há aqueles que entendem esse salmo como se referindo aos fiéis fiéis, reunidos em todas as terras e trazidos para aquela cidade contínua ( Hebreus 13:14 .) Que eles ainda procuravam em meio aos vários perigos e dificuldades a que os mortais são expostos; quais perigos e dificuldades estão aqui em vários casos representados, e exortados como razões para louvá-lo agora, a partir de uma sensação daquela bondade que guia e conduz os fiéis por todos eles até a cidade onde eles podem habitar e permanecer para sempre. Ver Salmos 107: 4 . Algumas das descrições deste salmo são notavelmente elegantes e sublimes.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 107: 1-3 . O agradeça, etc. – Este versículo inteiro também ocorre Salmos 106: 1 ; somente lá o endereço é feito aos israelitas, aqui, ao que parece, a toda a humanidade. Pois a sua misericórdia dura para sempre – “A misericórdia eterna é o tema aqui proposto; e aqueles que provaram seus doces são convidados a participar de louvores ”. Diga o redimido – Todos aqueles a quem Deus redimiu, como é expresso na próxima cláusula, ou libertou das calamidades mencionadas a seguir: quem ele redimiu do inimigo – Dos que os haviam levado cativos, em batalha, ou em suas viagens, para as quais foram levados, por suas próprias inclinações ou pelos assuntos necessários. E os reuniu fora das terras, etc. – Trazê-los para sua própria terra, dos vários bairros do mundo para onde foram transportados. E do sul – hebraico, do mar; que, nas Escrituras, geralmente denota o oeste, porque o grande mar Mediterrâneo estava a oeste de Canaã; mas aqui, como aparece da oposição disso ao norte, significa o sul, chamado do mar Vermelho, que ficava ao sul, e que às vezes é chamado de mar, simplesmente e sem acréscimos. “Os membros da Igreja Cristã”, diz o Dr. Horne, “agora são, no sentido mais apropriado e enfático das palavras, os remidos de Jeová, a quem ele resgatou da mão do inimigo e os reuniu, o evangelho, de todas as terras e de todos os quatro cantos do mundo, para formar uma igreja e suprir o lugar dos judeus apóstatas, cujos antepassados ??experimentaram, em tipo e sombra, as coisas boas preparadas para eles e para nós, na verdade e na substância. ”

Comentário de E.W. Bullinger

O primeiro Salmo do Livro V. Este livro contém quinze de Davi, um de Salomão (Salmo 127), e o restante anônimo (provavelmente de Ezequias, veja App-67), certamente o mais tardar até sua época. Veja notas sobre passagens que deveriam provar uma data posterior.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

misericórdia = benignidade ou graça; como nos Salmos 107: 43 .

Comentário de Adam Clarke

O agradeça – Aqui está um dever prescrito; e as razões disso são imediatamente apresentadas.

  1. Ele é bom. Essa é a natureza dele.
  • Sua misericórdia dura para sempre.
  • Esta é a corrente que flui da fonte de sua bondade.

    Comentário de John Calvin

    1 Louve a Jeová. Já explicamos esse versículo, pois ele formou o início do salmo anterior. E parece que não era usado apenas freqüentemente entre os judeus, mas também tão incorporado a outros salmos, que quando uma parte do coro de um lado estava cantando uma parte do salmo, a outra parte do coro do outro lado por sua vez, depois de cada verso sucessivo, respondeu: Louve a Jeová, porque ele é bom, etc. O pianista deste salmo, quem quer que fosse, em vez do prefácio comum, inseriu esse belo sentimento, no qual louvor e ação de graças a Deus era tão freqüentemente expresso pela Igreja israelita. Imediatamente ele passa a falar mais particularmente. E primeiro, ele exorta aqueles a oferecer um tributo de gratidão a Deus; que, depois de terem sido libertados da escravidão e da prisão, e depois de uma longa e dolorosa jornada, chegaram em segurança ao seu local de residência. A esses ele chama os remidos de Deus; porque, vagando pelo deserto sem trilhas e pelo deserto uivante, muitas vezes teriam sido impedidos de voltar para casa, se Deus, por assim dizer, com a mão estendida, aparecesse como guarda e guia. Ele não se refere aqui a viajantes indiscriminadamente, mas a pessoas como por poder hostil, ou por qualquer outro tipo de violência, ou por necessidade severa, tendo sido banido para regiões distantes, sentiam-se em meio a perigos iminentes; ou pode ser que ele se refira àqueles que foram feitos prisioneiros por inimigos, piratas ou outros ladrões. Ele lembra que não foi por acaso que eles foram levados dessa maneira e foram trazidos de volta ao seu país natal, mas que todas as suas andanças estavam sob a providência superintendente de Deus.

    Mas o segundo verso pode ser conjugado com o primeiro, como se o profeta estivesse ordenando às pessoas a quem ele estava se dirigindo para cantar essa ode celebrada. Pode com a mesma propriedade ser lida por si mesma assim: Que os remidos de Jeová, que retornaram do cativeiro para sua própria terra, saiam agora e participem da celebração dos louvores de Deus, e publiquem sua benevolência que eles experimentaram sua libertação. Entre os judeus, que tiveram ocasião de realizar longas jornadas, ocorrências como essas eram muito comuns; porque eles dificilmente poderiam deixar sua própria terra, sem de todos os lados encontrar caminhos acidentados, difíceis e perigosos; e a mesma observação é igualmente aplicável à humanidade em geral. Ele os lembra quantas vezes eles vagaram e se afastaram do caminho certo, e não encontraram lugar para se abrigar; algo que não é raro nesses desertos solitários. Se uma pessoa entrasse em uma floresta sem o conhecimento da direção correta, ela correria o risco de se tornar presa de leões e lobos no decorrer de suas peregrinações. Ele tem, no entanto, particularmente em seus olhos aqueles que, encontrando-se inesperadamente em lugares desertos, também correm o risco de morrer de fome e sede. Pois é certo que essas pessoas correm um risco de morte a cada hora, a menos que o Senhor venha em seu socorro.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *