Estudo de Salmos 118:1 – Comentado e Explicado

Aleluia. Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque eterna é a sua misericórdia.
Salmos 118:1

Comentário de Albert Barnes

Oh, dê graças ao Senhor … – Que outros se unam comigo, dando graças ao Senhor; deixe-os ver, pelo que ocorreu no meu caso, que ocasião há para louvar. Todo exemplo de favor particular mostrado a alguém é para outros uma ocasião de louvor, na medida em que é uma ilustração do caráter geral de Deus. Neste versículo, compare as notas no Salmo 106: 1 . A linguagem é quase a mesma.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 118.

Uma exortação a louvar a Deus por sua misericórdia. O salmista por sua experiência mostra como é bom confiar em Deus. Sob o tipo de salmista, a vinda de Cristo em seu reino é expressa.

DR. DELANEY é de opinião que este salmo foi composto por Davi, depois de sua vitória sobre os filisteus, gravou 2 Samuel 23. 1 Crônicas 11 e cantou no tabernáculo como uma epinicion ou hino de ação de graças a Deus por essa vitória. Começa, ó dai graças ao Senhor, etc. e depois segue um fluxo de gratidão a Deus, expressões de confiança e confiança nele, e glória a ele, e acrescenta a tudo isso as descrições de seus inimigos, em uma variedade de luzes e imagens, como são os distinção peculiar do gênio de Davi. Vida de Davi, livro 2: cap. 9. O salmo parece estar escrito na forma de um diálogo, no qual existem vários interlocutores. Toda a primeira parte foi cantada por David. No Salmo 118: 19, ele pede aos israelitas que abram as portas, para que louve a Deus no santuário; e nos Salmos 118: 20 os israelitas respondem. Davi parece então se esforçar nos versículos 21 e 22: as pessoas nos dias 23 e 24; Davi novamente no dia 25, os sacerdotes nos dias 26 e 27 e Davi nos dias 28 e 29. Este foi o último dos salmos que os judeus consideraram em seu grande ??? hallel, ou que cantaram após a páscoa, e, portanto, provavelmente foi a conclusão daquele hino que o bendito Cristo Jesus, com seus discípulos, cantou após a última páscoa. . É claramente mais adequado para a ocasião; e os judeus instruídos, antigos e modernos, confessam que fala do Messias; a quem os escritores do Novo Testamento o aplicaram. Veja Mateus 21:42 . Atos 4:11 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 118: 1-4 . O rende graças ao Senhor – Todos os tipos de pessoas, que são expressos particularmente nos próximos três versículos, como são mencionados da mesma maneira e ordenam os Salmos 115: 9-11 , onde estão as notas. Let Israel – Depois da carne, todas as tribos e povo de Israel, exceto os levitas. Deixe a casa de Arão – os sacerdotes e levitas, que foram grandemente desencorajados e oprimidos no tempo de Saul, mas receberam grandes benefícios sob o governo de Davi. Aqueles que temem ao Senhor – os prosélitos gentios, dos quais havia um número maior no tempo de Davi do que antes, e provavelmente ainda mais. Diga que sua misericórdia dura para sempre – Não apenas na fonte eterna, o próprio Deus, mas em suas correntes que nunca falham, que correrão paralelas às linhas mais longas da eternidade; e nos vasos de misericórdia, que serão para sempre seus monumentos. Israel, e a casa de Arão, e todos os que temem a Deus, foram chamados, Salmos 115., a confiar nele. Aqui, eles são chamados a reconhecer sua bondade e se unir à mesma canção agradecida, encorajando-se a confiar nele. Sacerdotes e pessoas, judeus e prosélitos, devem todos confessar que sua misericórdia dura para sempre; que eles experimentaram isso todos os dias, e que eles confiam nela coisas boas que durarão por toda a eternidade.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

misericórdia = benignidade ou graça.

Comentário de John Calvin

1 Louvai a Jeová Nesta passagem, vemos que Davi não apenas em termos privados presta graças a Deus, mas que convoca em voz alta o povo a se engajar nos exercícios comuns de piedade. É o que ele faz, não simplesmente por ter sido divinamente designado para ser o capitão e professor de outros; mas, tendo Deus investido com poder real, manifestou sua simpatia por sua Igreja angustiada. Por isso, exorta os israelitas a ampliar a graça de Deus, sob cuja proteção amável ele parece restabelecê-los em segurança. No começo do salmo, ele alude geralmente à bondade e misericórdia de Deus, mas logo se apresenta como uma evidência de sua bondade, como será visto em seu devido lugar. No momento, torna-se recordar o que mencionei no salmo anterior, que uma razão para louvar a Deus nos é dada por causa de sua misericórdia, de preferência a seu poder ou justiça; porque, ainda que a sua glória brilhe neles, nunca ouviremos os seus louvores com prontidão e sinceridade, até que ele nos conquiste pela doçura da sua bondade. Consequentemente, nos Salmos 51:17 , descobrimos que os lábios dos fiéis foram abertos para louvar a Deus, quando perceberam que ele era realmente o libertador deles. Ao restringir seu discurso a Israel e aos filhos de Arão, ele é guiado pelo respeito aos seus próprios tempos, porque, até aquele período, a adoção não se estendia além dessa nação. Ele novamente retoma a ordem que observou nos Salmos 116: 1 ; pois, depois de exortar os filhos de Abraão, que haviam sido separados dos gentios pela eleição de Deus, e também os filhos de Arão, que, em virtude do sacerdócio, deveriam ter precedência na condução da salmodia, ele dirige sua discurso aos outros adoradores de Deus; porque havia muitos hipócritas entre os israelitas, que, ocupando um lugar na Igreja, ainda eram estranhos a ele. Isso não é inconsistente com Davi falando aqui pelo espírito de profecia, respeitando o futuro reino de Cristo. Esse reino, sem dúvida, se estendeu aos gentios, mas seu começo e primícias estavam entre o povo escolhido de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *