Estudo de Salmos 146:1 – Comentado e Explicado

Aleluia. Louva, ó minha alma, o Senhor!
Salmos 146:1

Comentário de Albert Barnes

Louvai ao Senhor – “ Vós” – todas as pessoas. Margem, Aleluia. Veja Salmo 104: 35 ; Salmo 106: 1 .

Louve ao Senhor, ó minha alma – Veja Salmo 103: 1 , nota; Salmo 104: 1 , nota.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 146.

O salmista faz louvores perpétuos a Deus: exorta a não confiar no homem. Deus por seu poder, justiça, misericórdia e reino, só é digno de confiança.

ESTES cinco últimos salmos são particularmente marcados pelos aleluias, porque ambos começam e terminam com essa palavra. A Vulgata, LXX e outras versões antigas, atribuem esse salmo a Ageu e Zacarias. Provavelmente foi escrito após o cativeiro, quando os judeus descobriram que era em vão confiar no favor dos príncipes; alguns dos quais atrapalharam a construção do templo, tanto quanto Cyrus a princípio a promoveu.

Comentário de E.W. Bullinger

O primeiro dos cinco Salmos de “Aleluia”, concluindo o livro inteiro; cada começo e fim com esta palavra. O primeiro tem GENESIS para seu assunto; o segundo, Êxodo; o terceiro, LEVITICUS o quarto, NÚMEROS, e o quinto, DEUTERONOMIA. Veja a estrutura, p. 827 e notas abaixo.

Louvai ao SENHOR = Hallelu-JAH. App-4.

Elogio. Figura do discurso Apóstrofo. App-6.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Ó minha alma = OI eu mesmo (enfático). Hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de John Calvin

1. Louve a Jeová. Os cinco últimos Salmos fecham com a mesma palavra com que começam. (286) Mas, tendo em geral chamado a todos a louvar a Deus, ele se dirige a si mesmo, ou, o que é a mesma coisa, a sua alma, apenas que, sob o nome de alma, ele se dirige mais enfaticamente a seu eu interior. Podemos inferir disso, que a influência que o comoveu não foi volátil e superficial (como muitos se culparão com remissão nesse ponto, e depois imediatamente entrarão nele novamente), mas um afeto firme e constante, seguido pela atividade , e provou por seus efeitos não ser fingido. Na opinião de David, que bons empreendimentos são frustrados ou dificultados pelo ofício de Satanás, ele acha apropriado aplicar um estímulo para estimular seu próprio zelo, em primeiro lugar, antes de professar ser um líder ou professor de outras pessoas. Embora seu coração estivesse verdadeira e seriamente no trabalho, ele não descansaria nisso, até que adquirisse um ardor ainda maior. E se era necessário que Davi se levantasse aos louvores a Deus, quão poderoso estimulante devemos exigir para uma questão mais difícil quando visamos a vida divina com abnegação. Quanto ao exercício religioso aqui mencionado, sintamos que nunca seremos suficientemente ativos nele, a menos que o exijamos de maneira árdua. Como Deus apóia e mantém seu povo no mundo com essa visão, para que eles possam empregar toda a sua vida em louvá-lo, Davi declara muito apropriadamente que fará isso até o fim de seu curso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *