Estudo de Salmos 120:2 – Comentado e Explicado

Senhor, livrai minha alma dos lábios mentirosos e da língua pérfida.
Salmos 120:2

Comentário de Albert Barnes

Livra minha alma, ó Senhor – Minha alma é atormentada e angustiada. Talvez o significado também possa ser: Minha vida está em perigo. Ou, se se refere à alma como tal, significa que tudo que pertence à sua alma foi profundamente afetado pelo curso que foi seguido. Ele foi difamado, caluniado, deturpado, enganado e não teve consolo ou paz.

Dos lábios mentirosos – Falso, enganoso, calunioso. Compare as notas no Salmo 31:18 .

E de uma língua enganosa – De uma língua em que não se pode confiar em declarações; cujas palavras são enganosas; cujas promessas são falsas. Davi costumava ser chamado a experimentar problemas desse tipo; e esse é um tipo de provação que pode chegar a alguém de uma forma que ele não pode mais antecipar ou impedir do que a vinda de uma “névoa do oceano”. Ninguém pode certamente se proteger contra a influência da falsidade; ninguém pode ter certeza de que tudo o que lhe será dito é verdadeiro; ninguém pode ter certeza de que todas as promessas feitas a ele – exceto aquelas feitas a ele por Deus – serão cumpridas.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 120: 2-4 . Livra minha alma dos lábios mentirosos – Das censuras injustas e calúnias maliciosas dos meus inimigos; e de uma língua enganosa – que cobre desenhos maliciosos sob pretensões de bondade. O que será dado a ti – pelo justo juiz do céu e da terra; tu língua falsa – Ó acusador falso, caluniador, ou quem quer que seja, que é culpado de tais práticas semelhantes? Flechas afiadas dos poderosos –

A ira e vingança do Deus Todo-Poderoso, que nas Escrituras, e particularmente neste livro, é frequentemente comparado a flechas, como Salmos 7: 13-14 , etc., e aqui às flechas dos poderosos, isto é, flechas disparadas por as mãos de um homem forte; e aos carvões, Salmos 140: 10 , e aqui aos carvões de zimbro, que queimam muito ferozmente e retêm seu calor por muito tempo. E o salmista pode possivelmente se expressar nessas palavras, para mostrar a adequação da punição ao pecado. Como se ele tivesse dito: Como a tua língua dispara flechas (como são frequentemente chamadas calunias) e acende brasas, assim trarás sobre ti flechas e brasas de Deus , acesas pelo fogo da sua ira.

Comentário de E.W. Bullinger

Entregar = Arranca-me. Hebraico. nazal. A mesma palavra que nos Salmos 119: 170 . A referência é 2 Reis 18:30 , 2 Reis 18:32 .

minha alma = eu. Hebraico. nephesh. App-13.

lábios. Hebraico = lábio: ie Rab-shakeh “s. A referência é 2 Reis 18: 19-35 ; 2 Reis 19: 8-13 . 2 Crônicas 32: 10-19 . Isaías 36: 4-20 ; Isaías 37: 8 13. Veja App-67.

língua. Figura de linguagem Epistrophe (App-6), com “língua” , Salmos 120: 3 .

Comentário de Adam Clarke

Lábios mentirosos e de língua enganosa – De um povo sem fé, sem verdade, sem religião; que procuravam por mentiras e calúnias para destruí-los.

Comentário de John Calvin

2. Ó Jeová! livra minha alma do lábio da falsidade. David agora aponta o tipo de aflição, declarando que estava carregado de acusações falsas. Ao acusar seus inimigos de mentiras e falsidades, ele afirma sua própria inocência dos crimes que eles caluniosamente lhe imputam. Sua reclamação, portanto, equivale a isso: que, como ele estava consciente de não ter cometido nenhuma falta, ele foi agredido pelos ímpios, contrários a todas as leis, humanas e divinas, e que eles o levaram ao ódio sem que ele lhes tivesse dado a oportunidade de causar danos tão graves. tratamento. Línguas enganadoras atacam pessoas boas e simples de duas maneiras: elas as contornam com ardis e armadilhas, ou ferem sua reputação com calúnias. É da segunda maneira que o Profeta aqui reclama. Agora, se Davi, que era dotado de virtude tão eminente e livre de toda marca de desgraça, e longe de toda ação perversa , ainda era atacado com contumidade, é de se perguntar se os filhos de Deus nos dias de hoje trabalham sob falsas acusações, e que, quando se esforçaram para se comportar corretamente, ainda são denunciados? Como eles têm o diabo por seus inimigos, é realmente impossível que eles escapem de serem carregados com suas mentiras. Sim, vemos que as línguas caluniosas não pouparam nem mesmo o Filho de Deus – uma consideração que deveria induzir-nos a suportar com mais paciência a nossa condição, quando os iníquos nos trocam sem merecimento; uma vez que é certo que descrevemos aqui o lote comum de toda a Igreja.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *