Estudo de Salmos 28:4 – Comentado e Explicado

Tratai-os de acordo com as suas ações, e conforme a malícia de seus crimes. Retribuí-lhes segundo a obra de suas mãos; dai-lhes o que merecem,
Salmos 28:4

Comentário de Albert Barnes

Dê-os de acordo com suas ações – lide com eles com retidão. Recompense-os como merecem.

E de acordo com a maldade de seus empreendimentos – Seus desígnios; seus trabalhos; seus planos.

Dê-os após o trabalho de suas mãos – Recompense-os de acordo com o que fazem.

Dê a eles seu deserto – Uma justa recompensa. Todo esse versículo é uma oração para que Deus lide “de maneira justa” com eles. Não há evidências de que haja algo de vingança ou malícia na oração. Por si só considerado, não há impropriedade em orar para que “justiça” possa ser feita aos violadores da lei. Veja a introdução geral, seção 6.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 28: 4 . Render a eles seu deserto Sua própria renderização; como eles renderam a outros. Este versículo seria traduzido melhor no futuro: você lhes daria, etc. Veja o próximo verso.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 28: 4 . Dê-os de acordo com suas ações, etc. – É oportuno que eles sofram como agiram e colham o fruto de suas múltiplas iniquidades. Dê-os após o trabalho de suas mãos, etc. – Ofereça uma recompensa a eles de acordo com suas obras e lide com eles como eles lidaram com os outros. Este versículo seria melhor traduzido no futuro; Tu dás, & c. Pois essa oração é evidentemente uma profecia, que Deus, mais cedo ou mais tarde, prestará a todos os pecadores impenitentes de acordo com seus desertos: veja o próximo versículo e observe os Salmos 5:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

eles. Observe a figura do discurso Repetitio (App-6), para ações de ênfase = ação ou trabalho.

empreendimentos = práticas. trabalhos. Alguns códigos, com aramaico, Septuaginta e Vulgata, leem “obras” (plural)

Comentário de Adam Clarke

Dê a eles – é o mesmo que você lhes daria; uma declaração profética de qual será a sorte deles.

Comentário de John Calvin

4. Dê-os de acordo com suas obras. Tendo assim solicitado a Deus que respeitasse sua inocência, o salmista lança uma maldição contra seus inimigos. E o acúmulo de palavras mostra que ele havia gemido longa e profundamente sob o fardo antes de sair para desejar tal vingança. Ele sugere que os ímpios de quem ele fala transgrediram nem uma vez, nem por um curto período de tempo, nem de uma maneira, mas que eles haviam procedido tão longe em seus constantes atos maus, que sua audácia não seria mais suportada. Sabemos como é uma tentação penosa e dolorosa ver o ímpio procedendo sem medida ou fim, como se Deus conivesse com a iniquidade deles. Davi, portanto, cansado como sempre com tolerância contínua e desmaio sob o fardo, implora a Deus, por fim, para conter a devassidão de seus inimigos, que ultimamente deixaram de não acumular maldade sobre maldade. Assim, percebemos que não há nada supérfluo neste versículo; quando trabalha, ele acrescenta a maldade de seus atos, e o trabalho de suas mãos, e três vezes pede que eles recebam a recompensa que mereceram. Acrescente a isso que ele, ao mesmo tempo, presta testemunho de sua própria fé, à qual ostentando hipócritas muitas vezes compelem os filhos de Deus, enquanto, por seus enganos e desavenças, eles impõem os julgamentos do mundo. Vemos como os homens que se distinguem pela iniquidade, que não se contentam com a impunidade, não podem abster-se de oprimir os inocentes por falsas acusações, assim como o lobo, desejoso de fazer uma presa (597) dos cordeiros, de acordo com o provérbio comum, acusado. eles de perturbar a água. Davi é, portanto, compelido por essa exigência a pedir proteção a Deus. Aqui novamente ocorre a difícil pergunta sobre orar por vingança, que, no entanto, despacharei em poucas palavras, como já discuti em outros lugares. Em primeiro lugar, então, é inquestionável que, se a carne nos leva a buscar vingança, o desejo é perverso à Vista de Deus. Ele não apenas nos proíbe de apropriar o mal de nossos inimigos por vingança por ferimentos particulares, mas também não pode ser diferente de todos os desejos que surgem do ódio devem ser desordenados. O exemplo de Davi, portanto, não deve ser alegado por aqueles que são movidos por sua própria paixão intemperada em busca de vingança. O santo profeta não está inflamado aqui por sua própria tristeza particular para dedicar seus inimigos à destruição; mas deixando de lado o desejo da carne, ele julga o próprio assunto. Antes que um homem possa, portanto, denunciar a vingança contra os iníquos, ele deve primeiro se libertar de todos os sentimentos impróprios em sua própria mente. Em segundo lugar, deve ser exercida prudência, para que a hediondez dos males que nos ofendem nos leve a não zelar intemperante, o que aconteceu até com os discípulos de Cristo, quando desejavam que o fogo fosse trazido do céu para consumir aqueles que se recusavam a entreter seu Mestre, ( Lucas 9:54 .) Eles fingiram, é verdade, agir de acordo com o exemplo de Elias; mas Cristo os repreendeu severamente e lhes disse que eles não sabiam com que espírito eles eram atuados. Em particular, devemos observar esta regra geral, que cordialmente desejamos e trabalhamos para o bem-estar de toda a raça humana. Assim acontecerá que não apenas daremos lugar ao exercício da misericórdia de Deus, mas também desejaremos a conversão daqueles que parecem obstinadamente se apressar em sua própria destruição. Em suma, Davi, estando livre de toda paixão maligna, e igualmente dotado do espírito de discrição e julgamento, implora aqui não tanto sua causa como a causa de Deus. E por essa oração, ele lembra ainda mais a si mesmo e aos fiéis, que, embora os iníquos possam dar-se rédeas soltas na comissão de toda espécie de vício impunemente por um tempo, devem, por fim, permanecer diante do tribunal de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *