Estudo de Salmos 33:18 – Comentado e Explicado

Eis os olhos do Senhor pousados sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua bondade,
Salmos 33:18

Comentário de Albert Barnes

Eis que o olho do Senhor está sobre os que o temem – Ele os observa e “ele” os protege do perigo. Seus olhos estão, de fato, sobre todos os homens; mas é dirigido com atenção especial àqueles que o temem e confiam nele. A segurança deles está no fato de que os olhos de Deus estão sobre eles; que ele conhece os desejos deles; que ele vê seus perigos; que ele tem ampla capacidade de entregá-los e salvá-los.

Sobre aqueles que esperam em sua misericórdia – Sobre os piedosos; sobre seus amigos. A expressão é muito bonita. Descreve o verdadeiro estado de um coração piedoso; de fato, caracteriza toda a religião, pois sugerimos tudo o que há na religião na terra quando dizemos a um homem que, consciente de sua fraqueza e pecaminosidade, “ele espera na misericórdia de Deus”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 33: 18-19 . Veja os olhos do Senhor, etc. – Quem quer que tenha segurança, portanto, deve esperar isso apenas do olhar atento e da mão todo-poderosa de Deus. Está sobre aqueles que o temem – Estes são os principais objetos de seu cuidado e favor. Sobre aqueles que esperam em sua misericórdia – Que depositam sua esperança, confiança e felicidade, não em nenhuma criatura, mas somente em Deus e em sua misericórdia e bênçãos. Livrar a alma da morte – isto é, a vida deles, quando ele vê que é conveniente para eles: pois às vezes é melhor morrer do que viver, como declararam homens bons e maus; e quando é assim, é conhecido por Deus, mas não por nós. E, portanto, a constante realização disso e de promessas semelhantes, em sentido literal, não é de se esperar, nem de simplesmente desejar, exceto com submissão à vontade sábia e graciosa de Deus.

Comentário de Scofield

medo

(Ver Scofield “ Salmos 19: 9 “)

Comentário de E.W. Bullinger

Ver. Figura do discurso Asterism o s . App-6.

olho. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6. Alguns códigos, com Septuaginta, Siríaca e Vulgata, leem “olhos” (plural)

esperança em = esperar.

misericórdia = benignidade ou graça.

Comentário de Adam Clarke

Eis o olhar do Senhor – Embora todas as opções acima sejam inúteis, ainda assim, aqui está uma coisa que nunca pode falhar; “o olho do Senhor” – a providência vigilante do Altíssimo “está sobre os que o temem, sobre os que esperam em sua misericórdia”.

Comentário de John Calvin

18. Eis que os olhos de Jeová estão sobre os que o temem. Tendo demonstrado que o que os homens consideram suas melhores defesas geralmente não lhes serve para nada, ou melhor, é totalmente inútil quando os homens dependem delas; o salmista agora mostra, por outro lado, que os crentes, embora não sejam homens de grande poder nem de grande riqueza, são, no entanto, suficientemente protegidos apenas pelo favor de Deus e estarão seguros para sempre. Seu significado não é um pouco ilustrado por essa comparação: que reis e gigantes não recebem auxílio de sua força invencível, enquanto Deus apóia a vida dos santos na fome e na escassez, como realmente como se ele devesse restaurar a vida quando mortos. Consequentemente, entendemos melhor por que o profeta deposita toda a força do mundo; não, certamente, que os homens se prostrem ou fiquem com o coração partido a ponto de se afastarem em desespero; mas que, deixando de lado o orgulho, deveriam fixar seus pensamentos em Deus somente e convencer-se de que a vida deles depende da proteção dele. Além disso, ao dizer que os olhos de Deus estão voltados para aqueles que o temem salvá-los, ele expressa mais do que se dissesse que sua mão e poder eram suficientes para preservá-los. Uma dúvida pode surgir na mente dos fracos, se Deus estenderia essa proteção a todo indivíduo; mas quando o salmista o apresenta como vigia e guarda, por assim dizer, sobre a segurança dos fiéis, não há razão para que alguém deva tremer ou hesitar consigo mesmo por mais um momento, pois é certo que Deus é presente com ele para ajudá-lo, desde que permaneça em silêncio sob sua providência. A partir disso, também parece ainda mais claro como ele havia dito um pouco antes, que o povo é abençoado cujo Deus é Jeová, porque, sem ele, toda a força e riqueza que possuímos serão vãs, enganosas e perecendo; considerando que, com um único olhar, ele pode defender seu povo, suprir suas necessidades, alimentá-los em um período de fome e preservá-los vivos quando são apontados para a morte. Toda a raça humana, sem dúvida, é mantida pela providência de Deus; mas sabemos que seu cuidado paternal é especialmente garantido a ninguém, exceto a seus próprios filhos, para que eles sintam que suas necessidades são realmente consideradas por ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *