Estudo de Salmos 113:5 – Comentado e Explicado

Quem se compara ao Senhor, nosso Deus, que tem seu trono nas alturas,
Salmos 113:5

Comentário de Albert Barnes

Quem é semelhante ao Senhor nosso Deus? Quem pode ser comparado com o Senhor nosso Deus? Veja as notas em Isaías 40: 17-25 . O significado é que nenhuma criatura – nenhum ídolo – pode ser comparada com o Senhor. A observação aqui tem uma referência especial a seus atributos, conforme especificado imediatamente – ele se humilhando ao contemplar as coisas no céu e na terra; ele é levantar os pobres, etc. É verdade “em geral”, em relação a Deus, que nenhuma criatura pode ser comparada com ele; é verdade, em relação a cada um de seus atributos, que eles estão muito acima de tudo criados como excelência.

Quem mora no alto – Margem, “se exalta a habitar”. Literalmente, “Aquele que está alto para se sentar”. A linguagem é aplicável a quem está sentado em um trono elevado. Compare o Salmo 8: 1 . Ele tem sua habitação – seu trono – seu assento permanente – nos céus: tão alto e exaltado que requer condescendência infinita olhar para a terra, ou mesmo para os céus.

Comentário de E.W. Bullinger

Quem é como . . ? Este é sempre o louvor dos santos “. Veja nota em Êxodo 15:11 .

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Quem é semelhante ao Senhor – Aqueles que são altamente exaltados geralmente são inacessíveis; eles são orgulhosos e dominadores; ou então cercado de magnificência e bajuladores, que a eles os pobres não têm acesso; mas Deus, embora infinitamente exaltado, se humilha para contemplar até o próprio céu, e muito mais se humilha quando se compadece a contemplar a terra e seus habitantes; ( Salmo 113: 6 ;). Mas ele também ama suas criaturas e se alegra com as mais más delas para fazê-las bem.

Comentário de John Calvin

5 Quem é semelhante a Jeová, nosso Deus? O profeta fortalece sua posição para a celebração dos louvores de Deus, contrastando a altura de sua glória e poder com sua bondade ilimitada. Não que sua bondade possa ser separada de sua glória; mas essa distinção é feita em relação aos homens, que não seriam capazes de suportar sua majestade, se ele não fosse gentilmente humilde, e gentil e gentilmente nos atraísse para ele. A quantia é que a habitação de Deus acima dos céus, a uma distância tão grande de nós, não o impede de mostrar-se próximo, e claramente prover nosso bem-estar; e, ao dizer que Deus é exaltado acima dos céus, ele amplia sua misericórdia para com os homens, cuja condição é mesquinha e desprezível, e nos informa que pode reter até mesmo os anjos com desprezo, não fosse isso, movido por consideração paterna, ele condescende em tomá-los sob seus cuidados. Se, em relação aos anjos, ele se humilha, o que dizer a respeito dos homens que, rastejando sobre a terra, são completamente imundos? É perguntado se Deus preenche ou não o céu e a terra? A resposta é óbvia. As palavras do profeta significam simplesmente que Deus pode atropelar as mais nobres de suas criaturas sob seus pés, ou melhor, que, devido à sua distância infinita, ele as desconsidere inteiramente. Em resumo, devemos concluir que não é de nossa proximidade com ele, mas de sua própria livre escolha, que ele condescende em nos tornar objetos de seus cuidados peculiares.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *