Estudo de Salmos 16:3 – Comentado e Explicado

Quão admirável tornou Deus o meu afeto para com os santos que estão em sua terra.
Salmos 16:3

Comentário de Albert Barnes

Mas para os santos que estão na terra – Este versículo também foi apresentado de várias formas. Nossos tradutores parecem entendê-lo, em conexão com o versículo anterior, como significando que sua “bondade”, ou piedade, não era de caráter tão puro e elevado que poderia, de alguma forma, se estender a Deus para beneficiá-lo, mas para que “possa” ser útil aos santos da terra, e que, beneficiando-os, ele possa mostrar seu apego ao próprio Deus. Mas se a interpretação do versículo anterior acima proposto for a correta, então essa interpretação não poderá ser admitida aqui. Este versículo provavelmente deve ser considerado como uma declaração adicional da evidência da ligação do salmista a Deus. No versículo anterior, de acordo com a interpretação proposta, ele afirma que sua felicidade – tudo estava centrado em Deus. Ele não tinha esperança de nada, exceto nele; ninguém além dele; ninguém além dele.

Neste versículo, ele declara, como mais uma prova de seu apego a ele, que ele considerava com profundo afeto os santos de Deus; que ele encontrou sua felicidade, não na sociedade dos ímpios, mas na amizade dos excelentes da terra. O versículo pode ser assim traduzido: “Quanto aos santos da terra (ou em relação aos santos da terra) e aos excelentes, todo o meu prazer está neles.” No verso anterior, ele declarou que, quanto a Deus, ou em relação a Deus, ele não tinha fonte de bênção, esperança ou alegria além dele ou independente dele; neste versículo, ele diz que em relação aos santos – os excelentes da terra – todo o seu prazer estava neles. Assim, ele estava consciente do verdadeiro apego a Deus e ao seu povo. Assim, ele teve o que sempre deve ser essencialmente a evidência da verdadeira piedade – um sentimento de que Deus é tudo em tudo, e amor verdadeiro por aqueles que são dele; um sentimento de que não há nada além de Deus, ou sem Deus, que possa atender às necessidades da alma, e um carinho sincero por todos os seus amigos na terra. DeWette expressou bem o sentido da passagem: “Os santos, que estão na terra e os nobres – tenho todo o meu prazer neles.”

Na terra – Na terra; ou, talvez, de maneira mais geral, “na terra”. Deus estava no céu, e todas as suas esperanças estavam nele. No que diz respeito àqueles que habitavam na terra, seu deleite era somente com os santos.

E para os excelentes – A palavra usada aqui significa propriamente “grande, grande”, poderosa; depois é aplicado a “nobres, príncipes, chefes”; e depois para aqueles que se destacam nas qualidades morais, na piedade e na virtude. Esta é a idéia aqui e, portanto, corresponde à palavra “santos” no ex-membro do verso. A idéia é que ele encontrou seu prazer, não nos ricos e nos grandes, não nos príncipes e nobres, mas naqueles que se distinguiam pela virtude e piedade. No céu, ele não tinha senão Deus; na terra, ele encontrou sua felicidade apenas naqueles que eram amigos de Deus.

Em quem está todo o meu prazer – encontro toda a minha felicidade na sociedade e na amizade deles. O verdadeiro estado do meu coração é indicado pelo meu amor por eles. Em todo lugar e a todo o momento, o amor por aqueles que amam a Deus e a disposição de encontrar nossa felicidade em sua amizade serão características da verdadeira piedade.

Comentário de E.W. Bullinger

Mas to = Quanto a.

santos = santos (ou separados). Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

na terra = em sua própria terra.

para. Omita “para” .

em quem = neles.

my: or His: ie Jeová. Então a Septuaginta.

Comentário de John Calvin

3. Aos santos que estão na terra. Quase todos concordam em entender esse lugar, como se Davi, depois da sentença que acabamos de considerar agora, tivesse acrescentado: A única maneira de servir a Deus corretamente é esforçar-se por fazer o bem a seus santos servos. E a verdade é que Deus, como nossas boas ações não podem se estender a ele, substitui os santos em seu lugar, em relação a quem devemos exercer nossa caridade. Quando os homens, portanto, se esforçam mutuamente em fazer o bem uns aos outros, isso é render a Deus o serviço correto e aceitável. Devemos, sem dúvida, estender nossa caridade até àqueles que não a merecem, como nosso Pai celestial.

“Faz nascer o seu sol sobre o mal e o bem” ( Mateus 5:45 😉

mas Davi prefere os santos aos outros e os coloca em uma posição mais alta. Então, como disse no início, é a opinião comum de quase todos os intérpretes. (307) Mas, embora eu não negue que essa doutrina seja compreendida sob as palavras de Davi, acho que ele vai um pouco mais longe e sugere que ele se unirá aos devotos adoradores de Deus e será seu associado ou companheiro; assim como todos os filhos de Deus devem estar unidos pelo vínculo da unidade fraterna, para que todos possam servir e invocar o Pai comum com o mesmo carinho e zelo. (308) Vemos, portanto, que Davi, depois de ter confessado que não pode encontrar nada em si para trazer a Deus, visto que lhe é devedor por tudo o que tem, impõe suas afeições aos santos, porque é a vontade de Deus. Deus que, neste mundo, ele deve ser engrandecido e exaltado na assembléia dos justos, que ele adotou em sua família para esse fim, para que eles possam viver juntos de comum acordo sob sua autoridade e sob a orientação de seus santos. Espírito. Esta passagem, portanto, ensina-nos que não há sacrifício mais aceitável a Deus do que quando nos conectamos sincera e sinceramente com a sociedade dos justos, e sendo unidos pelo sagrado vínculo da piedade, cultivamos e mantemos com eles o bem fraterno. vai. Nisto consiste a comunhão dos santos que os separa das poluições degradantes do mundo, para que sejam o povo santo e peculiar de Deus. Ele fala expressamente dos santos que estão na terra, porque é a vontade de Deus que, mesmo neste mundo, deva haver marcas conspícuas e, como eram visíveis escudos, (309) de sua glória, que podem servir para conduza-nos a si mesmo. Os fiéis, portanto, exibem sua imagem, para que, pelo exemplo deles, possamos ser instigados a meditar sobre a vida celestial. Pela mesma razão, o salmista os chama de excelentes, ou honoráveis, porque não há nada que deva ser mais precioso para nós do que a justiça e a santidade, nas quais brilha o brilho do Espírito de Deus; assim como somos ordenados no salmo anterior a valorizar e honrar aqueles que temem a Deus. Devemos, portanto, valorizar e estimar os verdadeiros e dedicados servos de Deus, e considerar nada de maior importância do que nos conectar à sociedade deles; e faremos isso se refletirmos sabiamente em que consiste a verdadeira excelência e dignidade e não permitir que o vão esplendor do mundo e suas pompas enganosas ofuscem nossos olhos.

Comentário de John Wesley

Mas aos santos que estão na terra e aos excelentes, em quem há todo o meu prazer.

Mas – eu tenho um respeito e amor singulares por todos os santos, por tua causa, de quem são amigos e servos, e cuja imagem eles carregam. Isso concorda mais apropriadamente com Davi do que com Cristo, cuja bondade foi principalmente projetada e transmitida aos pecadores.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *