Estudo de Salmos 34:4 – Comentado e Explicado

Procurei o Senhor e ele me atendeu, livrou-me de todos os temores.
Salmos 34:4

Comentário de Albert Barnes

Eu procurei o Senhor, e ele me ouviu – isto é, na ocasião mencionada no salmo, quando ele foi exposto às perseguições de Saul, e quando ele procurou refúgio no país de Abimeleque ou Aquis: 1 Samuel 21: 1 -15 . A idéia é que, naquele momento, ele não confiava em sua própria sabedoria, nem confiava em nenhum artifício próprio, mas que procurava a proteção e a orientação de Deus, da mesma forma quando fugiu para Gate e quando fugiu de Gate. .

E me livrou de todos os meus medos – de tudo o que ele apreendeu de Saul, e novamente de tudo o que ele temia quando descobriu que Abimeleque não o abrigaria, mas o expulsou.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 34: 4 . E me livrou de todos os meus medos Isso exatamente responde à história; que nos informa que, quando Davi ouviu o que os servos de Aquis disseram a seu mestre a respeito dele, pôs essas palavras em seu coração e ficou com muito medo, 1 Samuel 21:13 . Sem dúvida, ele se achava em extremo perigo; mas, em vez de remover suas suspeitas e seus próprios medos, oferecendo-se para se unir aos filisteus contra seu país, ele preferiu falsificar a loucura e confiar na Providência com o sucesso dela, do que garantir sua segurança com base e obediência desonrosa. Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 34: 4-6 . Busquei o Senhor, e ele me ouviu – Davi passa a dar razões pelas quais Deus deve ser louvado e glorificado; ele e outros haviam descoberto por experiência que ele era um Deus ouvindo e respondendo à oração. Ele primeiro menciona seu próprio caso. Deus o ouviu e respondeu, e o livrou de todos os seus medos – Não apenas da morte que ele temia, mas da inquietação em que ele foi colocado pelo medo. “Isso”, diz Chandler, “responde exatamente à história, que nos informa, que quando Davi ouviu o que os servos de Aquis disseram a respeito dele, colocou essas palavras em seu coração e ficou com muito medo, 1 Samuel 21:13 . Sem dúvida, ele se considerava em perigo extremo, mas, em vez de remover as suspeitas e seus próprios medos, oferecendo-se para se juntar aos filisteus contra seu país, ele preferiu falsificar a loucura e confiar na Providência com sucesso, do que garantir sua segurança. segurança por conformidade básica e desonrosa. ” Mas pode-se dizer que Davi era um homem grande e eminente; e não podemos esperar ser favorecidos como ele era: alguém já experimentou o mesmo benefício pela oração? Sim, muitos além dele. Pois, eles olhavam para ele – Nomeadamente, os humildes, ou aqueles que o temiam; eles procuraram e esperavam ajuda do Senhor e foram aliviados – consolados e encorajados. O significado da passagem, Chandler pensa, é que os humildes procuravam a Deus pela proteção do salmista e recebiam dele a luz, isto é, esse conforto e alegria, no retorno de Davi à segurança, que se difundia por todo o coração; para que seus rostos não se envergonhassem, ou, como ????? , jechparu, significa “não foram envergonhados por vergonha”, ficando desapontados com a esperança deles por causa dele. Mas podemos, com os intérpretes antigos, ler imperativamente essas e as palavras anteriores, como uma exortação a outros; assim, olhe para ele – isto é, com um olho de fé e oração, e seja iluminado – sinta conforto na expectativa de misericórdia dele. Se for dito: “Talvez também fossem pessoas de grande eminência, como o próprio Davi, e por esse motivo foram altamente favorecidas, ou seus números as tornaram consideráveis”; o salmista responde: Este pobre homem chorou, e o Senhor o ouviu. Uma única pessoa, má e insignificante, a quem ninguém considerava com respeito, nem com preocupação; contudo, ele era tão bem-vindo ao trono da graça quanto Davi, ou qualquer um de seus dignos: o Senhor o ouviu, tomou conhecimento de seu caso e de suas orações, e o salvou de todos os seus problemas, pois Deus considerará a oração. dos necessitados, Salmos 102: 17 ; Isaías 57:15 .

Comentário de E.W. Bullinger

ouvido = atendido.

entregue = resgatado.

Comentário de Adam Clarke

Eu busquei o Senhor – Esta é a razão e a causa de sua gratidão. Busquei o Senhor, e ele me ouviu e me livrou de todos os meus medos. Isso responde à história; pois quando Davi ouviu o que os servos de Aquis disseram a seu respeito, “ele pôs as palavras em seu coração e ficou com muito medo”, 1 Samuel 21:13 . Para salvá-lo, Deus fez com que o ataque epilético o prendesse; e, em conseqüência, ele foi demitido por Aquis, como alguém cuja deserção de seu mestre e a união com os filisteus não podiam ser úteis, e assim a vida e a honra de Davi foram preservadas. O leitor verá que eu procedo no terreno estabelecido pela Septuaginta. Veja antes, Salmo 34: 1 ; (Nota).

Comentário de John Calvin

4. Busquei a Jeová, e ele me respondeu. O salmista aqui explica de maneira mais clara e mais completa o que ele havia dito sobre a alegria. Em primeiro lugar, ele nos diz que suas orações foram ouvidas. Isso se aplica a todos os piedosos, que, encorajados por um testemunho tão precioso, podem incitar-se à oração. O que está implícito na busca de Deus é evidente na seguinte cláusula. Em alguns lugares, deve ser entendido em um sentido diferente, a saber, inclinar a mente em sincera aplicação ao serviço de Deus e ter todos os seus pensamentos direcionados a ele. Aqui, simplesmente significa recorrer a ele para obter ajuda; pois imediatamente se segue que Deus lhe respondeu; e diz-se adequadamente que ele responde a oração e súplica. Por seus medos, o salmista quer dizer, considerando a causa, os perigos que perturbaram profundamente sua mente; no entanto, sem dúvida, ele confessa que estava aterrorizado e agitado por medos. Ele não olhava para seus perigos com uma mente calma e tranqüila, como se os visse à distância e de alguma posição elevada, mas sendo gravemente atormentado por inúmeras preocupações, ele poderia justamente falar de seus medos e terrores. Além disso, pelo uso do número plural, ele mostra que ficou bastante aterrorizado não apenas de uma maneira, mas que havia se distraído com uma variedade de problemas. Por um lado, ele viu uma morte cruel esperando por ele; enquanto, por outro lado, sua mente pode estar cheia de medo, para que Achish não o envie a Saul para sua gratificação, pois os ímpios costumam fazer esporte para si mesmos dos filhos de Deus. E como ele já havia sido detectado e traído uma vez, ele poderia concluir, mesmo que escapasse, que os assassinos contratados de Saul esperariam por ele de todos os lados. O ódio também que Aquis havia concebido contra ele, tanto pela morte de Golias quanto pela destruição de seu próprio exército, poderia dar origem a muitos medos; especialmente considerando que seu inimigo poderia causar sua vingança instantaneamente, e que ele tinha boas razões para pensar que sua crueldade era tal que não seria apaziguada, sujeitando-o a alguma forma branda de morte. (690) Devemos marcar isso particularmente, a fim de que, se a qualquer momento estivermos aterrorizados por causa dos perigos que nos cercam, não seremos impedidos por nossa efeminação de invocar Deus. Até Davi, que é conhecido por ter superado os outros no heroísmo e na bravura, não tinha um coração de ferro que repelisse todos os medos e alarmes, mas às vezes era bastante inquieto e ferido de medo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *