Estudo de Salmos 3:7 – Comentado e Explicado

Levantai-vos, Senhor! Salvai-me, ó meu Deus! Feris no rosto todos os que me perseguem, quebrais os dentes dos pecadores.
Salmos 3:7

Comentário de Albert Barnes

Levante-se, ó Senhor – Este é um modo comum de invocar Deus nas Escrituras, como se ele estivesse sentado parado ou inativo. É, é claro, linguagem tirada das concepções humanas, pois nos intervalos do esforço ativo, no trabalho ou na batalha, sentamos ou deitamos e, quando nos envolvemos em trabalhos, surgem de nossa postura sentada ou reclinada. Assim, a mente se acostuma a pensar em Deus. A idéia é simplesmente que Davi agora pede a Deus que se interponha em seu favor e o liberte.

Salve-me, ó meu Deus – Ele ainda estava cercado por numerosos inimigos e, portanto, clama sinceramente a Deus para ajudá-lo. De acordo com um uso comum nas Escrituras, e com o que é certo para todo o povo de Deus, ele o chama de “seu” Deus: “ó meu Deus”. Ou seja, ele era o Deus que ele reconheceu como seu Deus em distinção de todos os ídolos, e que se manifestara como seu Deus pelas muitas misericórdias que ele lhe conferira.

Pois tu feriste todos os meus inimigos – Ou seja, em exigências anteriores ou em ocasiões anteriores. Nos seus conflitos com Saul, com os filisteus e com as nações vizinhas, ele fez isso; e como resultado de tudo o que o havia estabelecido no trono, o colocou sobre o reino. Na lembrança de tudo isso, ele apela com plena confiança de que o que Deus havia feito por ele antes de fazer agora, e que, apesar de estar cercado por inúmeros inimigos, ele interpuseria novamente. Portanto, podemos obter consolo e segurança no presente problema ou perigo da lembrança do que Deus fez por nós nos tempos antigos. Quem nos salvou em antigos perigos ainda pode nos salvar; podemos acreditar que aquele que não nos abandonou nesses perigos não nos abandonará agora.

No osso da bochecha – Essa linguagem parece ser retirada da comparação de seus inimigos com bestas selvagens; e a idéia é que Deus os desarmou como alguém faria com um leão ou tigre quebrando os dentes. O osso da bochecha denota o osso no qual os dentes são colocados; e ferir isso, é desarmar o animal. A idéia aqui não é a de “insulto”, portanto; mas o significado é simplesmente que ele os privou do poder de fazê-lo errado.

Você quebrou os dentes dos ímpios – A mesma idéia é aqui expressa sob outra forma: “como se” os dentes dos animais selvagens fossem quebrados, tornando-os inofensivos. Como Deus havia desarmado seus inimigos em tempos passados, o salmista esperava que ele fizesse a mesma coisa agora, e ele convocou-o com confiança.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 3: 7 . Levante-se, ó Senhor, etc. – Davi relatou nos versículos anteriores o estado de sua mente durante sua fuga; depois, ele expressa sua gratidão a Deus por sua libertação, que ele atribui inteiramente ao seu poder e bondade; e, consciente de que sua segurança futura deve depender de seu favor, de repente ele clama: Levanta-te, ó Jeová, e salva-me, ó meu Deus! e então, lembrando instantaneamente a salvação que Deus havia feito por ele, ele começa com o reconhecimento agradecido disso. Em verdade, feriste todos os meus inimigos. Aqueles que sabem quais são os prazeres da devoção, não podem familiarizar-se com essas repentinas transições da mente de um objeto para outro e com as várias afeições que são excitadas, à medida que os diferentes pensamentos do coração os despertam e os animam. Davi, neste versículo, compara seus inimigos a bestas selvagens, que rasgam suas presas com os dentes e a trituram com suas mandíbulas. Em países abundantes com essas criaturas vorazes, essas alusões são naturais e expressivas. Aqui, Davi se encoraja em Deus, pela experiência que teve de sua graciosa interposição a seu favor; salvando-o de seus inimigos cruéis, que freqüentemente tentavam sua destruição. Mas Deus os feriu na bochecha e quebraram os dentes; isto é, privou-os totalmente de seu poder de machucá-lo; como um animal selvagem é impedido de devorar sua presa, quando suas mandíbulas são quebradas e seus dentes arrancados. Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 3: 7 . Levante-se, ó Senhor, salve-me – Não se atrase mais, mas deixe-os ver que você não me abandonou; Ó meu Deus – que és meu por relação e convênio especiais: Senhor, salve o seu. Livra-me desses meus súditos rebeldes, cuja política e poder sou incapaz de suportar sem ti. Pois tu feriste meus inimigos – Nomeadamente, em tempos passados; no osso da bochecha – Hast desconcertou e envergonhou-os, os subjugou e os expôs a desprezo e censura. Quebraste os dentes dos ímpios – isto é, a força deles e os instrumentos de sua crueldade. Como, então, até agora você me ajudou, não me deixe agora; mas livra-me destes, como anteriormente me livraste de outros inimigos poderosos. Assim, Davi, angustiado, encorajou-se em Deus pela experiência que ele teve de suas antigas interações graciosas a seu favor, salvando-o de seus inimigos cruéis, que frequentemente tentavam sua destruição, e a quem ele compara aos animais selvagens, rasgar suas presas com os dentes e triturar com suas mandíbulas, uma alusão que, em um país repleto de criaturas vorazes, era natural e expressiva. Alguns, no entanto, o consideram como relatando, nos versos anteriores, o estado de sua mente durante sua fuga e expressando, na parte final deste e no seguinte, sua gratidão por sua libertação, que ele atribui inteiramente a O poder e a bondade de Deus. Veja Chandler.

Comentário de E.W. Bullinger

ímpios = sem lei. Hebraico. rasha “. App-44.

Comentário de Adam Clarke

Levante-se, ó Senhor – Embora ele soubesse que Deus havia empreendido sua defesa, ele sabia que sua proteção contínua dependia de sua oração e fé contínuas. Deus nunca deixa de ajudar enquanto oramos. Quando nossas mãos caem, e restringimos a oração diante dele, podemos então, com justiça, temer que nossos inimigos prevaleçam.

Aqueles feridos – Ou seja, ferirás. Ele fala com total confiança da interferência de Deus; e sabe com certeza que ele terá a vitória, como se já a tivesse. Quebrar as mandíbulas e os dentes são expressões que implicam, confundindo e destruindo um adversário; tratando-o com extremo desprezo; usando-o como um cachorro, etc.

Comentário de John Calvin

7 Levanta-te, Senhor. Como nos versículos anteriores, Davi se gabava de seu estado quieto, agora parecia que ele deseja que o Senhor seja preservado em segurança durante toda a sua vida; como se ele tivesse dito: Senhor, já que derrotaste meus inimigos, conceda que esta tua bondade possa me seguir e continue até o fim do meu curso. Mas porque não é incomum que Davi, nos Salmos, misture várias afeições, parece mais provável que, depois de mencionar sua confiança em Deus, ele volte novamente para fazer as mesmas orações que no início. (45) Ele, portanto, pede para ser preservado, porque ele estava em perigo eminente. O que se segue a respeito de ferir seus inimigos pode ser explicado de duas maneiras: ou ao orar, ele recorda suas vitórias anteriores, ou que, tendo experimentado a ajuda de Deus e obtido a resposta de suas orações, ele agora a segue. por ação de graças: e esses últimos significados estou muito inclinado a adotar. Em primeiro lugar, então, ele declara que fugiu para Deus em busca de ajuda nos perigos, e humildemente orou por libertação, e depois que a salvação lhe foi concedida, ele agradece, pelo que testemunha, que reconheceu que Deus era o autor. da libertação que ele obteve. (46)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *