Estudo de Salmos 149:4 – Comentado e Explicado

porque o Senhor ama o seu povo, e dá aos humildes a honra da vitória.
Salmos 149:4

Comentário de Albert Barnes

Para o Senhor ter prazer em seu povo – que eles se regozijem por isso. Ele os ama; ele aprova a conduta deles; ele concede seus favores a eles. Tudo isso deve aumentar sua alegria e encher seus corações de alegria. Compare as notas no Salmo 35:27 . A palavra hebraica aqui traduzida como “obter prazer” transmite a ideia de complacência, satisfação e prazer. É o oposto de sentir-se ofendido ou ofendido. Deus tem complacência em seu povo. Ele se deleita com o bem-estar deles; ele se deleita em fazê-los bem.

Ele embelezará os mansos com a salvação – A palavra aqui apresentada embelezar significa adornar, honrar, como santuário, Isaías 60: 7 (glorificado); e aqui significa que a salvação que Deus lhes daria seria da natureza de um ornamento, como se estivessem vestidos com roupas caras ou esplêndidas. Compare o Salmo 132: 16 . A palavra manso aqui significa humilde ou humilde, e pode se referir àqueles que são humildes em posição ou condição, ou àqueles que são humildes de coração. Talvez as duas idéias estejam aqui combinadas. Eles não têm adorno externo, mas Deus lhes dará uma honra e beleza na salvação que nenhum adorno externo poderia transmitir.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 149: 4 . Ele embelezará os mansos isto é, “libertará aqueles que humildemente dependem dele e os tornará tão grandes e ilustres, como foram desprezíveis e mesquinhos”. Ver 1 Crônicas 14: 2 . Mudge o processa, Ele adorna os humildes com a vitória.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 149: 4 . O Senhor sente prazer no seu povo – Ele os ama acima de todas as pessoas, e se alegra com elas para fazer-lhes o bem. Ele embelezará os mansos – Os humildes, humildes e contritos de coração, que tremem diante de sua palavra e se submetem a ela; que são pacientes sob suas aflições e mostram toda mansidão em relação a todos os homens. Estes os homens do mundo difamam e aspiram; mas Deus os justificará e limpará a reprovação deles; antes, ele os embelezará, enfeitará ou glorificará , como ???? significa. Eles aparecerão, não apenas claros, mas graciosos e honrosos diante de todo o mundo, com a beleza e dignidade com que ele os veste. Ele os embelezará com a salvação, talvez com a salvação temporal, trabalhando notadamente para eles; e então os que jaziam entre as panelas se tornam como as asas de uma pomba coberta de prata, Salmos 68:13 ; mas especialmente com a salvação eterna. Os justos serão realmente embelezados naquele dia em que brilharem como o sol no reino de seu Pai.

Comentário de E.W. Bullinger

tome prazer. Compare Isaías 54: 7 , Isaías 54: 8 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor sente prazer em seu povo – O prazer ou a boa vontade de Deus está em seu povo: ele os ama ardentemente e os carregará com seus benefícios, enquanto forem humildes e agradecidos; para,

bishuah ; Ele embelezará – ???? yephaer , ele fará justos, os mansos, ???? anavim , os humildes, os humildes com a salvação, ?????? bishuah ; que São Jerônimo traduz assim, Et exaltabit mansuetos em Jesu: “E ele exaltará os mansos em Jesus”. Quer esta tradução seja correta ou não, não há outra maneira pela qual a alma humilde possa ser exaltada, senão por Jesus, como o Salvador redentor.

Comentário de John Calvin

4. Porque Deus teve prazer em seu povo. Já falamos em outro lugar do verbo ??? , ratsah aqui significa favor gratuito, o salmista dizendo que era inteiramente de seu bom prazer que Deus tivesse escolhido esse povo para si mesmo. Dessa fonte, flui o que é acrescentado na segunda cláusula, que Deus daria uma nova glória de libertação aos aflitos. No hebraico ????? , anavim, significa pobres e aflitos, mas o termo veio depois a ser aplicado a pessoas misericordiosas, pois as aflições corporais tendem a subjugar o orgulho, enquanto a abundância gera crueldade. O salmista mitiga a tristeza dos males atuais, administrando consolo oportuno, para que o povo de Deus, quando oprimido por problemas, possa esperar com esperança a libertação gloriosa que ainda não era vista. A soma da passagem é – que Deus, que havia consagrado seu amor ao seu povo escolhido, não poderia abandoná-los a tais misérias como agora sofreram.

Comentário de John Wesley

Porque o SENHOR tem prazer no seu povo; embelezará os mansos com a salvação.

O Senhor – Ele se alegra com eles para fazer-lhes bem.

Embelezar – Heb. decore, torne-os amáveis ??e honrados aos olhos do mundo, que agora os odeiam e os desprezam.

Os mansos – Todos os verdadeiros israelitas são tais.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *