Estudo de Salmos 132:12 – Comentado e Explicado

Se teus filhos guardarem minha aliança e os preceitos que eu lhes hei de ensinar, também os descendentes deles, para sempre, sentar-se-ão em teu trono.
Salmos 132:12

Comentário de Albert Barnes

Se teus filhos cumprirem minha aliança … – Esta era a condição implícita na promessa – de que eles deveriam guardar a lei de Deus, e servi-lo e obedecê-lo. Se não o fizeram, não poderiam, é claro, implorar a promessa. Este princípio é universal. Não podemos invocar nenhuma promessa de Deus em nosso favor ou em favor de nossos filhos, a menos que obedeçamos a Seus mandamentos e sejamos fiéis a ele. Veja o sentimento neste versículo ilustrado nas notas no Salmo 89: 30-37 .

Comentário de E.W. Bullinger

filhos = filhos.

Meu testemunho Hebraico = “este é meu testemunho” . Alguns códices, com aramaico, Septuaginta e Vulgata, lêem “[estes] meus testemunhos” (plural)

filhos = filhos.

Comentário de Adam Clarke

Se teus filhos cumprirem minha aliança – isso foi condicional com relação à posteridade de Davi. Eles foram expulsos do trono, porque não cumpriram a aliança do Senhor, mas o verdadeiro Davi está no trono, e sua posteridade forma os genuínos israelitas.

Comentário de John Calvin

12. Se teus filhos cumprem minha aliança. Agora, é mais notável a linha descendente, pela qual a perpetuidade da sucessão, como já mostrei, é apontada. Filhos de príncipes geralmente os sucedem neste mundo por direito de herança, mas havia essa indiscutível peculiaridade de privilégio no caso do reino de Davi, que Deus declarou expressamente que ele sempre teria um descendente de seu corpo no trono, não por um idade apenas, mas para sempre. Pois, embora esse reino tenha sido destruído por um tempo, foi restaurado novamente e teve seu estabelecimento eterno em Cristo. Aqui ocorre a pergunta. A continuação do reino repousava sobre boa conduta ou mérito humano? pois os termos deste acordo parecem sugerir que a aliança de Deus não seria cumprida, a menos que os homens cumprissem fielmente sua parte, e que, assim, o efeito da graça prometida fosse suspenso mediante a obediência. Devemos lembrar, em primeiro lugar, que a aliança era perfeitamente gratuita, no que se refere à promessa de Deus de enviar um Salvador e Redentor, porque isso estava ligado à adoção original daqueles a quem a promessa foi feita, que era ela mesma. livre. De fato, a traição e rebelião da nação não impediram que Deus enviasse seu Filho, e isso foi uma prova pública de que ele não foi influenciado pela consideração de sua boa conduta. Por isso, Paulo diz ( Romanos 3: 3 )

“E se alguns não acreditassem
portanto, a verdade de Deus não tem efeito? ”

insinuando que Deus não havia retirado seu favor dos judeus, tendo-os escolhido livremente de sua graça. Também sabemos que, apesar de seus esforços, como se tivessem um objetivo definido, de destruir as promessas, Deus encontrou sua oposição maliciosa com demonstrações de seu maravilhoso amor, fez com que sua verdade e fidelidade emergissem da maneira mais triunfante, e mostrou que ele permaneceu firme em seu próprio propósito, independentemente de qualquer mérito deles. Isso pode servir para mostrar em que sentido a aliança não era condicional; mas como havia outras coisas que eram acessórios para o convênio, (136) uma condição foi acrescentada, no sentido de que Deus os abençoaria se eles obedecessem a seus mandamentos. Os judeus, por recusarem essa obediência, foram removidos para o exílio. Deus parecia naquele momento “anular ou profanar sua aliança”, como vimos em outros lugares. A dispersão era uma espécie de quebra da aliança, mas apenas em parte e na aparência. Isso será explicado mais claramente por referência ao que aprendemos, da história sagrada, que ocorreu logo após a morte de Davi. Pela deserção das dez tribos, o reino sofreu um duro golpe, restando apenas uma pequena parte dele. Depois disso, foi reduzido por novos desastres, até que foi rasgado pela raiz. E embora o retorno do cativeiro tenha dado alguma esperança de restauração, não havia ninguém com o nome de rei, e qualquer dignidade atribuída a Zorobabel era apenas obscura, até surgirem reis espúrios, e não da linha correta. Nesse caso, não teríamos dito que a aliança de Deus foi abolida? e, no entanto, como o Redentor saiu da própria fonte prevista, é evidente que permaneceu firme e estável. Nesse sentido, é dito por Ezequiel da coroa ( Ezequiel 21:26 ,)

“Retire o diadema; revertida, revertida, revertida, deve ser,
até que ele venha de quem é;

onde o Profeta pode parecer cancelar o que Deus havia escrito com sua própria mão e anular sua promessa, pois a segurança do povo estava intimamente ligada ao trono, de acordo com a expressão que encontramos nas Lamentações,

“O sopro de nossas narinas, o ungido do Senhor,
foi levado em seus poços. “ ( Lamentações 4:20 )

O Profeta, dizemos, pode parecer atacar diretamente a aliança feita por Deus, quando ele fala da retirada da coroa, e, no entanto, o que ele acrescenta na parte subseqüente da frase prova que essa aliança, na medida em que foi gratuito, por ter sido eterno e inviolável, pois ele cumpre a promessa do Redentor, apesar da conduta dos judeus, que os excluía temporariamente do favor divino. Deus, por um lado, vingou-se do povo por sua ingratidão, de modo a mostrar que os termos do pacto não eram condicionalmente condizentes a nenhum propósito; enquanto, por outro lado, na vinda de Cristo, houve uma realização livre do que havia sido prometido livremente, sendo a coroa colocada na cabeça de Cristo. A obediência que Deus exige é particularmente declarada como a obediência de sua aliança, para nos ensinar que não devemos servi-lo por invenções humanas, mas nos limitarmos à prescrição de sua palavra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *