Estudo de Salmos 149:5 – Comentado e Explicado

Exultem os fiéis na glória, alegrem-se em seus leitos.
Salmos 149:5

Comentário de Albert Barnes

Que os santos sejam alegres em glória – Na glória de sua condição; a favor de Deus; na honra que ele lhes concede. Que eles se regozijem nisso; que eles gritem e triunfem sobre isso. Outros homens se alegram em honra; em riqueza; em casas, terras, parques, bibliotecas, obras de arte: alegrem-se os santos na glória de serem amigos de Deus; na esperança do céu. Compare o Salmo 84:11 .

Que eles cantem em voz alta em suas camas – Compare Jó 35:10 ; Atos 16:25 , note; Salmo 34: 1 , nota. A idéia é que, nas meditações da noite, quando as trevas estão ao seu redor, quando sozinhas com Deus, elas podem encontrar ocasião para exultação e louvor. Seus corações podem estar cheios de alegria, e sozinhos podem expressar sua alegria em cânticos de louvor.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 149: 5 . Sejam alegres os santos em glória, etc. – Exulte os favorecidos em seus corações. É frequente com o salmista invocar ????? kebodo, sua alma ou coração, tudo o que está dentro dele, para louvar ao Senhor; e, portanto, como aqui se junta o canto em suas camas, parece justificar a tradução dada. Como acima, ele os chamou à alegria do público, então aqui ele os chama para se alegrar dentro de si enquanto estavam em suas camas. Mudge. Possivelmente suas camas aqui significam nada mais do que os sofás nos quais eles se reclinavam enquanto participavam do sacrifício oferecido em ação de graças por sua vitória.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 149: 5-8 . Que os santos sejam alegres em glória – Pela honra que Deus coloca sobre eles. Que eles cantem em voz alta em suas camas – À noite e também durante o dia, no tempo geralmente dedicado ao descanso e ao sono, que serão emprestados para louvar a Deus por suas eminentes e extraordinárias bênçãos. Que os altos louvores de Deus estejam em suas bocas; & c. – “Na esperança segura de vitória, eles entrarão em guerra com salmos e hinos em suas bocas, a respeito dos grandes atos do Senhor, que eles cantarão corajosamente em alta voz quando caírem sobre seus inimigos, e preferem os dois. espada de ponta que eles carregam nas mãos. ” – bispo Patrick. Executar vingança sobre os pagãos – Por todas as suas crueldades e ferimentos contra o povo de Deus. Isso foi literalmente realizado por Davi sobre os filisteus, amonitas, sírios e outras nações vizinhas. Seus reis e nobres foram feitos prisioneiros ( Salmos 149: 8 ), e em alguns deles o julgamento escrito ( Salmos 149: 9 ) foi executado, como por Josué, sobre os reis de Canaã, por Gideão, sobre os príncipes dos midianitas, e por Samuel em Agag. O exército de Josafá tinha ao mesmo tempo os altos louvores a Deus na boca e uma espada de dois gumes na mão; pois eles saíram à guerra cantando louvores a Deus, e então a espada deles executou, 2 Crônicas 20:23 . Pode ser aplicado ao tempo dos macabeus, quando os judeus às vezes obtinham grandes vantagens contra seus opressores. E é evidente em muitas passagens do Antigo e do Novo Testamentos, especialmente de Zacarias 9: 13-16 ; e Zacarias 14: 17-19 ; Apocalipse 19: 11-21 , que algo de natureza semelhante ocorrerá quando as potências anticristãs forem destruídas, e tempos mais gloriosos forem introduzidos.

Comentário de E.W. Bullinger

em glória = “com [atribuições de] glória” .

camas = sofás.

Comentário de Adam Clarke

Que os santos sejam alegres em glória – que sejam gloriosamente alegres: vendo-se tão honrados e tão bem-sucedidos, sejam alegres. Deus colocou glória ou honra sobre eles; que eles lhe agradeçam devido ao nome dele.

Cante em voz alta em suas camas – Enquanto eles estão reclinados em seus sofás. Nos banquetes festivos, gritem os louvores ao Senhor. Imitando isso, muitas vezes temos em nossos entretenimentos públicos as seguintes palavras cantadas, extraídas da Vulgata do Salmo 115: 1 ; : Non Nobis Domine Non Nobis; sed Nomini Tuo da Gloriam! super Misericordia Tua e Veritate Tua . “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dê glória, por tua misericórdia e por causa da tua verdade.” Deixe-os misturar seu banquete com canções divinas. Este reclinado em sofás, enquanto eles tomam sua comida, ainda é praticado nos países asiáticos.

Comentário de John Calvin

5. Eles devem se alegrar. Ao mencionar aqui a alegria, o jubileu e os altos louvores a Deus, ele mostra ainda mais claramente dos efeitos que isso produziria, que ele não fala de um benefício comum de Deus; pois, se a libertação do povo não fosse extraordinária, não haveria ocasião para tanta alegria e até triunfo. E por essas expressões ele sugere que o povo não seria trazido de volta do exílio para ser imediatamente disperso novamente, mas para florescer no desfrute de toda espécie de bênção. Por esse motivo, ele menciona sofás, ensinando-os a esperar descanso diário sob a proteção divina. Ele declara que eles seriam equipados com armas e poder, não apenas para afastar os inimigos, mas para colocá-los em fuga por todos os lados, de modo a reduzir a sujeição a reis e nações que antes governavam sobre eles. Por espadas de boca dupla, ou de dois gumes, são entendidas como cortadas em ambos os lados, pois naquele momento as espadas tinham apenas um fio.

Comentário de John Wesley

Que os santos sejam alegres em glória: cantem em voz alta em suas camas.

Na glória – Pela honra que Deus lhes impõe.

Camas – De noite e de dia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *