Estudo de Salmos 16:5 – Comentado e Explicado

Senhor, vós sois a minha parte de herança e meu cálice; vós tendes nas mãos o meu destino.
Salmos 16:5

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é a parte da minha herança – Em contraste com os ídolos. A margem aqui é “da minha parte”. A palavra significa corretamente “lote, parte, parte”; e é aplicável à parte do espólio ou pilhagem que caiu sobre alguém; ou à parte da terra que pertencia a qualquer pessoa na divisão de uma propriedade, 2 Reis 9:10 , 2 Reis 9: 36-37 . O significado aqui é que Yahweh era o ser que o salmista adorava como Deus, e que ele não buscava posse ou consolo que não procedesse dele.

E meu copo – A alusão aqui é ao que bebemos; e, portanto, o termo é usado no sentido de “lote” ou “porção”. Veja as notas em Isaías 51:17 . Compare as notas no Salmo 11: 6 . A idéia aqui é a seguinte: “O copo que eu bebo – que me alegra, refresca e me sustenta – é o Senhor. Encontro conforto, refresco, felicidade, somente nele; não na tigela intoxicante; não em alegrias sensuais; mas em Deus – em seu ser, perfeições, amizade. ”

Tu conservas o meu destino – Tu defendes a minha porção, ou aquilo que me é atribuído. A referência é ao que ele especifica no versículo seguinte como sua herança, e ele diz que aquilo que era tão valioso para ele foi sustentado ou preservado por Deus. Ele era a porção da sua alma; ele foi a fonte de toda a sua alegria; ele manteve ou preservou tudo o que lhe era querido.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 16: 5 . O Senhor é a parte, etc. – Veja a nota nos Salmos 11: 6 . Você mantém minha sorte, significa que Deus havia preservado para ele a glória à qual ele deveria ser exaltado na qualidade do Messias. Ver Salmos 2: 8 . é aqui colocado em herança, em alusão à divisão que foi feita da terra de Canaã por sorteio. A mesma alusão é realizada no próximo versículo; onde linhas significam o lote ou área de terra que antigamente era costume dividir por linhas. A boa herança era, primeiro, a glória para a qual ele foi promovido por sua ascensão; e, em segundo lugar, o estabelecimento de seu reino em todo o mundo.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 16: 5 . O Senhor é a parte da minha herança – hebraico, ???? , chelki, da minha divisão, isto é, aquela parte que Deus misericordiosamente dividiu ou distribuiu para mim e que, por sua graça, eu escolhi para mim. Não invejo as vastas riquezas e glória dos idólatras, mas me alegro de coração em Deus como minha porção, e não desejo melhor nem qualquer outra felicidade. Deus, que fez com que outras nações andassem de maneira idólatra, concedeu-me esse favor, para que eu o conhecesse, adorasse e o servisse, o único Deus verdadeiro. E como outras nações escolheram, e aderiram aos seus deuses falsos, assim escolhi a Jeová, e me apegarei a ele. E do meu cálice – A porção que é posta no meu cálice, como nos tempos antigos, nas festas, nas quais cada um tinha sua porção de carne e de vinho a ele atribuída: veja Salmos 11: 6 . Assim, enquanto a parte carnal da humanidade toma o mundo para seu bem principal e coloca sua felicidade nos prazeres dele, toda pessoa verdadeiramente piedosa e espiritual, como Davi, dirá: O Senhor é a parte da minha herança e da minha parte. copo. Esta é a parte que eu escolho, e com prazer terei em que ponto minha condição pode ser ruim neste mundo. Permita-me ter o amor e o favor de Deus e ser aceito por ele: permita-me ter o conforto da comunhão com ele e satisfação nas comunicações de suas graças e confortos: interesse-me pelas promessas dele e um título de prometo a vida eterna e a felicidade no estado futuro, e tenho o suficiente, não preciso mais, não desejo mais, para completar minha felicidade. Tu conservas a minha sorte – Minha herança, em alusão à terra de Canaã, dividida por sorte. Como me deste muito, tendo me plantado entre o seu próprio povo, e naquele lugar que você escolheu para a sua habitação, e para a casa e as ordenanças da sua adoração, então, não duvido, você apoiará e preserva-me ali, apesar de todos os desígnios maliciosos de meus inimigos, que procuram me levar daqui. Assim pode o verdadeiro cristão dizer: Tu, que por promessa me fizeste ser minha, graciosamente cumprirá o que prometeste. Não me deixes, nem me desampares, nem colocas no poder dos meus inimigos me roubar a minha felicidade em comunhão contigo, enquanto eu te apego com todo o coração; e enquanto a vida que vivo na carne é pela fé no Filho de Deus, que me amou, e se entregou por mim.

Comentário de E.W. Bullinger

parte. Observe as quatro coisas: porção ( Salmos 16: 5 ); caminho, presença, prazeres ( Salmos 16:11 ).

keepest = manterá.

muito. Colocado pela figura do discurso Metonomy (of Cause), App-6, for

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é a parte da minha herança – o Messias fala. Jeová é a parte da minha herança; Não busco o bem terreno; Eu desejo fazer a vontade de Deus, e somente isso. Foi Deus quem me deu esse lote – para redimir a humanidade – para tê-los para minha herança. Dele recebi o cálice do sofrimento, que beberei por causa deles, através do qual lhes darei o cálice do consolo. Ele, pela graça de Deus, provou a morte por todo homem; e ele instituiu o cálice da bênção para comemorar sua paixão e morte.

Comentário de John Calvin

5. O Senhor é a parte da minha herança. Aqui o salmista explica seus sentimentos mais claramente. Ele mostra a razão pela qual ele se separa dos idólatras e decide continuar na igreja de Deus, por que ele evita, com aversão, toda a participação em seus erros e se apega à pura adoração a Deus; a saber, porque ele repousa no único Deus verdadeiro como sua porção. A infeliz inquietação daqueles idólatras cegos (320) que vemos perdidos e correndo como se estivessem atingidos e impelidos pela loucura, é indubitavelmente atribuída à sua destituição do verdadeiro conhecimento de Deus. Todos os que não têm fundamento e confiança em Deus devem necessariamente estar em um estado de irresolução e incerteza; e aqueles que não mantêm a verdadeira fé de maneira a serem guiados e governados por ela, devem frequentemente ser levados pelas inundações transbordantes de erros que prevalecem no mundo. (321) Esta passagem nos ensina que ninguém é ensinado corretamente na verdadeira piedade, exceto aqueles que consideram somente Deus suficiente para sua felicidade. Davi, chamando a Deus a parte de sua sorte, e sua herança e seu cálice, protesta que ele está tão plenamente satisfeito com ele sozinho, que nem deseja cobiçar nada além dele, nem se empolga com desejos depravados. Portanto, aprendamos, quando Deus se oferece a nós, abraçá-lo com todo o coração e buscar nele apenas todos os ingredientes e a plenitude de nossa felicidade. Todas as superstições que já prevaleceram no mundo procederam, sem dúvida, dessa fonte, de que homens supersticiosos não se contentavam em possuir somente Deus. Mas na verdade não o possuímos, a menos que “ele seja a parte de nossa herança”; em outras palavras, a menos que estejamos totalmente devotados a ele, para não ter mais nenhum desejo de se afastar dele com infidelidade. Por essa razão, Deus, quando censura os judeus que se afastaram dele como apóstatas, (322) por terem corrido atrás de ídolos, os aborda assim: “Sejam sua herança e sua porção”. Por essas palavras, ele mostra que, se não o considerarmos apenas uma parte totalmente suficiente para nós, e se tivermos ídolos junto com ele, (323) ele dará lugar inteiramente a eles e deixará que eles possuam total posse de bens. nossos corações. David aqui emprega três metáforas; ele primeiro compara Deus a uma herança; segundo, a um copo; e, terceiro, ele o representa como aquele que o defende e o mantém em posse de sua herança. Pela primeira metáfora, ele faz alusão às heranças da terra de Canaã, que sabemos que foram divididas entre os judeus por indicação divina, e a lei ordenou que todos se contentassem com a parte que lhe caíra. Pela palavra taça, é denotada a receita de sua própria herança, ou pela sinédoque, alimento comum pelo qual a vida é sustentada, ver a bebida faz parte do nosso alimento. (324) É como se Davi tivesse dito: Deus é meu em relação à propriedade e ao gozo. A terceira comparação também não é supérflua. Muitas vezes acontece que os legítimos proprietários são retirados de sua posse porque ninguém os defende. Mas enquanto Deus se entregou a nós por herança, ele se comprometeu a exercer seu poder para nos manter no desfrute seguro de um bem tão inconcebivelmente grande. Seria de pouca vantagem para nós tê-lo obtido uma vez como nosso, se ele não garantisse nossa posse dele contra os assaltos que Satanás diariamente faz sobre nós. Alguns explicam a terceira cláusula como se tivesse sido dita: Tu és o meu terreno em que minha porção está situada; mas esse sentido me parece frio e insatisfatório.

Comentário de John Wesley

O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; tu guardas a minha sorte.

O Senhor – regozijo-me em Deus como minha porção, e não desejo melhor, nenhuma outra felicidade.

Xícara – A porção que é colocada no meu copo, como era a maneira antiga nas festas, onde cada um tinha sua porção de carne e de vinho a ele.

Lote – Minha herança dividiu-me por lote, como era costume na época.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *