Estudo de Salmos 119:107 – Comentado e Explicado

Estou extremamente aflito, Senhor; conservai-me a vida como prometestes.
Salmos 119:107

Comentário de Albert Barnes

Estou muito aflito – A forma do aflito não é mencionada. No salmo, há alusões frequentes ao fato de o autor ter sido e ter sido afligido – como, de fato, deve ser o caso na vida de todo homem bom. Compare o Salmo 119: 71 , Salmo 119: 75 . Se Davi foi o autor do salmo, sabemos que houve inúmeras ocasiões em sua vida em que esse idioma seria apropriado. Como planejado para o povo de Deus em todos os momentos, era importante que houvesse essas alusões à aflição.

Quicken me … – Faça-me viver; dá-me vida e vigor, para que eu possa suportar minhas provações. Veja as notas no Salmo 119: 25 .

Comentário de Adam Clarke

Estou muito aflito – ??? ?? ad meod “, até o extremo, excessivamente”. Estamos no cativeiro mais opressivo.

Quicken me – Livra-nos da nossa escravidão.

Comentário de John Calvin

107. Estou muito aflito, ó Jeová! Este versículo ensina que Deus não amava os pais sob a lei em seu seio com tanta delicadeza que não os exercitava com graves tentações; pois o salmista declara que não foi afligido levianamente ou em um grau comum, mas acima da medida. Sua oração para ser acelerada implica que ele estava no ponto da morte. Ele, no entanto, mostra ao mesmo tempo que, embora tenha sido sitiado pela morte, ele ainda não desmaiou, porque se apoiava em Deus – um ponto digno de nota especial; pois, no começo, podemos pedir a Deus com muita entusiasmo, mas quando a provação aumenta em severidade, nossos corações se abalam e, no extremo do medo, nossa confiança se extingue. No entanto, o profeta implora a Deus pela graça, não para que sua vida seja preservada em segurança, mas para recuperar a vida que havia perdido, o que indica tanto a baixa condição a que ele foi reduzido quanto sua contínua confiança em Deus. Também devemos observar atentamente a última parte da cláusula , de acordo com a sua palavra. Vamos orar friamente, ou melhor, não vamos orar, se a promessa de Deus não nos inspirar com coragem em nossa tristeza e angústia. Em suma, como já dissemos em outros lugares, é indispensável que tenhamos essa chave em mãos, a fim de termos livre acesso ao trono da graça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *