Estudo de Salmos 147:12 – Comentado e Explicado

Salmo. Louva, ó Jerusalém, ao Senhor; louva o teu Deus, ó Sião,
Salmos 147:12

Comentário de Albert Barnes

Louvado seja o Senhor, ó Jerusalém … – Além deste louvor geral em que todos podem se unir, há razões especiais pelas quais Jerusalém e seus habitantes devem louvar a Deus: assim como agora, além das razões gerais referentes a todas as pessoas por que deveriam louvado seja Deus, há razões especiais pelas quais os cristãos – por que seu povo redimido – deveriam fazê-lo. Quais foram essas razões, pertencentes aos habitantes de Jerusalém, são especificadas nos versículos seguintes.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 147: 12 . Louvado seja o Senhor, ó Jerusalém, ó Sião – ó cidade santa, ó monte santo. Pois onde deve ser oferecido louvor a Deus, se não lá onde está o altar? E onde a glória deveria ser dada a ele, se não em sua casa, a beleza da santidade? Louvem os habitantes de Jerusalém a Deus em suas próprias casas; louvem-no de maneira especial os sacerdotes e levitas que freqüentam Sião, a cidade de suas solenidades. Eles têm mais motivos para fazê-lo do que outros. e eles estão sob maiores obrigações; pois é assunto deles, é profissão deles. Louvado seja teu Deus, ó Sião – Ele é teu e , portanto, é obrigado a louvá-lo; o fato de ele ser teu inclui toda a felicidade e, portanto, nunca poderás querer matéria para louvor.

Comentário de E.W. Bullinger

Louve o Senhor. Não é a mesma palavra que nos Salmos 147: 1 . Usado somente por Davi e Salomão. Sião. Veja App-68. Sião ainda estava de pé.

Comentário de John Calvin

12. Celebre Jeová, ó Jerusalém! Tendo falado em geral das misericórdias de Deus, ele novamente dirige seu discurso ao povo do Senhor, que sozinho, como já observamos, pode apreciá-los, exortando-os a reconhecer com gratidão as bênçãos que outros se manifestam sem reconhecimento. Sob o nome de Jerusalém, ele compreende toda a Igreja, pois naquele lugar os fiéis realizavam suas assembléias religiosas e fluíam juntos como se fosse o padrão do Senhor. Embora, depois, volte a ter ocasião de falar sobre o governo do mundo em geral, ele aqui comemora a bondade de Deus manifestada ao seu próprio povo, protegendo sua própria Igreja, valorizando-a abundantemente, enriquecendo-a abundantemente com todas as bênçãos, e preservando-o em paz e segurança de todos os danos. Quando ele diz que as barras dos portões são fortalecidas por Deus, ele quer dizer que a cidade santa foi perfeitamente protegida por ele de todo o medo de ataques hostis. Com o mesmo efeito está a outra expressão que vem depois – que todos os seus limites foram feitos em paz. Os inimigos estavam sob restrição divina, de modo a não causar perturbações ou confusões. Não que a Igreja esteja sempre em um estado de paz em toda a sua extensão e isenta de ataques, mas que Deus, de maneira visível, estenda a mão para repelir esses ataques, e possa examinar com segurança todo o conjunto de seus inimigos. De fato, um significado mais extenso pode ser dado ao termo paz , que geralmente é usado para significar uma condição feliz e próspera. Mas como a menção é feita de limites , o sentido anterior parece mais apropriado. A bênção de Deus desfrutada por dentro é a seguir mencionada, consistindo nisso, que os cidadãos habitam próspera e feliz nela, e são alimentados abundantemente, até a saciedade; o que não significa que os filhos de Deus sempre se afundam em abundância. Esse pode ser o meio de corrompê-los, propenso como a nossa natureza é a devassidão; mas sugere que eles reconheçam a liberalidade de Deus em sua alimentação diária mais claramente do que outros que desejam fé e que a abundância torna cega, ou a pobreza irrita com uma ansiedade deplorável, ou a cobiça inflama um desejo que nunca pode ser satisfeito. O favor paternal de Deus foi mostrado mais particularmente a nossos pais sob a lei na abundância da provisão temporal, sendo necessário levá-los a algo mais alto pelo que era elementar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *