Estudo de Salmos 119:135 – Comentado e Explicado

Fazei brilhar sobre o vosso servo o esplendor da vossa face, e ensinai-me as vossas leis.
Salmos 119:135

Comentário de Albert Barnes

Make thy face to shine upon thy servant – Hebrew, “Let thy face give light to thy servant.” Veja as notas no Salmo 4: 6 .

And teach me thy statutes – See the notes at Psalm 119:12 .

Comentário de Adam Clarke

Faça seu rosto brilhar – Dê-me uma sensação de sua aprovação. Deixe-me saber, pelo testemunho do seu Espírito em minha consciência, que você está reconciliado comigo. Os piedosos de todas as épocas derivaram sua felicidade de uma consciência do favor divino. O testemunho do espírito de Deus nas almas dos crentes era um princípio essencial na religião desde a fundação do mundo.

Comentário de John Calvin

135. Faça seu rosto brilhar sobre seu servo. Há aqui a repetição de uma oração com a qual já nos encontramos várias vezes antes neste Salmo. O Profeta sugere que ele considerava nada mais importante do que justamente entender a lei divina. Quando ele pede a Deus que faça com que seu rosto brilhe sobre seu servo, ele, em primeiro lugar, procura conquistar o favor paternal de Deus – pois nada se pode esperar dele a menos que tenhamos interesse em seu favor – mas ele ao mesmo tempo, mostra a grandeza da bênção. Não há testemunho do amor de Deus, como se ele tivesse dito, que eu desejo mais obter do que poder habilitar-me a progredir em sua lei. De onde concluímos, como observei recentemente, que ele preferia a verdade divina a todas as posses do mundo. Gostaria a Deus que esse carinho fosse vigoroso em nossos corações! Mas aquilo que o Profeta exalta tão altamente é negligenciado pela grande proporção da humanidade. Se os indivíduos são achados estimulados por esse desejo, nós os vemos atualmente voltando às Medidas do mundo, de modo que há muito poucos, de fato, que renunciando a todos os outros desejos, buscam sinceramente com Davi se familiarizar com a doutrina de a lei. Além disso, como Deus concede esse privilégio apenas àqueles a quem ele abraçou com seu amor paternal, é apropriado que comecemos com essa oração: Que ele faça seu rosto brilhar sobre nós. Essa forma de expressão, no entanto, transmite algo mais – implica que é somente quando Deus ilumina as mentes de seu povo crente com o verdadeiro conhecimento da lei que ele as deleita com os raios de seu favor. Muitas vezes acontece que, mesmo em relação a eles, o semblante de Deus está nublado com nuvens a esse respeito, a saber, quando ele os priva de provar a doçura de sua palavra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *