Estudo de Salmos 3:3 – Comentado e Explicado

Mas vós sois, Senhor, para mim um escudo; vós sois minha glória, vós me levantais a cabeça.
Salmos 3:3

Comentário de Albert Barnes

Mas tu, ó Senhor, és um escudo para mim – Não apenas nesses perigos, mas em todos os perigos. A declaração aqui tem uma forma geral, como se ele pudesse confiar nele o tempo todo. Isso mostra quais eram seus sentimentos na ocasião aqui mencionada, quando havia perigos em volta dele e quais eram seus sentimentos habitualmente em tempos de perigo. O escudo era uma parte bem conhecida da armadura antiga, de uso, de acordo com os modos antigos de guerra, quando espadas, lanças e flechas eram empregadas, mas só para uso então, pois não constituiriam defesa contra um mosquete ou bala de canhão. Eles eram geralmente feitos de couros grossos e grossos, presos a uma borda e tão presos ao braço esquerdo que podiam ser jogados prontamente diante do corpo quando atacados, ou de modo que, como geralmente eram mantidos, as partes vitais do corpo estaria protegido. Veja as notas em Efésios 6: 14-16 . ; Psalm 33:20 ; Psalm 84:11 ; Proverbs 30:5 . A partir desse uso do escudo, era natural falar de Deus como o “escudo” ou o “Protetor” de seu povo – uma denominação que muitas vezes é dada a ele nas Escrituras ( Gênesis 15: 1 ; Deuteronômio 33:29 ; 2 Samuel 22: 3 ; Salmo 28: 7 ; Salmo 119: 114 ; Salmo 144: 2 ; Salmo 33:20 ; Salmo 84:11 ; Provérbios 30: 5 .

Minha glória – Minha honra, ou a fonte da minha honra. Ou seja, ele me concede toda a honra que tenho, e é minha glória que confio nele. Considero uma honra poder, em tempos de perigo e angústia, confiar nele – um sentimento no qual todo verdadeiro filho de Deus se unirá.

E o levantador da minha cabeça – A cabeça, em tempos de angústia e tristeza, é naturalmente curvada, como se fosse dominada pelo peso da aflição. Veja Salmo 35:14 : “Eu me inclinei pesadamente como alguém que lamenta por sua mãe;” Salmo 38: 6 : “Estou profundamente abatido; Eu vou de luto o dia todo. Compare o Salmo 42: 5 ; Salmo 44:25 ; Salmo 57: 6 ; João 19:30 . Levantar a cabeça, portanto, ou elevar uma, é aliviar suas angústias ou eliminar seus problemas. Tal ajudante, diz David, ele sempre achou que Deus era, e ele o vê como alguém capaz de ajudá-lo ainda. Ou seja, ele sente que Deus pode tirar completamente suas mágoas atuais, a fim de restabelecê-lo em sua condição anterior feliz e honrada.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 3: 3 . Mas tu, ó Senhor, és um escudo, etc. – Davi, no meio de sua angústia, tendo se lembrado, imediatamente acalma sua mente confiando em Deus. Pela oração, ele se recomendou à proteção divina; e acalmou seus medos, que ele se deitou em silêncio, dormiu confortavelmente e acordou tranquilo e tranquilo, como se nenhum perigo o cercasse; e resolveu que as combinações mais formidáveis ??contra ele não deveriam desencorajá-lo e aterrorizá-lo: Salmos 3: 4-6 . Tu és a minha glória, significa “regozijo-me” e glória na tua proteção; também sabendo que “você é capaz de me restaurar à minha dignidade e poder anteriores”. Erguer a cabeça é a marca da prosperidade, facilidade e conforto, e de uma mente exaltada e alegre na posse dela. Assim, Zofar fala do próspero hipócrita, para que sua alegria persista por um momento, embora sua cabeça chegue às nuvens: Jó 20: 5-6 . Algo como Horace, Sublimi feriam sidera vertice; que Dacier interpreta, J’apporterai é uma excelente frente jusqu ‘aux cieux. Quando, portanto, Davi fala de Deus como o levantador de sua cabeça, ele quer dizer que Deus removeria suas angústias, o faria triunfar sobre todos os seus inimigos e faria com que ele visse com alegria e alegria a recuperação completa de sua prosperidade e honras. Chandler.

Salmos 3: 5-6 . Deitei-me e dormi . Era um argumento de coragem estabelecida, e mostra a vantagem indizível de uma confiança religiosa em Deus, que Davi conseguiu, em circunstâncias tão angustiantes e perigosas, deitar-se, dormir calmamente e acordar. paz: mas o que aquele homem não pode fazer, sustentado por Deus, sustentado por ele, como a palavra samak significa corretamente, inspirando sua mente com determinação e coragem? Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 3: 3 . Mas tu és um escudo para mim – ou, sobre mim, por todos os lados, onde também estão meus inimigos; isto é, tu és a minha defesa; minha glória – Você anteriormente deu, e ainda me dará, ocasião de gloriar-se em teu poder e favor; e o levantador da minha cabeça – Tu me restabelecerás ao meu antigo poder e dignidade. Assim, Davi, no meio de seus perigos e angústias, acalma sua mente, lembrando o poder, o amor e a fidelidade de Deus, e confiando nele. Leitor, vá e faça o mesmo em todas as suas perplexidades e problemas.

Comentário de E.W. Bullinger

é um escudo. Metáfora da figura de linguagem (App-6); “shield” colocado pela figura do discurso Metonymy (of Adjunct), App-6, para defesa.

para me = sobre mim.

minha cabeça. Figura do discurso Synecdoche (da parte), App-6, colocado para a pessoa inteira.

Comentário de Adam Clarke

Tu, ó Senhor, és um escudo – Como um escudo cobre e defende o corpo dos golpes de um adversário, assim tu me cobrirás e me defenderás daqueles que se levantam contra mim.

O levantador da minha cabeça – Tu me restaurarás ao estado de onde meus inimigos me derrubaram. Este é o significado da frase; e isso ele fala profeticamente. Ele estava satisfeito que a libertação ocorreria, daí sua confiança na oração; para que o encontremos, com uma despreocupação comparativa, deitando-se em sua cama, esperando a proteção segura do Todo-Poderoso.

Comentário de John Calvin

O copulativo e deve ser resolvido na partícula disjuntiva, mas, porque Davi emprega linguagem cheia de confiança, em oposição à dureza e zombarias profanas de seus inimigos (39) e testemunha que, o que quer que eles digam, ele confiaria na palavra de Deus. Além disso, parece que ele já havia alimentado uma esperança garantida de libertação, devido às circunstâncias aqui presentes, sem mencionar sua atual calamidade como um castigo infligido a ele pela mão de Deus; mas, dependendo da ajuda divina, ele encontra corajosamente seus inimigos, que estavam travando uma guerra ímpia e perversa contra ele, pois eles pretendiam depor um rei verdadeiro e lícito de seu trono. Em suma, tendo reconhecido seu pecado antes, ele agora leva em consideração apenas os méritos da causa atual. E assim torna-se servo de Deus agir quando molestado pelos iníquos. Tendo lamentado seus próprios pecados e humildemente se sacrificado à misericórdia de Deus, eles devem manter os olhos fixos na causa óbvia e imediata de suas aflições, para que não possam duvidar da ajuda de Deus quando imerecidamente submetidos ao mal. tratamento. Especialmente quando, por serem malvados, a verdade de Deus se opõe, eles devem ser grandemente encorajados e se gloriar na certeza de que Deus, sem dúvida, manterá a verdade de suas próprias promessas contra esses personagens perversos e abandonados. Se tivesse acontecido de outra forma com Davi, ele poderia ter reivindicado essas coisas para si mesmo sem fundamento, visto que havia se privado da aprovação e da ajuda de Deus ao ofendê-lo. (40) Mas, convencido de que não havia sido totalmente excluído do favor de Deus, e de que a escolha de Deus de ser rei permaneceu inalterada, ele se encoraja a esperar uma questão favorável para suas provações atuais. E, em primeiro lugar, comparando Deus a um escudo, ele quer dizer que foi defendido por seu poder. Por isso, ele também conclui que Deus era sua glória, porque ele seria o mantenedor e defensor da dignidade real que ele tinha o prazer de conferir a ele. E, por isso, ele se tornou tão ousado que declara que andaria com uma sobrancelha descarada. (41)

Comentário de John Wesley

Mas tu, SENHOR, és um escudo para mim; minha glória, e o que se levanta da minha cabeça.

Um escudo – minha defesa.

Minha glória – Você já deu anteriormente, e ainda mais dará ocasião de se gloriar em teu poder e favor.

Levante-se – Você me restaurará o meu antigo poder e dignidade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *