Estudo de Salmos 116:1 – Comentado e Explicado

Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,
Salmos 116:1

Comentário de Albert Barnes

Eu amo o Senhor – o hebraico significa, “eu amo, porque o Senhor ouviu”, etc. Ou seja, o salmista estava consciente do amor; ele sentiu isso brilhando em sua alma; seu coração estava cheio daquela alegria especial, ternura, bondade, paz que o amor produz; e a fonte ou razão disso, diz ele, era que o Senhor o ouvira em suas orações.

Porque ele ouviu … – Isto é, este fato foi um motivo para amá-lo. O salmista não diz que essa foi a única razão, ou a principal razão para amá-lo, mas que foi a razão dessa alegria especial de amor que ele sentiu em sua alma. A principal razão para amar a Deus é sua própria excelência da natureza; mas ainda existem outras razões para fazê-lo, e entre elas estão os benefícios que ele nos conferiu e que despertam o amor à gratidão. Compare as notas em 1 João 4:19 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 116.

O salmista professa seu amor e dever a Deus por sua libertação: ele estuda para agradecer.

Este salmo foi provavelmente escrito por Davi após sua libertação da rebelião de Absalão; embora alguns pensem que foi composto por Esdras no retorno dos judeus da Babilônia. Os judeus estavam acostumados a cantar esse salmo com alguns outros depois da Páscoa; pelos quais, sem dúvida, eles tinham a direção de alguns de seus profetas, que viram que representava Cristo, o verdadeiro cordeiro pascal, cantando assim após sua última páscoa, para se preservar, por assim dizer, por sofrimentos e morte imediatos; em plena certeza de ser ouvido naquilo que ele temia; e com o mais afetuoso louvor e ação de graças então devotamente oferecido, e prometeu também ser continuamente oferecido nas cortes do santuário celestial, para onde ele prepararia um lugar para todos os seus fiéis servos: que, portanto, têm aqui o mais afetuoso exemplo de louvor, mesmo em um dia de angústia, dentro dos tribunais da casa do Senhor, aqui na terra, até que eles o façam em Jerusalém; nas cortes do santuário celestial. Veja Fenwick e Houbigant.

Salmos 116: 1 . Eu amo, etc. – Hebraico, eu amo; ou seja, “estou cheio de amor: – amo ardentemente e com mais afeto”, como explicam bem os comentaristas; “E isso porque o Senhor aceita, ou ouvirá minha oração; [ ishmang ] ajudando-me naquilo que eu temia; de modo que nos meus dias de angústia ou angústia [ ???? ekra ].”

Comentário de Joseph Benson

Salmos 116: 1-2 . Eu amo o Senhor – hebraico, eu amo, porque o Senhor ouviu a minha voz. “A alma, transportada com gratidão e amor, parece, a princípio, expressar sua afeição sem declarar seu objeto, como pensando que todo o mundo deve saber quem é a pessoa pretendida. Assim, Maria Madalena, no sepulcro, embora nenhuma menção anterior tenha sido feita a Jesus, diz a alguém, a quem ela pensava ser o jardineiro, Senhor, se você o carregou daqui, etc. João 20:15 . E não deveria o amor de Deus ser excitado em todos os nossos corações pela consideração de que, quando não fomos capazes de nos elevar a ele, ele misericordiosa e ternamente inclinou e inclinou o ouvido para nós? ” Horne. Portanto, chamarei por ele enquanto eu viver – hebraico, hebraico, ???? ???? , bejamai ekra, nos meus dias, isto é, enquanto eu tiver um dia de vida, pois esta frase é usada em 2 Reis 20:19 ; Isaías 39: 8 .

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Minha voz e minhas súplicas = Minha voz de súplica. Figura do discurso Hendiadys. App-6. Assim, alguns códigos, com Septuaginta, Siríaca e Vulgata, lêem “a voz da minha súplica” .

Comentário de Adam Clarke

Amo o Senhor porque ele ouviu – Quão vã e tola é a conversa: “Amar a Deus por seus benefícios para nós é mercenário e não pode ser puro amor!” Seja puro ou impuro, não há outro amor que possa fluir do coração da criatura para seu Criador. Nós o amamos, disse o mais santo dos discípulos de Cristo, porque ele nos amou primeiro; e o aumento de nosso amor e obediência filial é proporcional ao sentido crescente que temos de nossa obrigação para com ele. Nós o amamos pelos benefícios concedidos a nós. Amor gera amor.

Comentário de John Calvin

1 Amei, porque Jeová ouvirá a voz da minha súplica. No início deste salmo, Davi garante que se sentiu atraído pela doçura da bondade de Deus, para depositar sua esperança e confiança somente nele. Esse modo abrupto de falar, eu amei, é o mais enfático, sugerindo que ele poderia receber alegria e descansar em lugar algum, exceto em Deus. Sabemos que nosso coração estará sempre vagando por prazeres infrutíferos e atormentado com cuidado, até que Deus os tricote para si mesmo. Davi afirma que esse distemper foi removido dele, porque ele sentia que Deus era realmente propício a ele. E, tendo descoberto por experiência que, em geral, os que invocam a Deus são felizes, ele declara que nenhum fascínio o afastará de Deus. Quando, portanto, ele diz, eu amei, importa que, sem Deus, nada seria agradável ou agradável para ele. A partir disso, somos instruídos que aqueles que foram ouvidos por Deus, mas não se colocam inteiramente sob sua orientação e tutela, obtiveram pouca vantagem da experiência de sua graça.

O segundo verso também se refere ao mesmo assunto, exceto que a última cláusula admite um significado muito apropriado, que os expositores ignoram. A frase, durante os meus dias que eu o invocarei, é uniformemente entendida por eles como significando que eu, que até agora teve tanto sucesso em se dirigir a Deus, seguirei o mesmo caminho por toda a minha vida. Mas deve-se considerar se pode não ser igualmente apropriado que os dias de Davi sejam considerados uma estação adequada para pedir assistência, a época em que ele foi pressionado pela necessidade. Não sou impedido de adotar essa significação, porque pode-se dizer que o profeta emprega o tempo futuro do verbo ???? , ekra. Também no primeiro verso, o termo, ele deve ouvir, deve ser entendido no pretérito, ele ouviu; nesse caso, a conjunção copulativa exigiria ser vista como advérbio de tempo, quando, uma circunstância que não significa incomum entre os hebreus. O escopo da passagem funcionará muito bem assim: porque ele me inclinou os ouvidos quando eu o invoquei no momento da minha adversidade, e também na estação, quando fui reduzido ao maior esforço. Se houver alguém disposto a preferir a exposição anterior, não discutirei o assunto com eles. O contexto subsequente, no entanto, parece apoiar o último significado, no qual Davi começa energicamente para apontar quais eram aqueles dias. E, com o objetivo de ampliar a glória de Deus de acordo com seu deserto, ele diz que não havia como escapar da morte, pois era como um entre os inimigos, amarrado com grilhões e correntes, de quem toda a esperança de libertação foi eliminada. . Ele reconhece, portanto, que foi submetido à morte, que foi ultrapassado e apreendido, de modo que a fuga era impossível. E como ele declara que estava preso pelos cordões da morte, então ele, ao mesmo tempo, acrescenta que caiu em tribulação e tristeza. E aqui ele confirma o que disse anteriormente, que quando parecia ser mais abandonado por Deus, esse era realmente o momento certo e a estação certa para ele se dedicar à oração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *