Estudo de Salmos 127:3 – Comentado e Explicado

Vede, os filhos são um dom de Deus: é uma recompensa o fruto das entranhas.
Salmos 127:3

Comentário de Albert Barnes

Eis que os filhos são uma herança do Senhor – são uma herança derivada do Senhor. São concedidos por ele tão bem quanto o sucesso na construção de uma casa ou na guarda de uma cidade. A idéia é que tudo o que valorizamos, ou o que desejamos, é um presente de Deus e deve ser recebido como dele, e reconhecido como seu presente. A idéia geral aqui, como nos versículos anteriores, é a de toda a dependência de Deus.

E o fruto do útero é sua recompensa – Ou melhor, “uma recompensa”; isto é, são da natureza de uma recompensa por uma vida de devoção a Deus; eles estão entre as bênçãos prometidas por Deus e são evidências de seu favor. Nossa tradução, inserindo as palavras “é dele”, obscurece o sentido, como se o significado fosse de que elas pertencem a Deus como sua “recompensa” pelo que ele faz por nós. O inverso disso é a verdadeira idéia – que eles são uma bênção com a qual ele recompensa ou favorece seu povo. Certamente, isso não é universalmente verdade, mas a promessa é geral, de acordo com as promessas usuais da Bíblia em relação ao resultado da piedade. As crianças devem ser contadas entre os favores divinos que nos são concedidos e, por suas vidas, sua saúde, suas virtudes e a felicidade delas derivadas, somos, como em outras coisas, dependentes dele – como na construção de uma casa, guardando uma cidade, ou no descanso e conforto derivados do trabalho.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 127: 3 . Eis que os filhos são uma herança do Senhor – eles não provêm do poder da mera natureza, mas da bênção de Deus, mesmo que uma herança não seja fruto do trabalho do homem, mas o dom de Deus. Ele pode, em um momento, explodir o estoque mais frutífero, ou pode fazer a mulher estéril ficar em casa e se tornar uma mãe alegre de filhos. O salmista menciona crianças aqui, porque todo o trabalho e trabalho mencionados são, em grande parte e mais comumente, realizados por eles; e porque eles são o chefe de todas as bênçãos às quais ele se refere. E o fruto do útero é sua recompensa – não uma recompensa de dívida, merecida por homens bons, mas uma recompensa de graça, como o apóstolo se expressa, Romanos 4: 4 , que Deus lhes dá graciosamente, como Jacó reconhece de seus filhos Gênesis 35: 5 . De fato, Deus freqüentemente dá filhos e outros confortos externos a homens ímpios, mas isso é o caminho de sua providência comum; considerando que ele os dá ao seu povo como favores peculiares, e no caminho da promessa e convênio.

Comentário de E.W. Bullinger

Lo. Figura do discurso Asterismos. App-6.

filhos = filhos. A referência ao fato de Ezequias se regozijar na mensagem de Isaías de que ele deveria ter um filho, tornou um salmo adequado para Ezequias selecionar ( 2 Reis 20:12 , 2 Reis 20:18 . Isaías 39: 7 ).

de = de. Por isso, ele canta os louvores de Jeová.

Comentário de Adam Clarke

Eis que os filhos são uma herança do Senhor – isto é, para muitos Deus dá aos filhos no lugar do bem temporal. Para muitos outros, ele dá casas, terras e milhares de ouro e prata, e com eles o ventre que não leva; e estas são suas heranças. O pobre homem tem de Deus vários filhos, sem terras ou dinheiro; estas são a sua herança; e Deus mostra a si mesmo seu pai, alimentando-os e apoiando-os por uma cadeia de providências milagrosas. Onde está o pobre homem que desistiria de seus seis filhos, com a perspectiva de ter mais, pelos milhares ou milhões dele que é o centro de sua própria existência, e não tem raiz nem ramo, mas seu eu solitário e solitário no rosto? da Terra? Que a família frutífera, por mais pobre que seja, coloque isso no coração; “Os filhos são uma herança do Senhor; e o fruto do útero é sua recompensa.” E quem os deu os alimentará; pois é um fato, e a máxima formada sobre ele nunca falhou: “Onde quer que Deus mande bocas, ele envia carne”. “Não murmure”, disse um árabe ao amigo, “porque sua família é grande; saiba que é por causa deles que Deus te alimenta”.

Comentário de John Calvin

3. Lo! os filhos são a herança de Jeová. Salomão aqui apresenta um exemplo em que, de uma maneira particular, ele gostaria que reconhecêssemos a verdade que ele até então afirmou em geral – que a vida dos homens é governada por Deus. Nada parece mais natural do que os homens serem produzidos por homens. A maioria da humanidade sonha que, depois que Deus ordenou isso no começo, as crianças foram dali em diante geradas apenas por um instinto secreto da natureza; Deus deixou de interferir no assunto; e mesmo aqueles que são dotados de algum senso de piedade, embora não possam negar que Ele é o Pai e Criador da raça humana, ainda assim não reconhecem que seu cuidado providencial desce a esse caso em particular, mas pensam que os homens são criados por um certo movimento universal. Com o objetivo de corrigir esse erro absurdo, Salomão chama as crianças de herança de Deus e o fruto do útero é seu dom; pois a palavra hebraica ??? , sachar, recompensa traduzida , significa quaisquer benefícios que Deus conceda aos homens, como é claramente manifesto em muitas passagens das Escrituras. O significado, então, é que as crianças não são o fruto do acaso, mas que Deus, como lhe parece bom, distribui a todos os homens sua parte deles. Além disso, como o Profeta repete a mesma coisa duas vezes, herança e recompensa devem ser entendidas como equivalentes; pois ambos os termos são colocados em oposição à fortuna ou à força dos homens. Quanto mais forte o homem, ele parece tanto mais preparado para a procriação. Salomão declara, pelo contrário, que aqueles se tornam pais a quem Deus concede essa honra.

Como a maioria das crianças nem sempre é uma fonte de alegria para os pais, é acrescentado um segundo favor de Deus, que é ele formar as mentes das crianças e adorná-las com uma excelente disposição e todos os tipos de virtudes. Aristóteles, em sua Política, discute muito adequadamente a questão de saber se p???te???a , isto é, ter muitos filhos, deve ser considerado entre coisas boas ou não; e ele decide isso de forma negativa, a menos que se acrescente e??e?e?a , isto é, generosidade ou bondade da natureza nas próprias crianças. E certamente seria muito mais feliz para muitos ficar sem filhos, ou estéril, do que ter numerosos filhos, provando a eles apenas a causa de lágrimas e gemidos. A fim de expor essa bênção de Deus – a descendência – sob uma luz clara, Salomão recomenda uma disposição virtuosa e generosa nas crianças. A semelhança introduzida para esse fim é que, como um arqueiro está armado com um arco bem mobiliado, os homens são defendidos por seus filhos, como se fosse um arco e toda flecha. Essa semelhança pode parecer, à primeira vista, um pouco dura demais; mas se for examinado um pouco mais de perto, sua elegância será prontamente admitida. O Profeta significa que aqueles que estão sem filhos estão desarmados; pois o que mais é ter filhos, mas ser solitário? Não é um pequeno presente de Deus que um homem seja renovado em sua posteridade; pois Deus então lhe dá uma nova força, para que aquele que de outra maneira se deterioraria imediatamente, possa começar como se fosse viver uma segunda vez.

O conhecimento desta doutrina é altamente útil. Até a fecundidade dos animais inferiores é expressamente atribuída a Deus; e se Ele quer que seja considerado em seu benefício que vacas, ovelhas e éguas concebem, quão indesculpável será a impiedade dos homens, se quando os adorna com o honorável título de pai, eles consideram esse favor como nada. Deve-se acrescentar também que, a menos que os homens considerem seus filhos como um presente de Deus, eles são descuidados e relutantes em fornecer seu apoio, assim como, por outro lado, esse conhecimento contribui em um grau muito eminente para incentivá-los a educar. seus filhos. Além disso, aquele que assim reflete sobre a bondade de Deus em dar-lhe filhos, prontamente e com uma mente decidida, procurará a continuidade da graça de Deus; e embora ele possa ter apenas uma pequena herança para deixá-los, ele não será excessivamente cuidadoso por causa disso.

Comentário de John Wesley

Eis que os filhos são uma herança do SENHOR; e o fruto do ventre é sua recompensa.

Filhos – O chefe dessas bênçãos.

Herança – Somente das bênçãos de Deus, mesmo que uma herança não seja fruto do trabalho do homem, mas o dom de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *