Estudo de Salmos 136:4 – Comentado e Explicado

Só ele operou maravilhosos prodígios, porque sua misericórdia é eterna.
Salmos 136:4

Comentário de Albert Barnes

Para quem sozinho faz grandes maravilhas – Milagres; coisas maravilhosas; coisas que brotam de seu poder direto e absoluto; coisas que estão além do alcance das leis naturais. Veja as notas no Salmo 72:18 .

Por sua misericórdia … – Por todas essas maravilhas poderosas são realizadas na realização de propósitos de misericórdia. Assim, as maravilhas que foram feitas no Egito foram para a libertação de um povo oprimido; assim, os milagres realizados pelo Salvador e seus apóstolos deveriam remover doenças e dores e estabelecer uma religião de misericórdia; portanto, as interposições divinas entre as nações devem afirmar os princípios da justiça, assegurar o reino da ordem e do amor e promover o bem-estar da humanidade.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 136: 4 . Quem sozinho faz grandes maravilhas – Ele, e mais ninguém; ou ele, sem a ajuda de qualquer outra pessoa ou coisa: enquanto nenhum outro ser pode fazer nada sozinho, ou sem a ajuda dele. “Todas as obras de Deus são maravilhosas e dizem que ele é o autor delas. O curso estabelecido do mundo é, na realidade, não menos admirável do que aquelas extraordinárias interposições de onipotência pelas quais às vezes é interrompido e suspenso; embora os últimos, por causa de sua novidade, possam nos afetar mais do que os primeiros, o que está sempre diante de nossos olhos e, portanto, menos considerado por nós. ”

Comentário de Adam Clarke

Quem sozinho faz grandes maravilhas – Milagres. Nenhum poder, senão o que é todo-poderoso, pode operar milagres, ip???? niphlaoth , a inversão, suspensão ou destruição das leis da natureza.

Comentário de John Calvin

4. Quem sozinho fez grandes maravilhas Sob este termo, ele compreende todas as obras de Deus, das menores às maiores, para que desperte nossa admiração por elas, não obstante as marcas de inconcebivelmente grande sabedoria e poder divino de Deus que estão inscritas através deles, somos capazes de subestimá-los. Ele declara que tudo o que é digno de admiração é feito e feito exclusivamente por Deus, para nos ensinar que não podemos transferir a menor parte do louvor devido a ele sem terrível sacrilégio, não havendo vestígio de divindade em toda a extensão do céu e da terra. com o qual é lícito compará-lo ou igualá-lo. Ele então procede a louvar a sabedoria de Deus, como demonstrado particularmente na habilidade com a qual os céus são moldados, evidenciando em um grau surpreendente a boa discriminação com que são adornados. (173) Em seguida, ele vem falar da terra, para que ele possa nos levar a formar uma estimativa apropriada dessa grande e memorável obra de Deus, estendendo-se como uma superfície nua e seca acima das águas. Como esses elementos são de forma esférica, as águas, se não mantidas dentro de seus limites, naturalmente cobririam a terra, se Deus não considerasse adequado garantir um local de habitação para a família humana. Esses filósofos são forçados a admitir como um de seus princípios e máximas. (174) A superfície expandida da terra, e o espaço vazio descoberto com água, foram justamente considerados, portanto, uma das grandes maravilhas de Deus. E isso é atribuído à sua misericórdia, porque sua única razão para deslocar as águas de seu lugar apropriado era a consideração que ele tinha em sua infinita bondade pelos interesses do homem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *