Estudo de Salmos 18:25 – Comentado e Explicado

Com quem é bondoso vos mostrais bondoso, com o homem íntegro vos mostrais íntegro;
Salmos 18:25

Comentário de Albert Barnes

Com os misericordiosos – A partir da afirmação particular a respeito das relações divinas consigo mesmo, o salmista passa agora a uma afirmação geral (sugerida pelo que Deus havia feito por ele) em relação aos princípios gerais da administração divina. Essa afirmação geral é que Deus lida com os homens de acordo com seu caráter; ou que ele adaptará suas providências providenciais à conduta dos homens. Eles acharão que ele é tão com eles, como demonstraram ser com ele. A palavra misericordioso se refere a alguém que está disposto a mostrar bondade ou compaixão por aqueles que são culpados ou por aqueles que nos ferem ou nos prejudicam.

Tu mostrarás a ti mesmo misericordioso – Tu mostras para ele o mesmo caráter que ele mostra aos outros. É de acordo com isso que o Salvador nos ensina a orar: “E perdoa nossas dívidas, assim como perdoamos nossos devedores”, Mateus 6:12 . E de acordo também com isso, ele disse: “Porque, se perdoardes as transgressões dos homens, vosso Pai celestial também vos perdoará; .

Com um homem de pé – literalmente, um homem perfeito. Veja Jó 1: 1 , onde a mesma palavra é usada no original e tornada perfeita. A idéia é a de um homem consistente ou cujo caráter é completo em todas as suas partes. Veja a nota em Jó 1: 1 .

Tu te mostrarás na vertical – Lidarás com ele de acordo com o seu caráter. Como ele é fiel e justo, ele descobrirá que tem a ver com um Deus que é fiel e justo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 18:25 . Com o misericordioso, você se mostrará misericordioso Neste e nos próximos dois versículos, Davi estabelece o método geral do procedimento da providência e do governo moral de Deus, que será, na questão, agradável ao caráter moral e à conduta dos próprios homens. Com os misericordiosos, mostras-te misericordioso: semelhante ao de nosso Senhor: Bemaventurados os misericordiosos; pois eles obterão misericórdia. Com um homem reto, tu te mostrares em pé; um amigo invariável à sua integridade; apenas para recompensá-lo, e fiel em todas as tuas promessas de incentivá-lo. Com o puro tu te mostras puro; o amante da pureza, justiça e verdade, e sempre agindo em relação àqueles cujo caráter é esse, de acordo com a perfeita retidão e pureza imaculada de sua própria natureza. Mas com o perverso, tu te mostras perverso. A palavra k ikkesh, traduzida para baixo, significa uma disposição perversa, que se torce e se torce da mesma maneira que seu humor, paixões e interesse o levam; ou uma pessoa astuta e astuciosa, que se acostuma a todas as artes do engano. Com um desses personagens, o salmista diz de Deus: Tu te mostras a testa; como renderizamos o original: significa propriamente lutar, e deve ser traduzido: “Mostrarás com o que podes lutar e suplantar-lhes-á também”. O significado, portanto, é que Deus tratará de projetar homens astutos e perversos de acordo com seus desertos, desapontá-los em todos os seus dispositivos mais sutis e fazê-los cair pelos mesmos ardis com os quais eles tentam enganar e arruinar os outros. Ver Levítico 26: 23-24 . Chandler e Schultens ‘Instit. Ling. Heb. 482

Comentário de Joseph Benson

Salmos 18: 25-27 . Nesses versículos, Davi estabelece o método geral do procedimento da providência de Deus e do governo moral, que, na edição, estará de acordo com o caráter moral e a conduta dos próprios homens. Com os misericordiosos, etc. – Uma declaração semelhante à de nosso Senhor: Bem-aventurados os misericordiosos, pois eles obterão misericórdia. Com um homem reto, você se mostrará reto – Um amigo invariável à sua integridade; apenas para recompensá-lo, e fiel em todas as tuas promessas de incentivá-lo. Com o puro tu te mostras puro – Ou seja, o amante da pureza, justiça e verdade, e sempre agindo em direção àqueles cujo caráter é esse, de acordo com a perfeita retidão e pureza imaculada da tua própria natureza. Com a testa perversa , mostras-te testa perversa hebraico, ?? ????? , gnim gnickesh Tithpattal, cum perverso eluctaris, Buxtorff. Com o perverso tu lutas, ou melhor, queres lutar ou lutar; isto é, diz Ab. Esdras, donec deviceris, até que você o conquiste. A palavra traduzida para baixo significa uma disposição perversa , que se torce e se enrola, assim como seu humor, paixões e interesse o levam; ou, uma pessoa astuta e astuta , que se acostuma a todos os artifícios do engano. Com um desses personagens, diz o salmista, Deus lutará. O significado é que ele lidará com homens perversos, planejadores e astutos, de acordo com seus desertos; se oporá a eles em seus desígnios, lutará contra e andará contrário a eles, Levítico 26: 23-24 ; que ele os desapontará em todos os seus dispositivos mais sutis, e os fará cair por aqueles ardis com os quais se esforçam para enganar e arruinar os outros. Veja Chandler e Dodd. Pois tu salvarás o povo aflito – Tu deves livrar aqueles que são pobres e angustiados quando humildemente esperam em ti; mas abaterão os olhares elevados – Deitarão aqueles que, orgulhosos de seu poder, os oprimem insolentemente; ou aquelas pessoas orgulhosas que descobrem o orgulho de seus corações por sua aparência altiva e conduta dominadora.

Comentário de E.W. Bullinger

misericordioso = gracioso.

Com. Alguns códigos, com duas edições impressas anteriores, Septuaginta, Siríaca e Vulgata, liam “E com” .

homem = homem forte. Hebraico. Geber.

Comentário de Adam Clarke

Com o misericordioso, mostrar-se-á misericordioso – Lidarás com os homens como eles lidam um com o outro. Este é o teor geral da conduta providencial de Deus para com a humanidade; bem expresso pelo Sr. Pope em sua oração universal:

“Ensina-me a sentir o mal de outra pessoa; para esconder a falha, vejo:

A misericórdia que eu demonstro aos outros, essa misericórdia mostra a mim. ”

É com referência a isso que nosso Senhor nos ensina a orar: “Perdoa-nos nossas ofensas, pois perdoamos aqueles que nos violam”. Se agirmos com sentimento e misericórdia em relação a nossos semelhantes, Deus agirá com ternura e compaixão por conosco. Os misericordiosos, os retos e os puros terão sempre o Deus da misericórdia, retidão e pureza, para defendê-los e apoiá-los.

Comentário de John Calvin

25. Com os misericordiosos etc. David aqui processa o mesmo assunto. Ao considerar a graça de Deus pela qual ele fora libertado, ele a apresenta como prova de sua integridade e, assim, triunfa sobre as calúnias infundadas e vergonhosas de seus inimigos. Hipócritas, confesso, também estão acostumados a agir da mesma maneira; pois a prosperidade e o sucesso de seus negócios os exaltam tanto que eles não têm vergonha de se vangloriar não apenas dos homens, mas também de Deus. Como essas pessoas, no entanto, zombam abertamente de Deus, quando, por seu longo sofrimento, ele as atrai ao arrependimento, sua presunção perversa e infeliz não tem semelhança com a vanglória pela qual vemos aqui David se encorajando. Ele não abuse da tolerância e misericórdia de Deus paliando ou espalhando um verniz ilusório sobre suas iniqüidades, porque Deus carrega consigo; mas tendo, pelas múltiplas ajudas que recebera de Deus, experimentado sem sombra de dúvida que era misericordioso com ele, ele os via justamente como testemunhos evidentes do favor divino para com ele. E devemos marcar bem essa diferença entre os ímpios e os fiéis, a saber, que os primeiros, intoxicados pela prosperidade, orgulhosamente se gabam de serem aceitáveis ??a Deus, embora eles o desprezem e, ao contrário, o desprezem, e antes se sacrifiquem à fortuna e façam dele o seu Deus ; (419) enquanto os últimos em sua prosperidade ampliam a graça de Deus, a partir do profundo senso de sua graça com a qual suas consciências são afetadas. Assim, Davi se vangloria aqui de que Deus o havia socorrido por causa da justiça de sua causa. Pois, em primeiro lugar, devemos adaptar as palavras ao escopo de todo o discurso e considerá-las como implicando que Deus, ao libertar tantas vezes um homem inocente da morte, quando estava perto dele, mostrou, de fato, que ele é misericordioso com os misericordiosos e puro com os puros. Em segundo lugar, devemos ver as palavras como ensinando a doutrina geral, que Deus nunca desaponta seus servos, mas sempre lida graciosamente com eles, desde que esperem sua ajuda com mansidão e paciência. Para esse fim, Jacó disse, em Gênesis 30:33 ,

“Deus fará com que minha justiça retorne sobre mim.”

O escopo do discurso é que o povo de Deus tenha boa esperança e se incentive a praticar retidão e integridade, pois todo homem deve colher o fruto de sua própria justiça.

Comentário de John Wesley

Com os misericordiosos, mostras-te misericordioso; com um homem reto tu te mostrares em pé;

Na vertical – Tu encontras a cada um a mesma medida, que ele realiza a outros; e, portanto, realizarás misericórdia e verdade para com aqueles que são misericordiosos e fiéis aos outros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *