Estudo de Salmos 18:47 – Comentado e Explicado

Deus, que me proporciona a vingança e avassala nações a meus pés.
Salmos 18:47

Comentário de Albert Barnes

É Deus que me vinga Margem, dá vinganças por mim. A leitura marginal é uma tradução literal do hebraico. O significado é que Deus puniu os inimigos do autor do salmo por todos os erros que eles haviam cometido contra ele. Compare Romanos 12:19 .

E subjuga o povo debaixo de mim – Margem, destrói. A idéia é que ele havia subjugado as nações para que se tornassem obedientes a ele. A noção primária da palavra usada aqui – de d ?? dâbar – é definida em uma linha; para variar em ordem; conectar; liderar; guiar; – então, reduzir a ordem; para subjugar. Deus fez isso em relação às nações. Em vez de ser rebelde e tumultuado, Deus os reduziu à obediência, e assim o colocou sobre um reino onde todos estavam sujeitos à ordem e à lei.

Comentário de Adam Clarke

Deus que me vingou – O caminho que eu segui foi segundo o seu coração; por isso ele me sustentou nela, e me fez justiça sobre meus inimigos.

Subjuga o povo debaixo de mim – Ele mantém os espíritos dos descontentes, e enfraquece suas mãos. Eles são subjugados e continuam debaixo de mim; e isso é obra do Senhor.

Comentário de John Calvin

47. O Deus que me dá vingança. O salmista novamente atribui a Deus as vitórias que ele obteve. Como ele nunca poderia esperá-los, a menos que estivesse confiante de que receberia a ajuda de Deus, agora ele reconhece que Deus é o único autor deles. Para que ele não pareça negligentemente conceder-lhe, por assim dizer, apenas uma pequena aspersão do louvor de suas vitórias, ele repete, em termos expressos, que ele não tinha nada além do que Deus lhe havia dado. Em primeiro lugar, ele reconhece que o poder lhe foi dado do alto, para lhe permitir infligir aos seus inimigos o castigo que eles mereciam. Pode parecer estranho, à primeira vista, que Deus arme seu próprio povo para executar a vingança; mas, como lhe mostrei anteriormente, devemos sempre lembrar a vocação de David. Ele não era uma pessoa particular, mas sendo dotado de poder e autoridade reais, o julgamento que ele executou foi ordenado por Deus. Se um homem, ao sofrer um ferimento, irrompe para se vingar, usurpa o ofício de Deus; e, portanto, é precipitado e ímpio os indivíduos retaliarem os ferimentos que lhes foram infligidos. No que diz respeito aos reis e magistrados, Deus, que declara que a vingança pertence a ele, ao armar com a espada, os constitui ministros e executores de sua vingança. Davi, portanto, colocou a palavra vingança pelos justos castigos que lhe era lícito infligir pelo mandamento de Deus, desde que ele fosse levado sob a influência de um zelo devidamente regulamentado pelo Espírito Santo, e não sob a influência de a impetuosidade da carne. A menos que essa moderação seja exemplificada no cumprimento dos deveres de seu chamado, é inútil que os reis se vangloriem que Deus tenha comprometido com eles a acusação de vingança; vendo que não é menos injustificável para um homem abusar, de acordo com sua própria fantasia e a luxúria da carne, a espada que ele está autorizado a usar, do que agarrá-la sem o comando de Deus. O militante da Igreja, que está sob o padrão de Cristo, não tem permissão para executar vingança, exceto contra aqueles que obstinadamente se recusam a ser reclamados. Somos ordenados a esforçar-se por vencer nossos inimigos, fazendo-os bem, e a orar por sua salvação. Torna-se, portanto, ao mesmo tempo, desejar que eles sejam levados ao arrependimento e a um estado de espírito correto, até que pareça além de toda dúvida que eles são irrecuperavelmente e irremediavelmente depravados. Enquanto isso, no que diz respeito à vingança, deve ser deixado para Deus, para que não sejamos carregados de cabeça para executá-la antes do tempo. Davi conclui em seguida, pelos perigos e angústias em que esteve envolvido, que se não tivesse sido preservado pela mão de Deus, ele não poderia, de nenhuma outra maneira, escapar em segurança: Meu libertador de meus inimigos; sim, tu me levantaste daqueles que se levantaram contra mim. O sentido em que devemos entender o levantamento de que ele fala é que ele foi maravilhosamente elevado acima do poder e da malícia de seus inimigos, para que ele não afundasse sob a violência deles, e que eles não fossem vitoriosos sobre ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *