Estudo de Salmos 2:3 – Comentado e Explicado

Quebremos seu jugo, disseram eles, e sacudamos para longe de nós as suas cadeias!
Salmos 2:3

Comentário de Albert Barnes

Vamos separar os bandos deles – Os bandos do Senhor e dos seus Ungidos. Os que estão envolvidos nessa combinação ou conspiração consideram o Senhor e o seu Ungido como um, e como tendo um único objetivo – estabelecer um domínio sobre o mundo. Por isso, eles se aconselham contra ambos; e, com o mesmo propósito e design, esforce-se por rejeitar a autoridade de cada um. A palavra “bandas” aqui se refere às restrições impostas por sua autoridade. Provavelmente, a figura é tirada da fixação de um garfo em bois, ou das faixas ou cordas que foram usadas na lavoura – as faixas do garfo são significativas de sua sujeição à autoridade ou vontade de outro. A mesma figura é usada pelo Salvador em Mateus 11:29 : “Leve o meu jugo sobre você.” A idéia aqui é que era o propósito de Yahweh e de seu Ungido estabelecer um domínio sobre os homens, e que era igualmente o objetivo dos reis e governantes aqui referidos que isso não deveria ser feito.

E jogam fora seus cordões de nós – a mesma idéia sob outra forma – os cordões que se referem não ao que os prenderia como prisioneiros, mas às cordas ou correias que prendiam bois ao arado; e, portanto, àquilo que ligaria os homens ao serviço de Deus. A palavra traduzida por “cordões” é uma palavra mais forte do que a que é traduzida como faixas. Significa adequadamente o que é torcido ou entrelaçado e refere-se à maneira usual pela qual as cordas são feitas. Talvez, também, nas palavras “nos joguem fora”, haja a expressão de uma idéia de que ela poderia ser facilmente executada: que eles precisavam apenas fazê-lo, e isso seria feito. Juntas, as expressões se referem ao propósito entre os homens de rejeitar o governo de Deus, e especialmente à parte de sua administração que se refere ao seu propósito de estabelecer um reino sob o Messias. Assim, indica um estado predominante da mente humana como sendo impaciente das restrições e autoridade de Deus, e especialmente do domínio de seu Filho, ungido como rei.

A passagem Salmo 2: 1-3 prova:

(1) que o governo do Senhor, o Deus verdadeiro, e o Messias ou Cristo, é o mesmo;

(2) que a oposição ao Messias, ou a Cristo, é de fato oposição aos propósitos do verdadeiro Deus;

(3) que se pode esperar que os homens se oponham a esse governo, e haverá agitação e comoção ao tentar rejeitá-lo.

A passagem, considerada como referente ao Messias, teve um amplo cumprimento

(a) nos propósitos dos sumos sacerdotes, de Herodes e de Pilatos, matá-lo e na rejeição geral dele por seus próprios compatriotas;

(b) na conduta geral da humanidade – em sua impaciência com as restrições da lei de Deus, e especialmente com a lei promulgada pelo Salvador, exigindo submissão e obediência a ele; e

(c) na conduta de pecadores individuais – na oposição do coração humano à autoridade do Senhor Jesus.

A passagem diante de nós é tão aplicável ao mundo agora quanto ao tempo em que o Salvador apareceu pessoalmente na terra.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 2: 3 . Vamos quebrar seus bandos Esta é a linguagem das nações e pessoas que se instigam a essa guerra ímpia. Estar preso e amarrado a cordões deve ser reduzido ao estado máximo de vassalagem; e os reis e nações consideravam sua sujeição a Davi a servidão mais desonrosa, e, portanto, estavam determinados, se pudessem, a romper seus laços, e jogam fora suas cordas; ou seja, renunciar ao domínio de Davi, a quem o Senhor havia feito rei, e libertar-se de toda sujeição a ele. E assim os judeus, as nações e os príncipes da terra se uniram em oposição ao reino de Cristo, para destruir sua autoridade, extirpar sua religião e impedir a obediência dos homens e a adoração a Deus por Jesus Cristo.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 2: 3 . Vamos separar seus bandos em pedaços – isto é, as leis do Senhor e seus Ungidos; as faixas ou jugos que eles planejam colocar em nossos pescoços, para que possam nos sujeitar. As leis de Deus e Cristo, embora fáceis e agradáveis ??em si mesmas, e para todos os homens bons, Mateus 11: 29-30 ; 1 João 5: 3 ; contudo, são muito penosos e onerosos para a natureza corrupta e para os homens carnais e iníquos. E jogam fora seus cabos de nós – A mesma coisa expressa com mais ênfase. Vamos não apenas romper o seu jugo, e os cordões pelos quais ele está preso em nós, mas vamos lançá-los para longe. “Essas palavras, que deveriam ser ditas pelos poderes em armas contra o Messias, descobrem para nós o verdadeiro terreno da oposição, a saber, a falta de vontade da natureza rebelde de se submeter às obrigações das leis divinas, que atravessam os interesses, e estabelece um restrição sobre os desejos dos homens. Afetos corruptos são os inimigos mais inveterados de Cristo; e a linguagem deles é: não teremos esse homem para reinar sobre nós. As doutrinas seriam prontamente acreditadas se não envolvessem neles preceitos; e a Igreja pode ser tolerada pelo mundo, se ela desistir de sua disciplina. ” Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

deles: ie Jeová e Messias.

Comentário de Adam Clarke

Vamos quebrar seus bandos – Estas são as palavras dos poderes pagãos confederados; e aqui, como observa bem o bispo Horne, “podemos ver o fundamento da oposição; ou seja, a falta de vontade da natureza rebelde de se submeter às obrigações das leis divinas, que atravessam os interesses e restringem os desejos dos homens. Corrupção as afeições são os inimigos mais inveterados de Cristo, e sua linguagem é: “Não teremos esse homem para reinar sobre nós. Doutrinas seriam prontamente acreditadas se não envolvessem neles nenhum preceito”, e a Igreja pode ser tolerada no mundo, se apenas desista de sua disciplina. ”

Comentário de John Calvin

3. Vamos quebrar, etc. Essa é uma prosopopéia (25), na qual o profeta apresenta seus inimigos como falantes; e ele emprega essa figura para melhor expressar seu design ímpio e traidor. Não que eles se declarassem abertamente rebeldes contra Deus (pois preferiam cobrir sua rebelião sob todos os pretextos possíveis, e presumivelmente se vangloriavam de ter Deus ao seu lado;) mas desde que estavam totalmente determinados, por todos os meios, justos ou sujos, a dirigir Davi do trono, o que quer que eles professassem com a boca, toda a sua consulta chegou a isso, como eles poderiam derrubar o reino que o próprio Deus havia estabelecido. Quando ele descreve seu governo sob as expressões metafóricas de títulos e um jugo sobre as pessoas de seus adversários, ele indiretamente condena o orgulho deles. Pois ele os representa falando desdenhosamente de seu governo, como se submeter a ele fosse uma sujeição servil e vergonhosa, como vemos com todos os inimigos de Cristo que, quando compelidos a estar sujeitos à sua autoridade, acham que não é menos degradante. do que se a maior desgraça fosse colocada sobre eles.

Comentário de John Wesley

Vamos separar os bandos deles e afastar seus cordões de nós.

E elenco – A mesma coisa expressa com mais ênfase. Vamos não apenas romper o seu jugo e os cordões pelos quais ele está preso em nós, mas vamos lançá-los para longe.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *