Estudo de Salmos 24:3 – Comentado e Explicado

Quem será digno de subir ao monte do Senhor? Ou de permanecer no seu lugar santo?
Salmos 24:3

Comentário de Albert Barnes

Quem subirá ao monte do Senhor? Monte Sião; chamou a colina do Senhor, porque era o local designado para Sua adoração, ou o local de Sua morada. Veja as notas no Salmo 15: 1 . A idéia aqui é: “Quem subirá até lá com a intenção de permanecer ali? Quem é digno de morar lá? A pergunta é equivalente a perguntar: O que constitui a religião verdadeira? O que é necessário para a adoração aceitável a Deus? O que preparará uma pessoa para o céu?

Ou quem permanecerá em seu lugar santo? No tabernáculo, ou no lugar onde ele é adorado. Compare as notas no Salmo 1: 5 . Quem é digno de estar diante de Deus? Quem tem as qualificações necessárias para constituir a evidência de sua amizade?

Comentário de Joseph Benson

Salmos 24: 3 . Quem deve subir, etc. – O Dr. Hammond deduz da composição deste Salmo, que ele deveria ser cantado por duas companhias ou coros, um respondendo ao outro. Para reforçar sua conjectura de que foi realmente executada, ele observa que, em ocasiões muito solenes (e era essa), era comum os judeus se separarem, se dividirem em duas companhias, uma de um lado e a outra. no outro. Assim, desde a época de Moisés, seis tribos estavam no monte Gerizim, e as outras seis no monte oposto, Ebel. E Neemias menciona duas companhias que deram graças, Neemias 12:31 , das quais uma foi para a direita, Neemias 12:38 e a outra contra eles, Neemias 12:40 . Da mesma maneira, ele pensa que, na colocação solene da arca em Sião, os dois coros de cantores podem ficar, um de um lado do tabernáculo e o outro do outro, e repetir este Salmo. O Dr. Delaney, aprimorando essa idéia, imagina que o rei começou o concerto “com uma recitação solene e sonora” do primeiro verso. O coro, ele pensa, foi então dividido, e cada um cantou por sua vez, ambos se juntando no fim, pois ele o fundou nos mares, etc. Essa parte da música, ele supõe, durou até que a procissão chegasse aos pés da colina de Sion, e que então o rei se afastou e começou em tom solene: Quem subirá, etc. Então o primeiro coro de cantores respondeu: Mesmo quem tem mãos limpas, etc. O segundo refrão, que não se eleva, etc., até o final do sexto verso. “Deixe essa parte da música”, diz ele, “durar até que cheguem aos portões da cidade. Então o rei começou de novo na mais sublime e celestial tensão: Levantai a cabeça, ó portões, etc., que todos repetiram em coro. As pessoas designadas para guardar os portões (ou, talvez, as matronas de Jerusalém, encontrando Davi ali, como fizeram com Saul, ao voltar da conquista dos filisteus, 1 Samuel 18.) devem, em seguida, cantar: Quem é o rei da glória? e o primeiro e o segundo coro a responderem: É o Senhor, forte e poderoso, etc. E agora suponhamos que os instrumentos tomem os mesmos ares (o rei, os príncipes e as matronas se movendo para a medida) e os continuem até os portões da corte do tabernáculo: que o rei comece novamente : Erga suas cabeças, ó portões, etc., e seja seguido e respondido como antes: todos os fechos – instrumentos soando, cantos de coro, pessoas gritando – Ele é o Rei da Glória. Como os outros podem pensar sobre o assunto ”, acrescenta ele,“ não posso dizer (nem pretendo descrever), mas, por minha parte, não tenho noção de ouvir, ou de qualquer homem ter visto ou ouvido algo tão grande, tão solene, tão celestial, deste lado os portões do céu. ” Deixando o leitor julgar esta hipótese como lhe parecerá, voltamos à consideração de algumas das expressões que ocorrem nos versos assim mencionados. A colina do Senhor, mencionada neste versículo, ( Salmos 24: 3 ) era Sião, ou Moriah, o lugar do santuário de Deus e presença especial. O salmista, tendo afirmado e provado o domínio de Deus sobre toda a humanidade e, conseqüentemente, sua obrigação de adorá-lo e servi-lo, agora propõe uma pergunta mais necessária e importante, especialmente naqueles tempos, quando todas as nações, exceto Israel, estavam em um estado de profunda ignorância e erro em respeitá-lo, a saber, onde, como e por quem Deus seria servido, e seu favor e bênção poderiam ser desfrutados. O local é mencionado aqui e a qualificação das pessoas descritas nos versículos a seguir. Quem permanecerá – Para ministrar diante dele. Permanecer é a postura de ministros ou servos. Quem servirá a Deus com aceitação? Em seu lugar santo? O lugar que ele santificou por seu serviço.

Comentário de E.W. Bullinger

a colina = a montanha (de Sião, ao sul de Moriá). Sete vezes assim chamados: aqui e Gênesis 22:14 . Números 10:33 . Isaías 2: 3 ; Isaías 30:29 . Miquéias 4: 2 . Zacarias 8: 3 . Veja App-68.

Ou. A versão autorizada, 1611, dizia “E” . Alterado em 1769 para grego.

stand = levante-se. Compare Salmos 1: 5 .

piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Quem deve subir – Quem é suficientemente santo para esperar em seu templo? Quem está apto para ministrar no lugar santo?

Comentário de John Calvin

3. Quem ascenderá até. Como é sabido que foi de pura graça que Deus ergueu seu santuário e escolheu para si uma morada entre os judeus, Davi faz apenas uma referência tácita a esse assunto. (543) Ele insiste principalmente no outro ponto contido no versículo, o de distinguir os verdadeiros israelitas dos falsos e bastardos. Ele considera que o argumento pelo qual exorta os judeus a levar uma vida santa e justa é a de que Deus os havia separado do resto do mundo, como sua herança peculiar. O resto da humanidade, é verdade, vendo que foram criados por ele, pertence ao seu império; mas quem ocupa um lugar na igreja é mais parecido com ele. Todos aqueles, portanto, a quem Deus recebe em seu rebanho, ele chama à santidade; e ele os impõe a obrigação de segui-lo por sua adoção. Além disso, com essas palavras, Davi repreende indiretamente os hipócritas, que escreveram não falsamente para tomar para si o santo nome de Deus, pois sabemos que eles geralmente são exaltados com orgulho, por causa dos títulos que eles tomam sem as excelências que esses títulos implica, contentando-se em ter apenas distinções externas; (544) sim, antes ele magnifica propositadamente essa graça singular de Deus, para que todo homem aprenda por si mesmo, que não tem direito de entrada ou acesso ao santuário, a menos que se santifique para servir a Deus em pureza. Os ímpios e maus, é verdade, tinham o hábito de recorrer ao tabernáculo; e, portanto, Deus, pelo profeta Isaías ( Isaías 1:12 ), os censura por terem entrado indignamente em suas cortes e usando a calçada. Mas aqui Davi trata daqueles que legalmente podem entrar no santuário de Deus. Como a casa de Deus é santa, se é que tem algum imprudente, e sem direito, apressa-se nela, sua corrupção e abuso não passam de poluentes. Como, portanto, eles não sobem lá legalmente, Davi não dá conta da subida deles; sim, antes, sob essas palavras, inclui-se uma severa repreensão à conduta de homens perversos e profanos, em ousar subir ao santuário e poluí-lo com sua impureza. Sobre esse assunto, falei mais profundamente no 15º salmo. Na segunda parte do versículo, ele parece denotar perseverança, como se dissesse: Quem subirá ao monte de Sião para aparecer e permanecer na presença de Deus? A palavra hebraica ??? , kum , é verdade, às vezes significa levantar-se , mas geralmente é levada para permanecer , como vimos no primeiro salmo. E embora essa seja uma repetição da mesma idéia, declarada na cláusula anterior, não é simplesmente assim, mas Davi, ao expressar o fim para o qual eles devem avançar, ilustra e amplia o assunto; e essa repetição e amplificação o encontramos frequentemente fazendo uso de outros salmos. Em resumo, quanto mais os ímpios se misturavam aos bons da igreja, no tempo de Davi, ele declara o quão inútil é fazer uma profissão externa, a menos que exista, ao mesmo tempo, verdade no homem interior . O que ele diz sobre o tabernáculo da aliança deve ser aplicado ao governo contínuo da igreja.

Comentário de John Wesley

Quem subirá ao monte do Senhor? ou quem permanecerá em seu lugar santo?

A colina – Sião ou Moriá, o lugar do santuário de Deus e presença especial. Tendo afirmado o domínio de Deus sobre toda a humanidade, ele agora propõe uma pergunta importante: por quem Deus será servido e sua bênção desfrutada? Stand – Ministrar diante dele. Permanecer é a postura de ministros ou servos. Quem deve servir a Deus, com a aceitação de Deus.

Lugar Santo – No lugar que ele santificou por seu serviço.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *