Estudo de Salmos 16:1 – Comentado e Explicado

Poema de Davi. Guardai-me, ó Deus, porque é em vós que procuro refúgio.
Salmos 16:1

Comentário de Albert Barnes

Guarda-me, ó Deus – guarda-me; guarda-me; me salve. Essa linguagem implica que havia algum tipo de perigo iminente – talvez, como a parte subsequente do salmo pareça indicar, perigo de morte. Ver Salmo 16: 8-10 . A idéia aqui é que Deus foi capaz de preservá-lo do perigo iminente e que ele poderia esperar que o fizesse.

Pois em ti coloco minha confiança – isto é, minha esperança está em ti. Ele não tinha outra confiança senão Deus; mas ele tinha confiança nele – ele se sentiu seguro de que havia segurança lá.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 16.

Davi, desconfiado de mérito e ódio à idolatria, foge para Deus em busca de preservação: ele mostra a esperança de seu chamado, de ressurreição e vida eterna.

Michtam de David.

Título. ???? ???? miktam ledavid: Michtam de David. Escultura de David. Este título ocorre antes de alguns outros Salmos e é traduzido constantemente pelo LXX, st?????af?a, “uma inscrição para, ou para ser gravada, um pilar.” Houbigant traduz, arcano, segredo. Parece significar que os salmos aos quais essa palavra é prefixada são especialmente notáveis ??e dignos de lembrança eterna; digno de ser escrito em letras douradas e instalado em algum lugar público para ensinar; pois assim se expressa o Salmo 60; isto é, para que as pessoas os aprendam e possam participar. Este Salmo, além das expressões admiráveis ??da fé e da confiança de Davi em Deus, quando, como se supõe, ele foi violentamente perseguido por Saul, contém uma profecia muito notável a respeito de nosso Senhor Jesus Cristo, e particularmente sua ressurreição dos mortos. Veja as observações no título dos Salmos 60.

Salmos 16: 1 . Preserve-me, ó Deus, etc. – A aplicação que São Pedro faz de grande parte deste Salmo a Jesus Cristo, Atos 2: 25-31 nos obriga a considerá-lo como uma profecia, na qual ele próprio é apresentado como falando. a Deus Pai. Estas primeiras palavras do Salmo: Preserve-me, ó Deus, etc. compreenda brevemente a oração de Jesus Cristo a seu Pai, relacionada com João 17: 2 ; João 17:26 e aquilo que ele lhe fez em sua agonia, Mateus 26:39 ; Mateus 26:42 ; Mateus 26:44, juntamente com essa grande confiança no amor de Deus, seu Pai, que ele mostrou até a morte; o que fez com que seus inimigos lhe dissessem ofensivamente na cruz: Deixe-o livrá-lo agora, se ele o quiser.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 16: 1 . Preserve-me, ó Deus – hebraico – ?????? , shamereeni, mantenha, suporte, guarde ou defenda-me – Essas palavras são evidentemente ditas por alguém em dificuldade e angústia, ou em perigo, de seus inimigos ou de alguma outra maneira. Como Davi costumava estar nessas circunstâncias, eles provavelmente foram falados por ele em sua própria pessoa, como membro de Cristo, e são palavras que geralmente se adequam ao caso de qualquer crente, que frequentemente precisa orar por apoio em problemas e dificuldades. angústia, para ser protegido contra seus inimigos espirituais, e preservado e guardado dos pecados aos quais está exposto. Pois em ti coloco minha confiança – E, portanto, tu estás em honra e por promessa obrigada a não enganar minha confiança. O hebraico ????? ??? , chasiti back, significa propriamente, eu fugi para ti em busca de proteção, o verbo , ? , chasah, que significa “receba se ad aliquem, sub cujus protectione tutus sit, ut pulli sub alis gallinarum”, para betake eu a qualquer um, sob cuja proteção alguém possa estar seguro, como galinhas sob as asas das galinhas. Assim, aqueles que fazem de Deus seu refúgio e força, e pela fé se comprometem com seus cuidados, estarão seguros à sombra do Todo-Poderoso e encontrarão uma ajuda atual em tempos de angústia. O Dr. Horne, que considera todo o Salmo como “um discurso contínuo, sem mudança de pessoa”, supõe que o conteúdo deste versículo, bem como do restante do Salmo, seja falado por Cristo, que, ele pensa, é aqui representado como fazendo sua súplica ao Pai pela libertação prometida e esperada por ele. Certamente as palavras são aplicáveis ??a Cristo, pois ele orou: Pai, salve-me desta hora e confiou em Deus que ele o livraria.

Comentário de Scofield

Michtam

Michtam, “uma oração” ou “meditação”. Veja Salmos 56; Salmos 57; Salmos 59; Salmos 60.

confiança (Veja Scofield “ Salmos 2:12 “)

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Michtam. Veja App-65.

de = relativo a.

David. E, portanto, refere-se ao Filho de Davi e ao Senhor de Davi, como fazem todos os Salmos davídicos.

Preservar. Compare Hebreus 5: 7-9 .

colocar minha confiança = fugir para refúgio. Hebraico. hasah. App-69.

Comentário de Adam Clarke

Preserva-me, ó Deus: pois em ti confio – No modo de interpretação que sugeri acima, considero isso uma oração do homem Cristo Jesus ao iniciar sua grande obra expiatória, particularmente sua paixão em o jardim do Getsêmani. Nessa paixão, Jesus Cristo evidentemente fala como homem; e com a propriedade mais estrita, pois era a masculinidade, não a divindade, que estava envolvida no sofrimento.

????? shomreni , mantenha-me – preserve, sustente, esta humanidade débil, agora prestes a suportar a carga daquele castigo devido a toda a raça humana. Pois em ti, ????? chasithi , eu esperava. Nenhuma fortaleza humana, ou coragem animal, pode valer nas minhas circunstâncias. Estes não são sofrimentos comuns; eles não são de natureza natural; eles não são proporcionais à força de um corpo humano ou à energia de um espírito humano; e minha humanidade imaculada, sujeita a esses sofrimentos, deve ser dissolvida por eles, se não for sustentada por ti, o Deus forte. É digno de nota que nosso Senhor aqui use o termo ?? El , que significa Deus forte, uma expressão notavelmente adequada à fragilidade dessa natureza humana, que agora estava entrando em seus sofrimentos vicários. Será visto com que admirável propriedade o Messias varia as denominações do Ser Divino neste discurso; uma circunstância que nenhuma tradução sem paráfrase pode expressar.

Comentário de John Calvin

Esta é uma oração em que Davi se compromete com a proteção de Deus. No entanto, ele não implora aqui a ajuda de Deus, em alguma emergência específica, como costuma fazer em outros salmos, mas pede que ele se mostre seu protetor durante todo o curso de sua vida e, de fato, nossa segurança na vida. e na morte depende inteiramente de estarmos sob a proteção de Deus. O que se segue a respeito da confiança significa praticamente a mesma coisa como se o Espírito Santo nos assegurasse pela boca de Davi, que Deus está pronto para socorrer todos nós, desde que confiemos nele com uma fé firme e firme; e que ele toma sob sua proteção ninguém além daqueles que se comprometem com ele de todo o coração. Ao mesmo tempo, devemos lembrar que Davi, apoiado por essa confiança, continuou firme e imóvel em meio a todas as tempestades de adversidades com as quais foi agredido.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *