Estudo de Salmos 13:4 – Comentado e Explicado

Iluminai meus olhos com vossa luz, para eu não adormecer na morte, para que meu inimigo não venha a dizer: Venci-o;
Salmos 13:4

Comentário de Albert Barnes

Para que meu inimigo não diga: eu venci contra ele; eu o venci; Eu o conquistei. Ou seja, triunfar sobre ele como tendo obtido uma vitória completa.

E aqueles que me incomodam – hebraico: “Meus adversários”. A referência aqui é a mesma do ex-membro do versículo. É para os inimigos que parecia quase ter triunfado sobre ele já, e sob cujo poder ele estava pronto para afundar. “Alegrar.” Exultar; triunfo.

Quando sou movido – Movido da minha firmeza ou firmeza; quando sou vencido. Até então, ele foi capaz de resistir a eles; agora ele começou a se desesperar e a temer que eles alcançassem seu objetivo vencendo e subjugando-o. Seu motivo de apreensão e apelo era que, ao ser vencido, a causa pela qual ele estava envolvido sofreria e que os inimigos da religião triunfariam.

Comentário de Adam Clarke

Digamos que meu inimigo diga – o método comum de Satanás na tentação é excitar fortemente o pecado, cegar o entendimento e inflamar as paixões; e quando ele consegue, ele triunfa por insultos e censuras. Ninguém está tão pronto para dizer à pobre alma com que profundidade, vergonha e ingratidão pecou! Leitor, preste atenção.

Quando eu sou movido – Quando movido da minha firmeza e vencido pelo pecado. Oh, que desolação é causada pela queda de uma alma justa! Ela própria coberta de trevas e desolação, infiéis cheios de escárnio, a Igreja vestida de luto, o Espírito de Deus entristecido, e Jesus crucificado de novo e envergonhado! Ó Deus, salve o leitor piedoso de tais destroços e ruínas!

Comentário de John Calvin

4. Para que meu inimigo. Davi repete novamente o que ele havia dito um pouco sobre o orgulho de seus inimigos, a saber, como seria uma coisa ruim se tornar o caráter de Deus se ele abandonasse seu servo à zombaria dos ímpios. Os inimigos de Davi estavam, por assim dizer, em uma emboscada observando a hora de sua ruína, para que eles pudessem ridicularizá-lo quando o vissem cair. E como é o ofício peculiar de Deus reprimir a audácia e a insolência dos iníquos, sempre que se gloriam em sua iniquidade, Davi suplica a Deus que os prive da oportunidade de se entregar a esse orgulho. No entanto, deve-se observar que ele tinha em sua consciência um testemunho suficiente de sua própria integridade e que confiava também na bondade de sua causa, de modo que seria inapropriado e irracional se ele tivesse sido deixado sem socorro. em perigo, e ele havia sido dominado por seus inimigos. Podemos, portanto, com confiança, orar por nós mesmos, da maneira que Davi aqui faz por si mesmo, somente quando lutamos sob o padrão de Deus e somos obedientes às suas ordens, para que nossos inimigos não possam obter a vitória sobre nós sem triunfando perversamente sobre o próprio Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *