Estudo de Salmos 107:42 – Comentado e Explicado

À vista disso os justos se alegram, e toda a maldade deve fechar a boca.
Salmos 107:42

Comentário de Albert Barnes

Os justos verão isso e se alegrarão – verão todas essas mudanças; verá no seu próprio caso as provas do favor divino. Eles terão, portanto, ocasião de louvor.

E toda iniqüidade interromperá sua boca – Os ímpios serão silenciados; eles serão burros. Os justos encontrarão, nessas cenas variadas, ocasião para louvor e alegria; o ímpio não poderá encontrar ocasião para reclamar ou murmurar. Os tratos divinos serão manifestamente tão justos e dignos de aprovação universal que, mesmo que os iníquos estejam dispostos a reclamar contra Deus, eles não poderão encontrar nada que os justifique em tais queixas.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 107: 42 . Os justos verão isso – ou melhor, verão essas coisas, como é expresso no próximo versículo. Eles devem observar diligentemente essas maravilhosas obras da misericórdia e justiça de Deus; e regozijar-se – na glorificação de seus atributos e na manifestação de seu domínio sobre os filhos dos homens. Eles se regozijarão, não apenas nas misericórdias de Deus concedidas ou oferecidas a eles e a outras pessoas, em carências e misérias, mas também em seus julgamentos sobre seus inimigos implacáveis, porque por estes é evidenciado, além da disputa, que existe um Deus que o juízo na terra, sua honra e a honra da piedade e virtude, são avançados, o orgulho ímpio é abatido e o progresso do vício e da miséria é controlado ou impedido. Eles se regozijarão especialmente porque, de acordo com o que é exposto pelas semelhanças anteriores, não há mal espiritual do qual Deus não seja capaz nem disposto a libertar a humanidade quando o invocarem. “Ignoramos o caminho para a cidade celestial? Ele nos guiará e nos conduzirá até lá. Estamos presos às correntes do pecado e da morte? Ele vai soltar e nos libertar. Nossas mentes estão doentes e lânguidas? Ele irá curá-los e revigorá-los. Corremos o risco de ser esmagados pelos problemas do mundo? Ele nos preservará no meio deles até que ele lhes dê ordens. De seu poder e inclinação para fazer essas coisas por nossas almas, ele garantiu a todos os homens, pelas promessas de seu amor, os benefícios e bênçãos conferidos aos corpos de seu povo “, acima referido, a saber,” em liderá-los pelo deserto até Canaã; em resgatá-los tantas vezes das misérias do cativeiro; na cura de suas doenças; e em salvar aqueles que negociavam em grandes águas, dos perigos do mar. ” Certamente estes e outros exemplos particulares da misericórdia e bondade divina devem proporcionar um assunto especial de alegria para os homens bons. E a iniqüidade interromperá sua boca – homens injustos e ímpios serão postos em silêncio. Aqueles que costumavam falar de maneira altiva e perversa, e censurar Deus e sua providência, como desatentos ou injustos no governo do mundo, serão agora forçados a reconhecer seu poder e justiça naqueles julgamentos que ele lhes trouxe.

Comentário de E.W. Bullinger

iniqüidade. Hebraico. “aval. App-44. Não é a mesma palavra que nos Salmos 107: 17 .

Comentário de Adam Clarke

Os justos verão isso – Os iníquos são tão indiferentes quanto obstinados e obstinados.

E regozija-se – Ter provas tão amplas que Deus governa na terra, e que ninguém que confie nele será desolado.

Toda iniqüidade deve parar sua boca – os julgamentos e as misericórdias de Deus são tão evidentes e marcadamente marcados que o ateísmo, a infidelidade e a irreligião são confundidos, e a causa do erro e da falsidade se torna sem esperança. Era apenas a boca que podia fazer qualquer coisa; e isso apenas por mentiras, calúnias e blasfêmias; mas Deus fecha essa boca, derrama desprezo sobre a cabeça e julgamento sobre o coração. Isso também pode ser aplicado ao caso dos israelitas e dos babilônios. Os primeiros, quando se voltaram para Deus, tornaram-se justos; os últimos eram uma personificação de toda iniqüidade.

Comentário de John Calvin

42 Os justos verão isso e se alegrarão. O profeta agora tira a conclusão de que tantos sinais evidentes da providência superintendente e dominante de Deus não poderiam transpirar diante dos justos sem atrair sua atenção, e que sua visão sendo iluminada pela fé, essas cenas são contemplados por eles com prazer fingido; enquanto os ímpios permanecem perplexos e mudos. Pois ele faz uma distinção criteriosa entre essas duas classes de pessoas. De qualquer maneira, os iníquos podem ser constrangidos a reconhecer Deus como o governante supremo do universo, no entanto, ao ver que não vêem, e não derivam nada da vista, exceto que sua conduta se torna mais indesculpável. Mas os justos não são apenas capazes de formar um bom e correto julgamento desses eventos, mas também espontaneamente abrem os olhos para contemplar a equidade, a bondade e a sabedoria de Deus, cuja visão e conhecimento lhes são refrescantes. Pois a alegria que eles experimentam neste exercício é uma promessa de que observarem essas coisas foi o derrame espontâneo de seus corações. No que diz respeito aos desprezadores de Deus, não significa que eles estejam tão profundamente impressionados que reconheçam que o mundo está sob seus cuidados superintendentes, mas que eles são tão controlados até agora para não presumir negar a existência de Deus. que a providência como sua inclinação natural os levaria a fazer; ou, pelo menos, que encontrem uma repulsa vigorosa sempre que tentarem falar em oposição a ela. Embora os julgamentos de Deus estejam diante de seus olhos, seu entendimento é tão obscurecido que eles não conseguem perceber a luz clara. E esse modo de falar é mais enérgico do que se tivesse sido dito, que os próprios iníquos se tornam mudos. De fato, eles não cessam de murmurar contra as dispensações da providência de Deus; pois vemos com que arrogância e desprezo eles se opõem à nossa fé e têm a dificuldade de derramar blasfêmias horríveis contra Deus. Isso não impõe a veracidade da declaração do profeta, de que a boca da maldade é interrompida, porque, de fato, quanto mais orgulhosa e violentamente eles atacam a Deus, mais notória sua impiedade aparece. Além disso, a alegria aqui mencionada decorre disso, de que não há nada mais calculado para aumentar nossa fé do que o conhecimento da providência de Deus; porque, sem ele, seríamos assediados por dúvidas e medos, sendo incertos se o mundo era ou não governado pelo acaso. Por essa razão, segue-se que aqueles que visam a subversão dessa doutrina, privando os filhos de Deus do verdadeiro conforto e perturbando suas mentes ao desestabilizar sua fé, forjam para si um inferno na terra. Pois o que pode ser mais terrivelmente atormentador do que ser constantemente atormentado por dúvidas e ansiedade? E nunca seremos capazes de chegar a um estado mental calmo até sermos ensinados a repousar com confiança implícita na providência de Deus. Além disso, é declarado neste versículo que Deus manifesta sua bondade a todos os homens, sem exceção, e ainda assim, existem comparativamente poucos deles que se beneficiam com isso. Portanto, quando ele anteriormente convidava todos a celebrar a bondade de Deus, era para que a ingratidão da maioria deles aparecesse mais claramente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *