Estudo de Salmos 107:17 – Comentado e Explicado

Outros, enfermos por causa de seu mau proceder, eram feridos por causa de seus pecados.
Salmos 107:17

Comentário de Albert Barnes

Tolos, por causa de sua transgressão – pessoas más, consideradas tolos, porque “são” transgressores. Compare o Salmo 14: 1 , observe; Salmo 73: 3 , nota; Salmo 75: 4 , nota. A alusão imediata aqui, provavelmente, é aos judeus, que haviam sido tão perversos e extremamente insensatos em violar os mandamentos de Deus, e tornando necessário trazer sobre eles como castigo o cativeiro na Babilônia; mas a linguagem é generalizada porque descreve com a mesma propriedade a conduta de todas as pessoas más. Não há nada mais tolo do que um ato de maldade; não existe sabedoria igual à de obedecer a Deus.

E, por causa de suas iniqüidades, são afligidas – Uma tradução mais literal deste versículo seria: “Os tolos pelo caminho de suas transgressões (isto é, por seu curso de transgressão) e por suas iniqüidades, se afligem”. A idéia é que ela esteja “na mesma linha” de suas transgressões; ou que “tragam sobre si mesmos”. Toda punição está de fato na linha da ofensa; isto é, o pecado leva diretamente a ele; ou, em outras palavras, se um homem seguir o caminho do pecado, ele chegará a esse resultado – ao castigo. O castigo não é arbitrário da parte de Deus, e não é da natureza de uma mera inflição direta de sua “mão”. É o que as pessoas denunciam a si mesmas e o que poderiam ter evitado se tivessem escolhido fazê-lo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 107: 17 . Enganam-se por causa de sua transgressão Os tolos, que se afastam do seu caminho, e são abatidos por suas iniqüidades . – Ver. 18. cuja alma detesta todo tipo de alimento e se aproxima das portas da morte. – Ver. 19. Quando estes clamam ao Senhor, etc. Verde. O leitor observará ao longo de toda a tradução deste salmo, um intercâmbio muito irregular de tempos; o que pode ser suficiente ter observado uma vez e acrescentar que, em geral, os verbos devem ser traduzidos no tempo presente.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 107: 17-22 . Tolos – Ou seja, homens perversos a quem ele chama de tolos, porque por meio de seus próprios pecados e tolices eles se enganam e agem contra seus próprios interesses; não apenas o interesse espiritual, mas também o interesse secular; eles muitas vezes até prejudicam sua saúde corporal por sua intemperança, e colocam em perigo suas vidas ao satisfazer seus apetites e luxúrias carnais, além de trazer sobre si muitos outros males e misérias: por causa de suas transgressões – hebraico, ????? ????? , por causa do modo de suas transgressões, isto é, seu costume e curso de pecar, como a palavra caminho é freqüentemente usada; estão aflitos – com doenças devastadoras, como aparece nos Salmos 107: 18 ; Salmos 107: 20 . A alma deles abomina todos os tipos de carne – Eles não apenas não desejam, nem têm poder para digeri-la, mas nausecem; antes, detestam e detestam a própria visão e o cheiro daquilo que os deve nutrir e sustentar; Nesse caso, se não forem aliviados, devem se esvair e logo se aproximar dos portões da morte. Mas a partir daqueles portões terríveis, o poder de Deus pode arrebatá-los, quando eles estão prestes a entrar neles. “Para um corpo enfermo e emaciado, ele pode restaurar a saúde; força e beleza; pois as doenças são seus ministros e mensageiros; eles nos visitam ao seu comando, e ao seu comando se aposentam, e nós nos recuperamos novamente. Agora aqui, a saber, na recuperação dos homens da doença, temos uma terceira imagem dos benefícios conferidos à nossa natureza pelo Redentor. “A mente do homem”, devemos lembrar, “por causa do pecado, não é menos sujeita a enfermidades do que seu corpo; essas enfermidades o reduzem a um estado de lentidão e apatia; ele se vê incapaz de agir, indisposto para receber as verdades divinas, sem gosto pelo conhecimento ou inclinação pela virtude; ele até enjoa o livro de Deus e o pão do céu; e a vida de fé está em grande perigo. Mas o caso não está desesperado, enquanto há fôlego suficiente para chamar, pela oração, o médico dos espíritos. A doença mais inveterada dá lugar a seus remédios eficazes; o apetite revive, a saúde retorna e o crente é restabelecido no vigor e na beleza da santidade. Todos os que foram assim curados e salvos da destruição, seja de corpo ou de alma, reconheçam a Jeová sua misericórdia e suas maravilhas feitas pelos filhos de Adão; sacrifiquem os sacrifícios de ação de graças e declarem suas obras com alegria. ” Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

Tolos = os perversos, dependendo de sua própria sabedoria, que é loucura com Deus ( 1 Coríntios 1: 20-25 ). Compare Provérbios 1: 7 ; Provérbios 12:15 ; Provérbios 14: 3 , Provérbios 14: 9 ; Provérbios 15: 5 ; Provérbios 27:22 .

transgressão. Hebraico. paxá “. App-44.

iniqüidades. Hebraico. “avah. App-44. Não é a mesma palavra que nos Salmos 107: 42 .

são aflitos = trazem aflição para si mesmos.

Comentário de Adam Clarke

Tolos por causa de sua transgressão – Esta é a terceira comparação; o cativeiro sendo comparado a uma pessoa em uma doença perigosa. Nossa versão não expressa bem esta cláusula: Os tolos midderech pisham , por causa do caminho de suas transgressões, são atingidos. A maioria das doenças humanas são frutos do pecado; miséria e pecado são casados ??em laços que nunca podem ser quebrados.

Comentário de John Calvin

17 Os tolos são afligidos por causa do caminho de sua transgressão. Ele chega a outra espécie de castigo. Pois, como ele observou acima, que aqueles foram entregues ao cativeiro que se recusava a obedecer a Deus, então agora ele ensina que outros foram visitados por Deus com doenças, como fruto de suas transgressões. E quando o transgressor descobrir que é Deus quem lhe está administrando a correção, isso abrirá o caminho para que ele chegue ao conhecimento de sua graça.

Ele denomina aqueles tolos que, sem pensar em se entregar à sensualidade, provocam destruição sobre si mesmos. O pecado que eles cometem não é resultado apenas da ignorância e do erro, mas de suas afeições carnais, que os privam de um entendimento adequado, os levam a inventar coisas prejudiciais a si mesmos. A máxima, que o temor de Deus é sabedoria, nunca deve ser perdida de vista. Portanto, segue-se claramente que aqueles que sacudem o jugo de Deus e se entregam a Satanás e ao pecado são vítimas de sua própria loucura e fúria. E, como constituindo o principal ingrediente dessa loucura, o profeta emprega o termo exclusão ou transgressão; e posteriormente ele adiciona iniquidades; porque acontece que quando um homem sai de Deus, a partir desse momento, perde todo o autocontrole e cai de um pecado para outro. Mas não é das perturbações que prevalecem no mundo a que é feita referência nesta passagem, mas daquelas que são consideradas fatais e nas quais toda a esperança da vida é abandonada, para que a graça de Deus se torne mais evidente quando a libertação deles é obtida. Quando um homem se recupera de uma leve indisposição, ele não discerne tão claramente os efeitos do poder de Deus, como quando é apresentado de maneira maravilhosa e notável para trazer de volta alguns dos portões da morte, e os restaura à sua saúde habitual e rigor. Ele diz, portanto, que eles são preservados de muitas corrupções, o que equivale ao seu dizer, que são libertados de tantas mortes. Para esse propósito, estão as seguintes palavras do profeta, nas quais ele diz que se aproximam dos portões da morte e que detestam toda comida . Já advertimos seu chamado a Deus, a saber, que quando os homens são reduzidos ao máximo Estreito, eles, assim pedindo a ajuda de Deus, reconhecem que estariam desfeitos, a menos que ele maravilhosamente interpusesse sua libertação.

Comentário de John Wesley

Os tolos por causa de sua transgressão e por causa de suas iniqüidades, são afligidos.

Aflitos – Com doença.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *