Estudo de Salmos 119:175 – Comentado e Explicado

Viva a minha alma para vos louvar, e ajudem-me os vossos decretos.
Salmos 119:175

Comentário de Albert Barnes

Let my soul live, and it shall praise thee – I desire life that I may praise thee; if I do live, I will praise thee. My life is consecrated to thy service; if lengthened out, and as far as it shall be lengthened out, it shall be devoted to thee.

And let thy judgments help me – The dealings of thy hand; the interpositions of thy providence. Let them all be such as will be favorable to the great purpose of my soul – the service of my God.

Comentário de E.W. Bullinger

te louvará. Refere-se a Isaías 38:20 .

Ajude-me. Refere-se a Isaías 37: 33-36 .

Comentário de Adam Clarke

Deixe minha alma viver – deixe minha vida ser preservada, e minha alma acelerada!

Comentário de John Calvin

175. Que minha alma viva e que te louve. Como os verbos estão no tempo futuro, viverão, louvarão, esta sentença pode ser exposta da seguinte forma: Senhor, quando me der vida, tentarei, celebrando teus louvores, mostrar que não sou ingrato. Se esse sentido for aprovado, a sentença será uma espécie de alegria, na qual o Profeta, dependendo das promessas divinas, proclama com confiança, que sua vida continuará em segurança. E, certamente, embora nossa vida esteja oculta à sombra da morte, podemos, no entanto, gabar-nos de que ela é segura, porque Deus é seu fiel guardião; e essa confiança garantida procede de sua graça vivificante, que nos é oferecida em sua palavra. No entanto, como a maioria dos Comentadores traduz essas palavras de maneira optativa, sigamos a interpretação mais geralmente recebida, ou seja, que Davi, ao pedir que sua vida seja prolongada, mostra, ao mesmo tempo, que fim para o qual ele O desejo de viver era que ele pudesse exercitar-se cantando louvores a Deus, como é dito nos Salmos 115: 18: “Quem permanecer na vida louvará a Jeová.” Na segunda cláusula, seria difícil entender a palavra juízos dos mandamentos, aos quais não pertence adequadamente dar ajuda. Parece então que o Profeta, percebendo-se passível de inúmeras calamidades – assim como os fiéis, por causa da licença desenfreada dos iníquos, habita neste mundo como ovelhas entre lobos -, pede a Deus que o proteja no caminho de restringindo, por sua providência secreta, os iníquos de lhe fazerem mal. É uma doutrina muito lucrativa, quando as coisas no mundo estão em um estado de grande confusão, e quando nossa segurança está em perigo em meio a tantas e variadas tempestades, elevar nossos olhos para os julgamentos de Deus e buscar um remédio. neles. Como, no entanto, neste Salmo a palavra juízos é comumente referida aos mandamentos de Deus, também podemos interpretá-los adequadamente neste lugar, de modo que o Profeta atribua à palavra de Deus o cargo e a responsabilidade de dar socorro; pois Deus não nos alimenta com promessas ilusórias, mas, sempre que surge uma emergência, confirma e ratifica sua palavra, dando alguma manifestação palpável da operação de sua mão. Assim, quando o Profeta chama a lei divina em sua ajuda, ele pronuncia um conjunto singular sobre a eficácia da palavra divina. Se alguém preferir expor a sentença de cumprimento da lei, não faço objeções. Nesse sentido, é como se o Profeta tivesse dito: – Ó Senhor, que a retidão que pratiquei e o zelo com que me empreguei em guardar seus mandamentos, sejam uma defesa para mim.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *