Estudo de Salmos 30:4 – Comentado e Explicado

Ó vós, fiéis do Senhor, cantai sua glória, dai graças ao seu santo nome.
Salmos 30:4

Comentário de Albert Barnes

Cantem ao Senhor, ó santos dele – Este apelo a outros para dar graças a Deus está em vista da misericórdia que ele experimentou. Ele os convida a se unirem a ele para celebrar os louvores daquele Deus que lhe havia mostrado tanta misericórdia. Não foi porque eles foram beneficiados por esses sinais do favor divino; mas:

(a) porque quando somos participantes da misericórdia divina, desejamos que outros possam nos ajudar a dar declarações ao louvor devido a Deus; e

(b) porque outros podem aprender com as misericórdias que nos são concedidas que Deus é digno de louvor, ou podem ver em Suas relações conosco um argumento para Sua bondade; e pode, portanto, unir-se adequadamente em Seu louvor.

Assim, a religião difunde sua influência sobre todos os que nos rodeiam e tende a “unir” os corações de muitos em todas as manifestações do caráter de Deus. A infidelidade é solitária e dissocial; a religião é social; e, não importa a quem o favor seja concedido, seu efeito é unir os corações de muitos uns aos outros e a Deus.

E dê graças à lembrança de sua santidade – Margin, “ao memorial”. O hebraico é “para a memória de sua santidade”. O sentido é, ao recordar os atos de sua santidade ou suas perfeições sagradas. Compare as notas no Salmo 22: 3 . A palavra “santidade” aqui é usada em grande sentido como denotando, não tanto o ódio ao pecado, como benevolência, bondade, misericórdia – a compaixão divina para com aqueles que estão com problemas ou perigo. É verdade que é um assunto apropriado de regozijo e louvor que Deus é um Deus santo, um Deus de verdade e justiça, um Deus que não pode encarar o pecado, mas com repulsa, um Deus cuja natureza é combinada com toda perfeição possível; mas essa não é a idéia exata aqui. A palavra refere-se à sua compaixão, bondade, bondade; e aos atos pelos quais aquilo havia sido manifestado ao salmista, como um fundamento adequado para gratidão e louvor.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 30: 4 . Agradeça na lembrança de sua santidade A santidade de Deus aqui se refere particularmente à sua verdade e fidelidade às suas promessas, que argumentam a retidão e santidade de sua natureza. Disso Davi tinha a maior e mais confortável segurança, tendo Deus finalmente o levado ao trono e o colocado em sua posse, apesar de muitas vezes ser reduzido ao maior risco de sua vida, e seu avanço para o reino parecer , de acordo com toda a probabilidade humana, quase impossível. Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 30: 4 . Agradeça na lembrança – ou, na menção, de sua santidade – Quando você se lembra, ou quando outros celebram, como eu faço hoje, a santidade da natureza de Deus; que ele manifesta por suas obras, por sua misericórdia e verdade, seu cuidado e bondade para com os santos. Da santidade de Deus, ou da retidão e santidade de sua natureza, demonstrada por sua fidelidade às promessas, Davi tinha a maior e mais confortável segurança. “Deus finalmente o trouxe ao trono e o colocou em posse dele, apesar de muitas vezes ser reduzido ao maior perigo de sua vida, e seu avanço para o reino parecia, de acordo com toda a probabilidade humana, quase impossível . ” Chandler.

Comentário de E.W. Bullinger

Cantar = Cantar louvores.

santos = favorecidos: literalmente homens dotados de graça. O homem natural não pode fazer isso ( 1 Coríntios 2:14 ).

Comentário de Adam Clarke

Cantem ao Senhor, ó santos dos seus – sacerdotes, que esperam nele em seu santuário, e cuja tarefa é oferecer orações e sacrifícios pelo povo, engrandecê-lo pela misericórdia que ele agora demonstrou ao permanecer tão destrutivo. praga.

Agradeça na lembrança de sua santidade – “ Sede santos”, diz o Senhor, “porque eu sou santo”. Quem pode agradecer na lembrança de sua santidade, é aquele que ama a santidade; quem odeia o pecado; quem deseja ser salvo dela; e encoraja-se com a lembrança da santidade de Deus, como ele vê nisso a natureza santa que ele deve compartilhar e a perfeição que ele está aqui para alcançar. Mas muitos que se dizem cristãos odeiam a doutrina da santidade; nunca a ouça inculcada sem dor; e a parte principal de seus estudos, e os de seus pastores, é descobrir com que pouca santidade eles podem racionalmente esperar entrar no reino de Deus. Ó ilusão fatal e destruidora de almas! Por quanto tempo um Deus santo sofrerá doutrinas tão abomináveis ??para poluir sua Igreja e destruir as almas dos homens?

Comentário de John Calvin

4. Cante a Jeová. Para melhor testemunhar sua gratidão, Davi pede a todos os santos que se juntem a ele cantando louvores a Deus; e sob uma classe ele descreve o corpo inteiro. Como ele fora preservado além de todas as expectativas e, nesse caso, havia sido instruído a respeito da bondade contínua e infinita de Deus para com todos os piedosos, ele irrompe nessa exortação, na qual inclui a libertação geral de toda a igreja, bem como a sua própria. . Ele ensina não apenas o que Deus havia sido para si mesmo, mas também como ele é generoso e prontamente acostumado a ajudar seu povo. Em resumo, confirmado por um exemplo em particular, ele volta seus pensamentos para a verdade geral. O significado do termo hebraico ?????? , chasidim , que traduzimos mansidão, pelo qual Davi frequentemente descreve os fiéis, já foi mostrado no décimo sexto Salmo. Sua adoção celestial deve estimulá-los ao exercício da beneficência, para que imitem a disposição de seu Pai,

“Quem faz nascer o seu sol sobre o mal e o bem” ( Mateus 5:45 .)

Não há nada em que os homens se assemelhem a Deus mais verdadeiramente do que fazer o bem aos outros. O memorial de sua santidade, na segunda cláusula do versículo, pode se referir ao tabernáculo; como se Davi tivesse exortado todos os filhos de Deus a comparecer diante da arca da aliança, que era o memorial da presença de Deus. A letra hebraica (627) ? , lamed, geralmente denota um lugar. No entanto, subscrevo prontamente a opinião deles, que pensam que memorial significa a mesma coisa que nome; pois Deus certamente se tornou digno de lembrança por suas obras, que são uma representação brilhante de sua glória, cuja visão deve nos despertar para louvá-lo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *