Estudo de Salmos 21:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Senhor, alegra-se o rei com o vosso poder, e muito exulta com o vosso auxílio!
Salmos 21:1

Comentário de Albert Barnes

O rei se alegrará em tua força – o rei Davi, que alcançou a vitória pela qual desejava e orava, Salmo 20: 1-9 . Isso está na terceira pessoa, mas a referência é, sem dúvida, ao próprio David, e deve ser entendida como sua própria linguagem. No entanto, se for entendida como a linguagem do “povo”, ainda é uma atribuição de louvor a Deus por seu favor ao rei. Parece melhor, no entanto, considerá-lo como a linguagem do próprio David. A palavra “força” aqui implica que todo o sucesso mencionado deve ser atribuído a Deus. Não foi pela proeza de um braço humano; não era pelo valor ou habilidade do próprio rei; foi somente pelo poder de Deus.

E na tua salvação – Na salvação ou libertação dos inimigos que concedeste, e em tudo o que fazes para salvar. A linguagem abraçaria tudo o que Deus faz para salvar seu povo.

Quão grandemente ele se alegrará! Ele não apenas se alegra agora, mas também se alegra. Será para ele uma alegria constante. A salvação, agora para nós uma fonte de conforto, sempre será assim; e quando uma vez temos evidências de que Deus interpôs para nos salvar, isso é acompanhado com a antecipação confiante de que isso continuará sendo a fonte de nossa maior alegria para sempre.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 21.

Um agradecimento pela vitória. Confiança de mais sucesso.

Para o músico chefe, Um Salmo de Davi.

Título. ???? ????? ????? lamnatseach mizmor ledavid. O Dr. Delanely é de opinião que este salmo foi composto por Davi em um transporte de alegria e ação de graças após a conquista de Rabá, e triunfo sobre os amonitas. É do mesmo tipo que o anterior. Os dois primeiros versículos parecem ser falados ao ver bem o sacrifício prometer; os cinco seguintes expressam a série contínua de favor divino ao rei, e daí o padre promete a ele sucesso contra seus inimigos. O último é um endereço para Deus. O salmo é geralmente considerado, mesmo pelos próprios judeus, como tendo uma relação com Cristo; e, de fato, há algumas coisas que são mais literalmente cumpridas em Cristo do que em Davi. Ver Salmos 21: 4-6 . Portanto, nas notas a seguir, consideraremos isso particularmente relacionado a Cristo.

Salmos 21: 1 . O rei Embora, pelo rei, possamos entender aqui o rei Davi, que compôs esse salmo, mas pode ser muito melhor explicado do rei Messias. Em tua força, significa no poder divino, que se manifestou na ressurreição de Cristo e no estabelecimento de seu evangelho.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 21: 1 . O rei se alegrará em tua força – conferida a ele, e apresentada por ti, em seu nome, contra seus inimigos. Embora pelo rei aqui possamos entender o rei Davi, que compôs esse salmo, ainda assim pode ser muito melhor explicado sobre o rei Messias; entendido de quem, as palavras tua força significam o poder divino, que se manifestou na ressurreição de Cristo e no estabelecimento de seu evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

Para o principal músico. Veja App-64.

Título. Um Salmo. Veja App-65.

de = pertencente ou relacionado a.

força = força predominante. Hebraico. “araz, como nos Salmos 21:13 . Compare notas nos Salmos 20: 2 , Salmos 20: 6 .

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de Adam Clarke

O rei terá alegria – ????? ??? melech Meshicha , “o rei Messias”. Targum. Que diferença entre heróis antigos e modernos! Os primeiros reconheceram que todos eram de Deus, porque se esforçaram para que sua discussão fosse corretamente fundamentada; os últimos cantam um Te Deum, pro forma, porque sabem muito bem que sua batalha não é do Senhor. Sua própria conduta cruel prova suficientemente que eles não pareciam mais altos que o braço da força humana. Deus sofre assim por um tempo, mas no final ele confunde e os leva a nada.

Comentário de John Calvin

1. O rei se alegrará na tua força, ó Jeová! Davi poderia ter dado graças a Deus em particular pelas vitórias e outros favores que recebeu dele; mas era sua intenção testemunhar não apenas que Deus o elevou ao trono, mas também que quaisquer bênçãos que Deus lhe tivesse conferido redundavam para o bem público e a vantagem de todos os fiéis. No início do salmo, os israelitas crentes expressam sua firme persuasão de que Deus, que criou Davi para ser rei, se comprometeu a defendê-lo e mantê-lo. Parece, portanto, que esse salmo, assim como o anterior, foi composto com o objetivo de assegurar aos fiéis que a bondade de Deus a esse respeito para com David seria de longa duração e permanente; e era necessário, para que se estabelecessem em uma confiança bem fundamentada de sua segurança; esperar bem de seu rei, cujo semblante era como um espelho do semblante misericordioso e reconciliado de Deus. O sentido das palavras é: Senhor, ao colocar teu poder para sustentar e proteger o rei, tu o preservarás seguro; e, atribuindo sua segurança ao teu poder, ele se alegrará grandemente em ti. O salmista, sem dúvida, colocou força e salvação em socorro forte e poderoso; insinuando que o poder de Deus em defender o rei seria tal que o preservaria e protegeria contra todos os perigos.

No segundo verso, é apontada a causa dessa alegria. A causa era a seguinte: que Deus ouvira as orações do rei e lhe concedia liberalmente tudo o que desejava. Era importante saber, e que os fiéis deveriam impressioná-lo profundamente, que todos os sucessos de Davi eram tantos benefícios conferidos a ele por Deus e, ao mesmo tempo, testemunhos de seu chamado legal. E Davi, sem dúvida, ao falar assim, testemunha que não deu rédeas soltas aos desejos da carne, e seguiu o mero impulso de seus apetites como homens do mundo, que decidiram ao mesmo tempo pensar nisso, e em outro momento, sem nenhuma consideração, e exatamente como são guiados por suas luxúrias sensuais; mas que ele restringiu tanto suas afeições que não desejava nada além do que era bom e lícito. De acordo com a enfermidade natural dos homens, ele era, é verdade, responsável por alguns vícios e até caiu vergonhosamente em duas ocasiões; mas a administração habitual de seu reino era tal que era fácil ver que o Espírito Santo presidia sobre ele. Mas, como pelo Espírito de profecia, o salmista estava principalmente de olho em Cristo, que não reina para sua própria vantagem, mas para a nossa, e cujo desejo é direcionado apenas para nossa salvação, podemos reunir, portanto, a doutrina muito proveitosa de que Não precisamos ter apreensão de que Deus rejeitará nossas orações em favor da igreja, já que nosso Rei celestial se apresentou diante de nós para fazer intercessão por ela, de modo que, ao orar por ela, estamos apenas tentando seguir seu exemplo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *