Estudo de Salmos 132:1 – Comentado e Explicado

Cântico das peregrinações. Senhor, lembrai-vos de Davi e de sua grande piedade,
Salmos 132:1

Comentário de Albert Barnes

Senhor, lembre-se de Davi – Chame para lembrar seu zelo, seu trabalho, suas provações, a fim de que possa haver um lugar permanente para a sua adoração. Chame isso para lembrar, a fim de que seu propósito em sua causa não seja frustrado; para que as promessas feitas a ele sejam cumpridas.

E todas as suas aflições – O julgamento específico aqui referido foi seu cuidado e labuta, para que houvesse um lar estabelecido para a arca. A palavra usada não se refere apenas ao que é especificado nos versículos a seguir (ele trouxe a arca ao monte Sião), mas ao seu propósito de construir uma casa para Deus, e – já que ele não foi autorizado a construí-la porque ele era um homem de guerra e havia participado de cenas de sangue, 1 Reis 5: 3 ; 1 Crônicas 22: 8 – aos seus cuidados e trabalho na coleta de materiais para o templo a ser erguido por seu filho e sucessor. Portanto, não são suas aflições gerais que aqui se referem, mas sua ansiedade e seus esforços para garantir um lugar duradouro para a adoração a Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 132.

Davi, em sua oração, recomenda a Deus o cuidado religioso que ele tinha pela arca: sua oração na remoção da arca, com uma repetição da promessa de Deus.

Uma Canção de Graus.

Título. ?????? Shiir hammangaloth. ] Os melhores comentaristas consideram que este salmo foi escrito por Salomão quando ele construiu o templo e cumpriu o que foi planejado por seu pai Davi. Veja 2 Samuel 7:10 .

Salmos 132: 1 . Senhor, lembre-se de Davi ó Senhor, lembre-se de Davi toda a sua solicitude. Este e os versículos seguintes expressam a grande solicitude e inquietação que Davi se deu: Lembre-se de Davi, etc. ou seja, “Coloque na sua conta e recompense-o por isso” Mudge.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 132: 1-2 . Senhor, lembre-se de Davi – Tua aliança com Davi; ou a eminente piedade e zelo de Davi pelo teu serviço; e todas as suas aflições – todos os seus sofrimentos por tua causa, toda a solicitude de sua mente, todos os seus trabalhos árduos e cansativos por teu serviço e glória. Como ele jurou e jurou – fez um voto solene e o confirmou com um juramento. Isso ele sem dúvida fez, embora nenhuma menção seja feita na história de Davi. Ao poderoso Deus de Jacó – de Israel; isto é, as pessoas assim chamadas, a posteridade de Jacó.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Uma canção de graus. O mesmo que 120. App-67.

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

Lembre-se de Davi = Lembre-se de Davi: ou seja, lembre-se de cumprir as promessas feitas a ele.

David. Ezequias se lembra de Davi e coloca Jeová em memória dele.

todas as suas aflições = todas as suas aflições: todas as suas preocupações ansiosas quanto ao seu trabalho. O templo era da responsabilidade de Heze-kiah, como havia sido de Davi. Não é “pós-exílico” . Vemos essas ansiedades desde o início de seu reinado ( 2 Samuel 7: 1 , 1 Crônicas 13: 3 ; 1 Crônicas 21: 18-30 ; 1 Crônicas 22: 1. Os assuntos desses três últimos Salmos são fundidos em bênção.

Comentário de Adam Clarke

Senhor, lembre-se de Davi – Considere as promessas que você fez a esse eminente servo, que tinha respeito, não apenas a ele e sua família, mas a todo o povo israelense.

Comentário de John Calvin

1. Ó Jeová! lembre-se de David. Os intérpretes não concordam em respeitar o penman deste Salmo, embora haja pouca dúvida de que era Davi ou Salomão. Na solene dedicação do Templo, quando Salomão orou, vários versos são mencionados na história sagrada como tendo sido citados por ele, dos quais podemos inferir que o Salmo era suficientemente conhecido pelo povo, ou que Salomão aplicou algumas palavras disso para uma ocasião em referência à qual ele havia escrito todo o Salmo. O nome de Davi é mencionado com destaque, porque foi para ele que a continuidade do reino e do Templo foi prometida e, embora morta, isso não poderia afetar a veracidade da palavra de Deus. A Igreja poderia orar corretamente da maneira que é feita aqui, para que Deus cumprisse o que havia prometido a seu servo Davi, não como um indivíduo particular, mas a favor de todo o seu povo. Portanto, era uma idéia absurda dos papistas argumentar a partir dessa passagem que podemos ser beneficiados pela intercessão dos mortos. Como se os fiéis estivessem aqui para ser entendidos como convocando um advogado da tumba para defender sua causa com Deus, quando é abundantemente evidente a partir do contexto que eles olham inteiramente para a aliança que Deus havia feito com Davi, sabendo muito bem que embora dado a um homem, foi com o entendimento que deveria ser comunicado a todos. Existe uma razão pela qual se deve mencionar sua aflição ou humilhação. Alguns traduzem a palavra mansidão, mas não há razão para isso. Em 2 Crônicas 6:42 , é verdade que lemos sobre ??? ; isto é, misericórdias, que considero entendidas no sentido passivo, como significando os benefícios que foram conferidos a Davi; mas sou claramente de opinião que aqui a referência é aos cuidados ansiosos, às numerosas dificuldades e lutas que Davi teve que enfrentar, desde que ele fosse mantido por Deus em suspense. Lembre-se, como se tivesse sido dito, das grandes ansiedades, dos pesados ??problemas que Davi enfrentou antes de chegar ao reino e de quão fervorosa e fervorosamente desejava construir o Templo, embora não lhe fosse permitido fazê-lo durante todo o seu tempo. vida. Os perigos, trabalhos e problemas que ele sofreu, devem ter claramente confirmado a fé do povo de Deus na verdade do oráculo divino, na medida em que mostravam quão firme e certamente ele estava convencido da verdade do que Deus havia falado. Alguns inserem a leitura copulativa, lembram Davi e aflição; mas disso não aprovo. A partícula ?? eth, antes , denota aquele respeito especial em que Davi teria lembrado, a saber, como considerado suas aflições, ou que ele poderia se apresentar diante da visão de Deus com suas aflições e obter seu desejo de acordo com elas.

Comentário de John Wesley

Uma canção de graus. Senhor, lembra-te de Davi e de todas as suas aflições.

Aflições – Todos os seus sofrimentos por tua causa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *