Estudo de Salmos 20:6 – Comentado e Explicado

Já sei que o Senhor reservou a vitória para seu ungido, e o ouviu do alto de seu santuário pelo poder de seu braço vencedor.
Salmos 20:6

Comentário de Albert Barnes

Agora sei que o Senhor salva o seu ungido – salva, ou salvará, o rei que havia sido ungido ou consagrado pela unção para esse ofício. Compare a nota no Salmo 2: 2 . Esta, de acordo com a visão dada na introdução, é a resposta do rei. Expressa sua confiança confiante de sucesso pelo interesse que as pessoas haviam expressado na empresa, conforme mencionado nos versículos anteriores, e pela sinceridade de suas orações em seu nome e em nome da empresa. Eles manifestaram tanto zelo na causa, e ofereceram petições tão fervorosas que ele não podia duvidar que Deus sorrisse favoravelmente no empreendimento e desse sucesso.

Ele o ouvirá do seu santo céu – Margem, “do céu da sua santidade”. Então o hebraico. Compare 1 Crônicas 21:26 ; 2 Crônicas 7:14 ; Neemias 9: 27-28 ; Salmo 14: 2 ; Salmo 102: 19 . o céu é representado como a morada de Deus, e é lá que ele ouve e responde nossas orações. O significado da palavra “ouvir” nesta passagem é que ele “ouvirá favoravelmente” ou considerará; isto é, que ele “responderá” à petição ou concederá a solicitação.

Com a força salvadora – Ou seja, ele irá se interpor com essa força salvadora. Literalmente, “com os pontos fortes da salvação”. A resposta para a oração será manifestada na força ou poder exercido por ele para salvar.

Da mão direita – A mão direita é o instrumento pelo qual, principalmente, executamos nossos propósitos; e pelo uso constante, ele se torna mais desenvolvido e é mais forte que a banda esquerda. Por isso, é usado para denotar “força”. Ver Êxodo 15: 6 ; Juízes 5:26 ; veja Salmo 17: 7 , nota; Salmo 18:35 , note.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 20: 6 . Ele o ouvirá do seu santo céu, etc. – Ele o responderá do seu santo céu, com a proeza vitoriosa do seu braço direito. Mudge. Houbigant a processa. Ele o ouvirá do seu santo céu: a salvação da sua mão direita será mais poderosa.

Comentário de E.W. Bullinger

Seu Ungido = Seu Messias.

ouvirá = responde (continuamente).

piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Com os pontos fortes da economia = pelas poderosas ações da economia.

força = força (inerente). Hebraico. gabar. Compare App-14 e Salmos 20: 2 acima.

mão direita. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6

Comentário de Adam Clarke

Agora sei que o Senhor salva os ungidos – Estas são provavelmente as palavras do sacerdote depois que a vítima foi consumida; e esses sinais acompanharam a oferta, que eram provas da aceitação de Deus pelo sacrifício; e, consequentemente, que a campanha teria um problema de sucesso. Davi é ungido de Deus; portanto, ele está sob seus cuidados especiais. Ele o ouvirá. Davi deve continuar a orar e a depender de Deus; senão ele não pode esperar a salvação contínua. Davi tem vastas multidões de inimigos contra ele; ele, portanto, requer ajuda sobrenatural. Por causa disso, Deus o ouvirá com a força salvadora de sua mão direita.

A mão de Deus é seu poder, a mão direita, seu poder onipotente; a força de sua mão direita, seu poder onipotente em ação; a força salvadora de sua mão direita, os efeitos milagrosos causados ??por seu poder todo-poderoso acionados. Era isso que Davi esperava; e foi a perspectiva disso que fez com que ele e seus oficiais exultassem como no versículo seguinte.

Comentário de John Calvin

6. Agora eu sei. Aqui segue-se a alegria grata, na qual os fiéis declaram que experimentaram a bondade de Deus na preservação do rei. A isso, ao mesmo tempo, é acrescentada uma doutrina de fé, a saber, que Deus demonstrou pelo efeito que exerceu seu poder em manter o reino de Davi, porque foi fundamentado em seu chamado. O significado é, parece por experiência própria, que Deus é o guardião do reino que ele próprio estabeleceu e do qual é o fundador. Pois Davi é chamado Messias, ou ungido, para que os fiéis sejam persuadidos de que ele era um rei legítimo e sagrado, a quem Deus havia testemunhado, por unção externa, para ser escolhido por ele mesmo. Assim, então, os fiéis atribuem à graça de Deus a libertação que Davi havia feito dos maiores perigos e, ao mesmo tempo, mencionam particularmente a causa disso, que Deus havia decidido proteger e defender aquele que , por seu mandamento, havia sido ungido rei sobre seu povo. Eles confirmam ainda mais claramente sua esperança, com respeito ao futuro, na seguinte cláusula: Deus o ouvirá do céu . Não traduzo o verbo que aqui é usado no pretérito, mas retenho o futuro: pois não tenho dúvida, que pela experiência que Deus já lhes havia dado de sua bondade, eles concluíram que seria exercido a partir de agora na contínua preservação do reino. Aqui o salmista faz menção a outro santuário, (477) , o celestial. Como Deus então graciosamente garantiu descer entre os israelitas, pela arca da aliança, a fim de tornar-se mais familiarmente conhecido por eles; então, por outro lado, ele pretendia atrair as mentes de seu povo para cima, e assim impedir que formassem concepções carnais e terrenas de seu caráter, e ensiná-las que ele era maior que o mundo inteiro. Assim, sob o santuário visível, que foi feito com as mãos, é apresentada a bondade paternal de Deus e sua familiaridade com o seu povo; enquanto, sob o santuário celestial, é mostrado seu poder infinito, domínio e majestade. As palavras, na potência da salvação, significam sua poderosa salvação ou seu poder salvador. Assim, na própria expressão há uma transposição das palavras. O sentido é o seguinte: que Deus, por seu maravilhoso poder, preserve o rei que foi ungido por seu mandamento! O Espírito Santo, que ditou essa oração, viu bem que Satanás não permitiria que Davi vivesse em paz, mas envidaria todos os seus esforços para se opor a ele, o que tornaria necessário que ele fosse sustentado por mais do que poder humano. Não desaprovo, contudo, a outra exposição que marquei na margem, segundo a qual os fiéis, por seu maior encorajamento, colocam diante de si esta verdade, que a salvação da mão direita de Deus está em poder; em outras palavras, é suficientemente forte para superar todos os impedimentos.

Comentário de John Wesley

Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá do seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita.

Agora – Já temos certeza da vitória pela consideração do poder, fidelidade e amor de Deus a Davi e ao seu povo. Eles falam como uma pessoa, porque foram unânimes nessa oração.

Salvará – Certamente salvará.

Força – mostra como Deus o ouvirá, mesmo salvando-o com uma mão forte.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *