Estudo de Salmos 21:7 – Comentado e Explicado

pois o rei confiou no Senhor. Graças ao Altíssimo não será abalado.
Salmos 21:7

Comentário de Albert Barnes

Para o rei – David, o autor do salmo.

Confia no Senhor – Todas essas bênçãos resultaram de sua confiança em Deus e de procurá-lo por seu favor e proteção.

E pela misericórdia do Altíssimo – O favor daquele que é exaltado acima de tudo; o Ser mais exaltado do universo. A palavra “misericórdia” aqui é equivalente a “favor”. Ele já havia experimentado o favor de Deus; ele procurou uma continuação disso; e por esse favor ele estava confiante de que nunca seria abalado por seus propósitos e que nunca ficaria desapontado.

Ele não deve ser movido – Ele deve estar firmemente estabelecido. Ou seja, seu trono seria firme; ele próprio viveria uma vida de integridade, pureza e prosperidade; e as promessas que lhe haviam sido feitas tão graciosamente, e que se estendiam até agora no futuro, seriam todas cumpridas. A verdade ensinada aqui é que, por mais firme ou próspero que pareça ser, a continuidade de nossa prosperidade e a conclusão de nossas esperanças e nossos desígnios dependem totalmente da “misericórdia” ou do favor do Altíssimo. Confiando nisso, podemos ter certeza de que, quaisquer que sejam as mudanças e reveses que possamos experimentar em nossos assuntos temporais, nosso bem-estar final estará seguro. Nada pode abalar uma esperança do céu que se baseia em suas promessas graciosas feitas por meio de um Salvador.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 21: 7 . Pois o rei confia no Senhor – Confia nele, que nunca deixa de cumprir suas promessas; e pela misericórdia do Altíssimo, etc. – Por sua bondade, que é superior a todos os outros seres, e tem todos os eventos em suas mãos e sob seu controle; ele não será movido – O trono de Davi, e de sua semente, o Messias, permanecerá firme, embora todos os poderes na terra se combinem para derrubá-lo. “O trono de Cristo, como homem”, diz o Dr. Horne, “foi erguido e estabelecido por sua confiança e confiança no Pai durante sua humilhação e paixão. A fé em Deus, portanto, é o caminho que leva à honra e à estabilidade. ”

Comentário de E.W. Bullinger

confia = conflita. Hebraico. batah. App-69.

misericórdia = benignidade ou graça.

MAIS ALTA. Hebraico. Elyon.

Comentário de Adam Clarke

O rei confia no Senhor – Não foi por minha habilidade ou bravura que obtive essa vitória, mas pela fé no forte braço protetor e conquistador de Jeová.

Ele não deve se comover – Talvez isso possa ser melhor compreendido sobre quem foi o protótipo de Davi. Seu trono, reino e governo permanecerão para sempre.

Comentário de John Calvin

7. Pois o rei confia. Aqui, novamente, os piedosos israelitas se gloriam em que seu rei seja estabelecido, porque ele confia em Deus; e eles expressam ao mesmo tempo como ele confia nele, a saber, pela esperança ou confiança. Eu li o versículo inteiro como uma frase, de modo que só há um verbo principal, e explico-o assim: – O rei, ao colocar pela fé sua dependência de Deus e de sua bondade, não estará sujeito aos desastres que derrubam o reinos deste mundo. Além disso, como já dissemos antes, que quaisquer que sejam as bênçãos que os fiéis atribuam a seu rei pertencem a todo o corpo da Igreja, aqui é feita uma promessa, comum a todo o povo de Deus, que pode servir para nos manter tranquilos no meio as várias tempestades que agitam o mundo. O mundo gira em torno de uma roda, pela qual acontece que aqueles que foram elevados ao topo são precipitados para o fundo em um momento; mas aqui é prometido que o reino de Judá, e o reino de Cristo do qual era um tipo, serão isentos de tais vicissitudes. Lembremo-nos de que aqueles que só têm a firmeza e a estabilidade aqui prometidos, que se lançam ao seio de Deus por uma fé garantida e, confiando em sua misericórdia, comprometem-se a sua proteção. A causa ou o fundamento dessa esperança ou confiança é ao mesmo tempo expressa, e é isso que Deus misericordiosamente valoriza seu próprio povo, a quem ele recebeu graciosamente em seu favor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *