Estudo de Salmos 26:8 – Comentado e Explicado

Senhor, amo a habitação de vossa casa, e o tabernáculo onde reside a vossa glória.
Salmos 26:8

Comentário de Albert Barnes

Senhor, amei a habitação da tua casa – amei habitar na tua casa. Veja as notas no Salmo 23: 6 . O salmista freqüentemente se refere ao deleite na casa de Deus – o local de culto público; seu amor por estar ali unido ao povo de Deus nos serviços solenes da religião. Compare Salmos 84: 1-2 , Salmos 84: 4 , Salmos 84:10 ; Salmo 27: 4 .

E o lugar onde mora a tua honra – Margem, “o tabernáculo da tua honra”. Isso pode realmente se referir ao tabernáculo; e a idéia pode ser que ele amou o lugar onde descansava em suas andanças. Mas o significado mais correto é que ele amou o lugar onde descansava a “glória” de Deus – a Shekinah – o símbolo de Sua presença; isto é, o lugar onde Deus teve o prazer de se manifestar, e onde Ele habitou. Onde quer que estivesse, ele sentia prazer em estar lá; e que ele assim amava o lugar onde Deus se manifestava, era para ele uma evidência de verdadeira piedade. É sempre uma evidência de piedade, pois não pode haver verdadeira religião onde a alma não encontre prazer na adoração a Deus. Uma pessoa que não se deleita com esse serviço aqui, não está preparada para o céu, onde Deus habita eternamente.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 26: 8 . A habitação da tua casa Isso certamente significa o tabernáculo, onde a arca de Deus foi guardada e onde ele manifestou sua presença peculiar por uma aparência visível e gloriosa. O Dr. Hammond diz que a habitação da tua casa pode, por aposição, ser a tua casa de habitação; como dizemos em inglês uma mansão, ou seja, um local para habitação diária; como o tabernáculo era para Deus; ele prometeu estar continuamente presente lá. Ver Êxodo 29:42 ; Êxodo 29:45 . Podemos apresentar o versículo: Senhor, amei a tua mansão e o lugar do tabernáculo da tua glória.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 26: 8 . Amei a habitação da tua casa – isto é, o teu santuário e culto, que é uma evidência da minha piedade por ti, pois tenho dado muitas provas da minha justiça e integridade para com os homens. Nada é mais doloroso para mim do que ser impedido de te ver e servir em tua casa. Onde tua honra habita – Hebraico, ?????? , chebodeka, tua glória, significando também: 1ª, A arca, assim chamada 1 Samuel 4:22 ; Salmos 78:61 ; ou 2d, a presença gloriosa e graciosa de Deus, ou a manifestação de sua glória, a saber, de seu poder glorioso, fidelidade e bondade. Observe, leitor, tudo o que verdadeiramente ama a Deus, verdadeiramente ama suas ordenanças; e, portanto, eles os amam, porque neles Deus manifesta sua honra e glória, e eles têm a oportunidade de honrá-lo e glorificá-lo. E embora o prazer de se aproximar dele e de ter comunhão com ele seja uma fonte constante de prazer para eles, é também uma evidência confortável de sua integridade e um penoso reconhecimento de sua felicidade infinita.

Comentário de E.W. Bullinger

habitação = habitação: implicando segurança.

casa. Referindo-se não ao Templo, mas ao Tabernáculo de Davi em Sião. Compare Salmos 5: 7 e veja abaixo.

o lugar, etc. = o lugar do Teu glorioso Tabernáculo.

habita. Hebraico. shakan. Veja a nota em “colocado” ( Gênesis 3:24 ).

Comentário de Adam Clarke

Senhor, amei a habitação da tua casa – usei cuidadosamente as tuas ordenanças, a fim de obter mais graça para me ajudar a perseverar. E eu não tenho prestado atenção a esses deveres, apenas porque eles eram meus; mas amei o lugar onde mora a tua honra; e meu prazer pelas tuas ordenanças tornou minha presença tão agradável quanto proveitosa. Este versículo seria melhor traduzido: Jeová, eu amei a habitação da tua casa e o lugar do tabernáculo da tua glória. A habitação deve significar o santo dos santos, onde a Presença Divina foi manifestada; e o lugar do tabernáculo deve se referir ao propiciatório, ou o lugar onde a glória do Senhor apareceu entre os querubins, sobre a tampa ou a cobertura da arca da aliança. De sua habitação lá, Mishcan , o lugar e a aparência foram chamados ????? shechinah ; a habitação de Jeová, ou aquela aparência gloriosa que era o símbolo da Presença Divina.

Comentário de John Calvin

8. Ó Jeová! Eu amei, etc. Nesse versículo, ele confirma o que havia dito antes, que não entrou no santuário de maneira descuidada, mas com séria devoção. Homens irreligiosos, embora frequentemente recorram às assembléias sagradas, os freqüentam apenas como lugares à espreita, onde podem escapar dos olhos de Deus. Pelo contrário, os verdadeiramente piedosos e de coração puro recorrem a eles, não por uma vaidosa ostentação, mas como sinceramente empenhados em buscar a Deus, eles voluntariamente e afetuosamente empregam a ajuda que ele lhes proporciona; e a vantagem que deles derivam cria amor para eles em seus corações e anseia por eles. Esta declaração mostra mais adiante que, no entanto, Davi superou os outros na fé, ainda assim, não ficou sem medo de que a violência de seus inimigos o privasse dos meios comuns de instrução que Deus havia conferido à sua Igreja. Ele sentiu sua necessidade da disciplina e ordem comuns da Igreja, e, portanto, esforçou-se ansiosamente para manter o prazer deles. A partir disso, inferimos o orgulho ímpio daqueles que consideram desnecessário o desprezo pelos serviços da religião, embora o próprio Davi não pudesse viver sem eles. Outra consideração, de fato, existia naqueles dias, confesso, enquanto a lei, como um professor, mantinha o povo antigo em estado de servidão em comparação com o nosso. Nosso caso, no entanto, é um deles com relação a isso, que a fraqueza de nossa fé requer ajuda, assim como a deles. E como Deus, para esse propósito, designou os sacramentos, bem como toda a ordem da Igreja, ai do orgulho daqueles que abandonam de forma imprudente os serviços que percebemos terem sido prestados com tanta estima pelos devotos servos de Deus. A palavra hebraica ???? , me-on, de acordo com alguns, é derivada de uma palavra (575) que significa olho; e eles traduzem beleza ou aparência. Esta é a tradução da Septuaginta. (576) Mas como quase sempre a palavra é usada para significar uma morada, que é mais simples, prefiro mantê-la. O santuário é chamado casa de Deus e a morada de sua glória; e sabemos com que frequência expressões desse tipo são empregadas nas Escrituras para dar testemunho da presença de Deus. Não que Deus morasse em uma tenda ou desejasse limitar a mente de seu povo a símbolos terrenos; mas era necessário lembrar os fiéis da bondade atual de Deus, para que não pensassem que o procuravam em vão, como já dissemos em outros lugares. Agora, para que a glória de Deus habite entre nós, é necessário que uma imagem viva dela brilhe em palavras e sacramentos. Disso se segue que os templos considerados entre os papistas são apenas bordéis imundos de Satanás.

Comentário de John Wesley

Senhor, amei a habitação da tua casa e o lugar onde habita a tua honra.

Casa – Teu santuário e adoração.

Honra – Tua presença gloriosa e graciosa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *