Estudo de Salmos 119:142 – Comentado e Explicado

Vossa justiça é justiça eterna; e firme, a vossa lei.
Salmos 119:142

Comentário de Albert Barnes

Thy righteousness is an everlasting righteousness – It never changes. The principles of thy law, of thy government, and of thy method of saving people, are the same under all dispensations, in every land, in all worlds; and they will remain the same forever. Human governments change. Old dynasties pass away. New laws are enacted under new administrations. Customs change. Opinions change. Pessoas mudam. The world changes. But as God himself never changes, so it is with his law. That law is founded on eternal truth, and can never change.

And thy law is the truth – It is founded on “truth;” on the reality of things. It is so essentially founded on truth, it springs so certainly out of truth, or out of the reality of things, that it may be said to be the truth itself. He who understands the law of God understands what truth is, for it is the expression and the exponent of that which is true.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 119: 142-144 . Tua justiça é uma justiça eterna – constante e imutável, a mesma em todas as idades e lugares, e para todas as pessoas; da eterna verdade e justiça, nunca para ser dispensada, nem ser invalidada. E tua lei é a verdade – nada além da verdade, ou tão verdadeira quanto a própria verdade. Problemas e angústias tomaram conta de mim – Problemas externos e angústias de espírito; ou grande angústia e angústia. No entanto, teus mandamentos são minhas delícias – Meus problemas e angústias não tiram meu gosto pelos confortos de tua palavra; mas ainda posso apreciá-los e encontrar neles paz e prazer, que todas as calamidades desta vida atual não podem privar. me de. De fato, os santos têm freqüentemente o mais doce prazer das delícias que existem na palavra de Deus, quando estão em estado de angústia e angústia. Dá-me entendimento e eu viverei – serei guardado daqueles pecados que trazem a morte espiritual e os expomos à morte eterna: viverei aqui uma vida de graça e glória depois.

Comentário de E.W. Bullinger

é a verdade = é a verdade (não Art.) Compare João 17:17 .

Comentário de Adam Clarke

Tua justiça é uma justiça eterna – A palavra tsedek é uma palavra de significado muito extenso na Bíblia. Significa não apenas a justiça inerente de Deus e a perfeição da natureza, mas também seu método de tratar os outros; seu plano de redenção; seu método de salvar os outros. E a palavra d??a??s??? , que responde a ela, na Septuaginta e no Novo Testamento, é usada com a mesma latitude de significado e no mesmo sentido; particularmente nessa passagem notável, Romanos 3: 25-26 ; (nota), onde veja as notas. Teu misericordioso método de lidar com os pecadores e justificar os ímpios durará enquanto a terra durar; e tua lei que testemunha isso, em todas as suas páginas, é a verdade.

Comentário de John Calvin

142. Tua justiça é uma justiça eterna. Aqui, a lei de Deus é honrada pelo complemento adicional, que é a eterna justiça e verdade; como se tivesse sido dito, que todas as outras regras da vida, com quaisquer atrações que possam parecer recomendadas, são apenas uma sombra, que desaparece rapidamente. O salmista, sem dúvida, contrasta indiretamente a doutrina da lei com todos os preceitos humanos que já foram entregues, para que ele submeta todos os fiéis a ela, uma vez que é a escola da perfeita sabedoria. Pode haver mais plausibilidade nas refinadas e sutis descrições dos homens; mas neles não há nada firme ou sólido no fundo, como na lei de Deus. Essa firmeza da lei divina ele prova no versículo seguinte de um exemplo – o conforto contínuo que ele encontrou quando gravemente assediado por tentações. E a verdadeira prova do lucro que obtivemos é que, quando nos opomos a todas as angústias de qualquer tipo que possa nos estreitar, o consolo derivado da palavra de Deus, que dessa maneira toda tristeza possa ser apagada de nossas mentes. Aqui, Davi expressa algo mais do que ele fez no versículo anterior; pois ali ele apenas disse que servia a Deus com reverência, embora por causa de seu tratamento duro e duro ele parecesse perder o trabalho; mas agora, quando angustiado e atormentado, ele afirma que encontra na lei de Deus o mais calmante deleite, que mitiga todas as dores e não apenas tempera sua amargura, mas também as tempera com certa doçura. E, certamente, quando esse gosto não existe para nos proporcionar deleite, nada é mais natural do que sermos tragados pela tristeza. Também não devemos deixar de notar a forma de expressão que o Profeta emprega, pela qual ele ensina, que embora ele tenha sido cercado e calado por todos os lados, ele encontrou um remédio suficientemente poderoso para melhorar o consolo oferecido pela palavra de Deus. Como isso não pode ser verdade nos mandamentos nus, que, longe de remediar nossas angústias, nos enchem de ansiedade, não há dúvida de que, sob a palavra mandamentos , é compreendida pela figura synecdoche, toda a doutrina da lei, em que Deus não apenas exige o que é certo, mas também ao chamar seus eleitos para a esperança da salvação eterna, ele abre o portão da perfeita felicidade. Sim, sob o termo lei, estão incluídas tanto a adoção gratuita quanto as promessas que decorrem dela.

Comentário de John Wesley

Tua justiça é uma justiça eterna, e tua lei é a verdade.

Eterno – O mesmo em todas as idades e lugares.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *