Estudo de Salmos 120:1 – Comentado e Explicado

Cântico das peregrinações. Na hora da tribulação, clamei ao Senhor e ele me atendeu.
Salmos 120:1

Comentário de Albert Barnes

Na minha angústia – No meu sofrimento, como decorrente da calúnia, Salmo 120: 2-3 . Existem poucas formas de sofrer mais do que as causadas pelas calúnias:

Cujo fio é mais afiado que a espada; cuja língua

Protege todos os vermes do Nilo; cuja respiração

Cavalga nos ventos de lançamento e desmente

Todos os cantos do mundo: reis, rainhas e estados,

Criadas, matronas, ou melhor, os segredos da sepultura

Essa difamação víbora entra.

Cymbeline, iii. 4)

É uma daquelas coisas que um homem não pode proteger; que ele não pode repelir à força; cuja origem ele nem sempre pode rastrear; que irá aonde uma reivindicação não se seguirá; cujos efeitos viverão muito depois que a calúnia for refutada; que aderirão a um homem ou deixarão um traço de suspeita, mesmo após a defesa mais bem-sucedida, pois o efeito será tornar uma segunda calúnia mais facilmente creditada do que a primeira.

Chorei ao Senhor, e ele me ouviu – eu não tinha outro recurso. Não pude conhecer a calúnia. Eu não pude refutá-lo. Não pude impedir seus efeitos sobre minha reputação, e tudo o que pude fazer foi submeter o caso ao Senhor. Veja as notas no Salmo 37: 5-6 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 120.

Davi ora contra Doegue e repreende a sua língua. Ele reclama da necessária conversa com os iníquos.

Uma Canção de Graus.

Título. ?????? Shiir hammangaloth. Uma canção de graus ] Ou ascensão: É muito incerto por que esse título é prefixado a este e aos seguintes salmos. A opinião mais geral parece ser a dos que conjeturam que eram assim chamados, porque, após o retorno dos judeus do cativeiro babilônico, eles foram cantados pelos levitas quando subiram as escadas ou os degraus do templo. Veja Ezequiel 40. Outros, no entanto, pensam que este título se refere a uma ascensão ou exaltação gradual da voz no canto: outros traduzem as palavras por “Um cântico de excelências”; supondo as palavras para expressar a excelência da composição; e o Sr. Fenwick, de acordo com seu plano, entende que eles são “Canções para almas ascendentes ou aspirantes”. O leitor encontrará uma dissertação sobre o assunto prefixada por Calmet ao seu comentário sobre este salmo. Tanto quanto se pode imaginar pela importância geral dos salmos que têm esse título, diz Mudge, eles significam salmos cantados por ocasião da vinda dos judeus do país, como faziam três vezes por ano, para pagar seus impostos. devoções em Jerusalém. Assim, o leitor vê que sentimentos diferentes existem sobre o assunto; e a verdade da questão parece ser que, como nem o autor nem a ocasião desses salmos podem ser determinados com determinação, é impossível dizer qual é o significado exato do título. O argumento inglês afirma que o salmo é uma oração de Davi contra Doeg, quando suas calamidades o reduziram à necessidade de se refugiar no país dos árabes, expresso no quinto verso pelas tendas de Kedar. O título siríaco indica que era uma oração usada pelos judeus durante o cativeiro na Babilônia. Ambas as opiniões podem ser reconciliadas, supondo que, embora o salmo tenha sido originalmente composto por Davi por causa das calúnias de Doeg, ainda assim estivesse tão bem adaptado à situação dos judeus em cativeiro, que o utilizaram como descritivo de a angústia que eles gemeram na Babilônia.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Uma canção. Hebraico. shir . Veja App-65: viz. uma das canções prometidas por Ezequias em Isaías 38:20 .

graus = os graus ou etapas. Hebraico. hamma “aloth (com Art.): isto é, os ” graus “ mencionados seis vezes em 2 Reis 20: 8-11 , e cinco vezes em Isaías 38: 8 (hebraico). Nenhum outro” grau “conhecido nas Escrituras que esteja relacionado ao sombra do Sol. Para a origem, autoria, exame e Estrutura, consulte App-67 e nota na página 827.

angústia. O primeiro salmo de cada um dos cinco grupos fala de angústia, o segundo de confiança, o terceiro de bênção e paz em Sião. A angústia, aqui, refere-se ao cerco de Senaqueribe em Jerusalém ( 2 Reis 19: 3. Isaías 37: 3 ).

chorou. Ver 2 Reis 19: 3 , 2 Reis 19: 4 , 2 Reis 19: 14-19 . 2 Crônicas 32:20 . Isaías 37: 15-20 ; Isaías 38: 2 , Isaías 38: 3 . Veja App-67.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

ouvido = atendido.

Comentário de Adam Clarke

Na minha angústia – Através das causas mencionadas posteriormente.

Eu clamei ao Senhor – fiz forte súplica por ajuda.

E ele ouviu um – Atendeu minha oração confortando minha alma.

Parece ser uma oração dos cativos na Babilônia por total liberdade; ou talvez ele recite a oração que os israelitas haviam feito anteriormente para sua restauração.

Comentário de John Calvin

1. Chorei a Jeová em minha angústia. O nome do autor do Salmo não é expresso, mas o estilo dele apresenta David ao nosso ponto de vista. Embora, portanto, não possa afirmar positivamente, estou inclinado a pensar que foi composto por ele. Também não será impróprio, no meu julgamento, explicá-lo como se o nome dele tivesse sido mencionado na inscrição. Sendo assim, sendo concedido, eu observaria que, embora Davi, quando neste verso ele afirma que o Senhor o ouviu, lhe dê graças, seu principal objetivo era estabelecer, na forma de queixa, quão maldosamente e cruelmente os bajuladores de Saul empregavam toda a sua ingenuidade e poder para realizar sua destruição. Ele, no entanto, parte com uma expressão de sua gratidão a Deus, dizendo-nos que ele não o invocou em vão; e ele faz isso para que, por seu próprio exemplo, possa encorajar outros, especialmente quando oprimidos pela adversidade, a confiar na oração. Os homens, é verdade, precisam da ajuda de Deus a todo momento; mas não há uma época mais adequada para procurá-lo do que quando algum grande perigo está imediatamente nos ameaçando. Portanto, é digno de nota que ele foi ouvido quando, constrangido e calado pela tribulação, ele se dedicou à proteção de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *