Estudo de Salmos 26:9 – Comentado e Explicado

Não leveis a minha alma com a dos pecadores, nem me tireis a vida com a dos sanguinários,
Salmos 26:9

Comentário de Albert Barnes

Não junte minha alma aos pecadores – Margem, “não tire”. A palavra traduzida como “reunir” significa apropriadamente “coletar”; “colher” como frutos, Êxodo 23:10 ; espigas de trigo, Rth 2: 7; dinheiro, 2 Reis 22: 4 . Existe a ideia de reunir ou coletar; e o significado aqui é que ele desejava não se unir às pessoas iníquas ou ser considerado um deles. Não se refere particularmente, como apreendo, à morte, como se ele rezasse para que não fosse abatido por pessoas más; mas tem um significado mais geral – que ele não desejava, nesta vida, na morte ou no mundo futuro, unir-se aos iníquos. Ele desejava que sua sorte pudesse ser com aqueles que reverenciavam a Deus, e não com aqueles que eram Seus inimigos. Ele estava unido com aqueles que temiam a Deus agora; ele desejou que ele pudesse se unir a eles para sempre. Isso é expressivo da verdadeira religião; e esta oração deve sair realmente de todo coração piedoso. Aqueles que verdadeiramente amam a Deus devem desejar que sua sorte esteja com seus amigos, neste mundo e no mundo vindouro, por mais pobres, humildes e desprezados que sejam; não com pecadores, por mais prósperos, honrados, alegres ou ricos, eles possam ser. A palavra “minha alma” aqui é sinônimo de “eu”; e o significado é que ele desejava que “ele próprio” não fosse assim reunido com os pecadores. É a mesma palavra que é comumente traduzida como “vida”.

Nem minha vida – Esta palavra significa corretamente “vida”; e a oração é que sua vida não seja tirada ou destruída com essa classe de homens. Ele não queria estar associado a eles quando morreu ou estava morto. Ele preferira a sociedade dos justos; e orou para que ele morresse como havia vivido, unido no sentimento e no destino com aqueles que temiam e amavam a Deus.

Com homens sangrentos – Margem, “homens de sangue”. Pessoas que derramam sangue – ladrões, assassinos – termo usado para denotar os iníquos. Veja as notas no Salmo 5: 6 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 26: 9 . Não reúna Unir não.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 26: 9-10 . Não reúna minha alma – isto é, minha vida, como é explicado na próxima cláusula; com pecadores – pecadores preguiçosos e obstinados, como as seguintes palavras os descrevem, sendo freqüentemente chamados de pecadores por meio de eminência. Não me amarre no mesmo embrulho, nem me coloque na mesma condição maldita e miserável com eles. Vendo que amei tua casa e adoração, e me esforcei para servi-lo de maneira aceitável, não apenas com a pureza cerimonial, mas com a pureza moral de coração e vida, não me trates como queres com aqueles que estão cheios de impiedade e injustiça; não me destruas com eles, os justos com os ímpios; mas salva-me na calamidade comum, como costuma fazer em tais casos. Em cujas mãos há travessuras – que não apenas imaginam travessuras em seus corações, mas persistem nela e as executam com as mãos. E a mão direita – que deve ser estendida para executar a justiça e punir os ofensores; está cheio de suborno – pelo qual eles são induzidos a perverter a justiça, absolver os culpados e punir os inocentes.

Comentário de E.W. Bullinger

Coletar não = Destruir não. Hebraico. “asaf. Um homônimo. Veja a nota em ” receber “ ( Números 12:14 , Números 12:15 ).

minha alma = eu (enfático). Hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de Adam Clarke

Não junte minha alma aos pecadores – Como nunca amei a companhia deles, nem segui a prática deles, não permita que meu lote eterno seja lançado com eles! Eu não os amo nem os seus caminhos; que eu nunca esteja condenado a passar uma eternidade com eles!

Comentário de John Calvin

9. Não junte minha alma a homens perversos. Tendo agora afirmado sua inocência, ele recorreu novamente à oração e clama a Deus para defendê-lo. À primeira vista, de fato, parece estranho orar para que Deus não envolva um homem justo na mesma destruição que os ímpios; mas Deus, com indulgência paterna, permite essa liberdade na oração, para que seu povo possa, assim, corrigir suas ansiedades e vencer os medos com os quais são tentados. Davi, quando concebeu essa súplica, a fim de se libertar da ansiedade e do medo, colocou diante de seus olhos o justo julgamento de Deus, a quem nada é mais repugnante do que misturar bem e mal sem distinção. A palavra hebraica ??? , asafe, algumas vezes significa reunir-se e outras vezes destruir. Nesse lugar, sou de opinião que isso significa reunirse em uma pilha, como costumava ser o caso de um massacre confuso. Essa foi a objeção declarada por Abraão,

“Está longe de ti fazer desta maneira, matar os justos com os ímpios; e que os justos sejam como os ímpios, que estejam longe de ti.” ( Gênesis 18:25 )

Lembremo-nos, portanto, que essas formas de oração são ditadas pelo Espírito Santo, a fim de que os fiéis possam, sem hesitar, assegurar-se de que Deus ainda permanece em inquisição no caso de todos os homens, para finalmente julgar com justiça. Na segunda cláusula, em vez da frase, homens maus, ele usa homens ensanguentados, ampliando o que havia dito. Pois, embora muitos homens maus não se apressem a matar de uma só vez, ainda assim, com o tempo, se endurecem à crueldade; nem Satanás lhes permite descansar até que ele os precipite em ações de sangue.

Comentário de John Wesley

Não ajunta a minha alma aos pecadores, nem a minha vida aos homens sangrentos.

Colete não – Não me amarre no mesmo pacote ou me coloque na mesma condição amaldiçoada com eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *