Estudo de Salmos 15:2 – Comentado e Explicado

O que vive na inocência e pratica a justiça, o que pensa o que é reto no seu coração,
Salmos 15:2

Comentário de Albert Barnes

Aquele que anda na posição vertical – hebraico, “caminha perfeitamente”; isto é, quem anda ou vive “perfeitamente”. A palavra “andar” nas Escrituras é freqüentemente usada para denotar o modo de vida; a vida sendo representada como uma jornada. Veja a nota no Salmo 1: 1 . A palavra aqui traduzida como “verticalmente”, ou, no hebraico, “perfeitamente” significa o que é completo em todas as suas partes; onde nenhuma peça está faltando ou está com defeito. Veja a palavra explicada nas notas em Jó 1: 1 . A Palavra não é usada no sentido em que é frequentemente empregada agora, como denotando absoluta liberdade do pecado, mas como significando que o caráter estava completo em todas as suas partes; ou que a pessoa mencionada era igual em relação a Deus e ao homem. Veja o sentimento aqui expresso, explicado nas notas em Isaías 33:15 .

E pratica a justiça – faz o certo. Ou seja, ele faz o que é apropriado a ser feito em relação a Deus e ao homem. Compare Miquéias 6: 8 . A doutrina está em todas as partes das Escrituras, segundo a qual nenhum homem pode ser amigo de Deus que não faz habitualmente o que é certo. Ver 1 João 3: 6-10 .

E fala a verdade em seu coração – Ele usa linguagem sincera, e que está de acordo com sua crença real. Isso se opõe a todas as meras profissões externas e todas as pretensões hipócritas. Sua religião tem seu lugar no coração, e não é a religião das formas; seus atos são expressões de intenções e propósitos retos, e não são realizados para fins egoístas e hipócritas. Essa é a natureza da verdadeira religião em toda parte.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 15: 2 . Aquele que anda de pé Aquele que anda de maneira uniforme. Mudge. A palavra Tsedek traduzida em justiça significa não apenas aqueles deveres que a justiça estrita exige de homem para homem, mas também todos aqueles cargos bondosos e benevolentes, que, embora não sejam ordenados pela lei, são os ornamentos de nossa natureza e o próprio apoio da sociedade.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 15: 2 . Aquele que anda na posição vertical – Sem dolo ou hipocrisia, amando e servindo a Deus, e amando o próximo, não apenas em palavras, mas em verdade, e isso constantemente, e em todo o curso de sua vida, como a palavra andar implica. E pratica a justiça – faz com que seja da sua conta fazer justiça, dar a cada um o que lhe é devido, primeiro a Deus e depois aos homens. E fala a verdade em seu coração – Suas palavras e profissões para Deus e homens concordam com, e procedem dos pensamentos e propósitos de seu coração.

Comentário de E.W. Bullinger

walketh = caminha habitualmente.

walketh. . . trabalha. . . fala. Nota Figura do discurso Anabasis .

na vertical = sem culpa.

verdade. Primeira ocorrência nos Salmos.

Comentário de Adam Clarke

Quem anda na retidão – ???? ???? holech tamim ,

1. Ele anda perfeitamente. Quem põe Deus diante de seus olhos, aceita sua palavra como regra de conduta, considera-se um peregrino na terra e caminha continuamente para o reino de Deus. Ele age de acordo com as perfeições da lei de Deus; ele respeita todas as suas partes e sente o peso e a importância de todas as suas injunções.

E pratica a justiça –

2. Ele não está satisfeito com uma vida contemplativa; ele tem deveres a cumprir. A lei da justiça o colocou em certas relações, e cada uma dessas relações tem seus deveres peculiares. El ??? poel tsedek , as palavras aqui usadas, significam dar apenas peso, render a todas as suas dívidas.

  1. Como ele é a criatura de Deus, ele tem deveres a cumprir com ele. Ele deve a Deus seu coração: Que filho, me dê seu coração; e deve amá-lo com todo o seu coração, alma, mente e força. Isso está dando a Deus o que é devido.
  • Como membro da sociedade civil, ele tem vários deveres a cumprir com seus companheiros, como eles têm com ele. Ele deve amá-los como a si mesmo e fazer a todos os homens como gostariam que fizessem com ele.
  • Existem deveres que ele deve a si mesmo. Para que seu corpo esteja em saúde, vigor e atividade, ele deve evitar tudo o que possa ser ferido, especialmente todos os excessos em comer, beber, dormir etc. Para que sua alma seja salva, ele deve evitar todo pecado; todas as paixões irregulares e desordenadas. Ele deve a sua alma aplicar a Deus a graça que produz arrependimento, fé e santidade; e, para obter todas essas bênçãos, ele deve ler, assistir, orar, ouvir a palavra pregada e usar diligentemente todas as ordenanças de Deus. Quem não age assim, defraude tanto o corpo como a alma; mas a pessoa no texto pratica a justiça – dá a todos os seus direitos; e, assim, mantém uma consciência vazia de opressão, tanto em relação a Deus como ao homem.
  • E fala a verdade em seu coração –

    3. Ele é um homem verdadeiro; nele não há caminho falso. Ele não é homem de pretensões; falando uma coisa e significando outra. Ele professa nada além do que sente e pretende; com ele não há amizades vazias, vaidosos elogios, nem profissões vazias de estima, amor, consideração ou amizade. Sua boca não fala nada além do que seu coração dita. Seu coração, sua língua e sua mão estão todos em uníssono. Hipocrisia, dolo e engano, não têm lugar em sua alma.

    Comentário de John Calvin

    2. Aquele que anda em integridade. Aqui devemos assinalar que, nas palavras, existe um contraste implícito entre a vaidosa vaidade daqueles que são apenas o povo de Deus em nome, ou que fazem apenas uma simples profissão de ser assim, que consiste em observâncias externas, e esse indubitável e evidência genuína da verdadeira piedade que Davi recomenda. Mas pode-se perguntar: Como o serviço de Deus tem precedência sobre os deveres da caridade para com nossos vizinhos, por que não há menção aqui feita de fé e oração; pois, certamente, essas são as marcas pelas quais os genuínos filhos de Deus deveriam ter sido distinguidos dos hipócritas? A resposta é fácil: Davi não pretende excluir fé e oração e outros sacrifícios espirituais; mas como os hipócritas, a fim de promover seus próprios interesses, não estão poupando sua atenção a uma multiplicidade de observâncias religiosas externas, enquanto sua impiedade, apesar de tudo, se manifesta externamente na vida, visto que são queda de orgulho, crueldade, violência, e são dados ao engano e à extorsão, – o salmista, com o objetivo de descobrir e atrair para a luz todos os que têm esse caráter, leva as marcas e evidências da fé verdadeira e sincera da segunda tabela da lei. De acordo com o cuidado que todo homem toma para praticar a justiça e a equidade para com seus vizinhos, o mesmo mostra realmente que teme a Deus. Davi, portanto, não deve ser entendido aqui como descanso satisfeito com a justiça política ou social, como se fosse suficiente para dar aos nossos semelhantes o que é deles, embora possamos legalmente defraudar Deus por seu direito; mas ele descreve os servos aprovados de Deus, como distinguidos e conhecidos pelos frutos da justiça que eles produzem. Em primeiro lugar, ele exige sinceridade; em outras palavras, que os homens devem se comportar em todos os seus assuntos com singeleza de coração e sem habilidade ou astúcia pecaminosa. Em segundo lugar, ele exige justiça; isto é, que eles deveriam estudar para fazer o bem aos seus vizinhos, não machucar ninguém e abster-se de tudo errado. Em terceiro lugar, ele exige verdade no discurso deles, para que eles não falem nada de maneira falsa ou enganosa. Falar no coração é uma forte expressão figurativa, mas expressa com mais força o significado de Davi do que se ele tivesse dito de coração. Denota tal concordância e harmonia entre o coração e a língua, de modo que o discurso é, por assim dizer, uma representação vívida do afeto ou sentimento oculto.

    Comentário de John Wesley

    Quem anda na retidão, pratica a justiça e fala a verdade em seu coração.

    Na vertical – Amar e servir a Deus, e amar o próximo não apenas em palavras, mas em verdade; e isso constantemente.

    Trabalha – Torna seu negócio fazer com justiça, dar a cada um o que é devido, primeiro a Deus e depois aos homens.

    Fala – Suas palavras e profissões para Deus e os homens, concordam com os pensamentos e propósitos de seu coração.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *