Estudo de Salmos 36:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. De Davi, servo do Senhor. A iniqüidade fala ao ímpio no seu coração; não existe o temor a Deus ante os seus olhos,
Salmos 36:1

Comentário de Albert Barnes

A transgressão dos ímpios – Há uma dificuldade considerável em relação à construção gramatical do hebraico neste versículo, embora o sentido geral seja claro. A idéia principal é, sem dúvida, que a explicação justa da conduta dos iníquos, ou a inferência justa a ser derivada dessa conduta, é que eles não tinham medo de Deus diante deles; que eles não respeitavam ou temiam a Deus de maneira adequada. O salmista se apresenta como observando a conduta ou os atos dos iníquos, e ele diz que a conduta deles pode ser explicada, em seu julgamento, ou “em seu coração”, de nenhuma outra maneira senão nessa suposição. A palavra “transgressão” aqui se refere a algum ato aberto e público. O que o ato em particular foi o salmista não declara, embora provavelmente tenha referência a algo que havia sido feito consigo mesmo. O que é dito aqui, no entanto, com referência particular a seus inimigos, pode ser considerado uma verdade geral em relação aos ímpios, ou seja, que sua conduta é tal que a interpretação justa do que eles fazem é que não há ” temor de Deus diante dos olhos deles ”, ou que eles não tenham consideração por sua vontade.

Saith – Esta palavra – ??? ne’ûm – é um particípio de um verbo, ??? n’am que significa murmurar; murmurar; falar em voz baixa; e é empregado especialmente com referência à voz divina na qual os oráculos de Deus foram revelados aos profetas. Compare 1 Reis 19:12 . É encontrado mais comumente em conexão com a palavra “Senhor” ou “Javé”, expressa pela frase “Diz o Senhor”, como se o oráculo fosse a voz de Javé. Gênesis 22:16 ; Números 14:28 ; Isaías 1:24 ; Isaías 3:15 , “et saepe”. É corretamente traduzido aqui “diz”; ou o “dizer” da transgressão dos ímpios é etc. Isso é o que a conduta deles “diz”; ou, essa é a interpretação justa de sua conduta.

Dentro do meu coração – hebraico: “no meio do meu coração”. Evidentemente isso significa em meu julgamento; na minha apreensão; ou, como deveríamos dizer, “parece ou me parece”. Meu coração, ou meu julgamento, coloca essa construção em sua conduta e não pode colocar outra sobre ela.

Que “não há temor a Deus – não há reverência por Deus; sem consideração por sua vontade. O pecador age sem qualquer restrição derivada da lei ou da vontade de Deus.

Diante de seus olhos – Ele não vê ou apreende Deus; ele age como se não houvesse Deus. Esta é a interpretação justa a ser dada à conduta dos ímpios “em todos os lugares” – que eles não têm consideração por Deus ou por sua lei.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 36.

O estado grave dos ímpios. A excelência da misericórdia de Deus. Davi ora por favor aos filhos de Deus.

Para o músico chefe. Um salmo de Davi, servo do Senhor.

Título. ????? lamnatseach Este Salmo deveria ter sido escrito por Davi no início da perseguição de Saul; enquanto ele externamente professava bondade para com ele, mas ainda assim não podia deixar de descobrir que desejava e pretendia sua ruína. Aqui, Davi opõe a fidelidade e a bondade de Deus à malícia e traição de Saul; embora sem mencioná-lo pelo nome: e, como Theodoret bem observa, a delicadeza de David a esse respeito é muito notável; pois, embora o chefe de suas queixas mais amargas tenha sido levantado contra Saul, no entanto, ao longo de seus Salmos, ele nunca o menciona pelo nome. Mudge observa que este salmo tem três estados: o primeiro, no qual o autor descreve os artifícios traiçoeiros e falsos dos homens maus; o segundo é o endereço do bom homem para Deus; em que ele reconhece todos esses atributos, que são o apoio de homens justos, como infinitos e sem limites; e daí extrai sua garantia de ser apoiado. O último, como conseqüência disso, representa a queda dos iníquos.

Salmos 36: 1 . A transgressão dos ímpios diz, etc. – O homem ímpio tem um oráculo de rebelião em seu coração. “O homem mau não tem consideração pelos oráculos de Deus: ele tem um de seu próprio coração, que dita nada além de rebelião.” Mudge.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 36: 1-2 . A transgressão dos ímpios diz, etc. – Quando considero as grandes e múltiplas transgressões dos homens ímpios, concluo, dentro de mim, que rejeitaram todo medo e crença séria da Divina Majestade. Pois ele se lisonjeia aos seus próprios olhos – engana-se com persuasões vãs e falsas, que Deus não percebe ou se importa com seus pecados, ou que ele não os castiga. Até que sua iniquidade seja considerada odiosa – ou seja, até que Deus, por algum juízo terrível, o engane e encontre, ou faça com que ele e outras pessoas encontrem por experiência, que sua iniquidade é abominável e odiosa, e, portanto, não pode e não, escape de uma punição severa. “O último dia”, diz o Dr. Horne, “mostrará casos estranhos dessa loucura”.

Comentário de E.W. Bullinger

Título, de David = por David.

o servo do Senhor. No texto hebraico, essas duas palavras são invertidas, e o título fica assim: “Em relação ao servo de Jeová, por Davi” . É exatamente isso que é. Sua oração e louvor em vista do Salmo 22 (ver p. 721, e Isaías 42: 1 , etc.) na morte e ressurreição.O Salmo 18 é o único outro Salmo com esse direito.

transgressão = rebelião. Paxá hebraico . App-44.

os ímpios = sem lei. Rasha hebraico “. App-44.

diz : declara, como um oráculo. Hebraico na “am. Compare Jeremias 23:31 = declara. Figura do discurso Prosopopéia. App-6.

dentro do meu coração = dentro de mim; “meu coração” está sendo colocado pela figura de linguagem Synecdoche (da parte), App-6, para toda a pessoa: ou seja, me assegura ou me convence disso, etc. Não vendo a Figura do discurso, ou a força do hebraico na “am”, muitos seguem a hipótese da Septuaginta, Siríaca e Vulgata, e lêem “seu coração”.

existe, etc. Citado em Romanos 3:18 .

Deus. Hebraico. Elohim. App-4. Sua relação, como Criador, com Suas criaturas. Esse homem sem lei não conhece a Jeová; e não teme Elohim.

os olhos dele. Respondendo a “seu coração” na cláusula anterior.

Comentário de Adam Clarke

A transgressão dos ímpios diz dentro do meu coração – É difícil entender essa linha como está agora. Como a transgressão dos iníquos pode falar em meu coração? Mas, em vez de ??? libbi , Meu coração, quatro dos MSS de Kennicott e De Rossi. tenha libbo , Seu coração. “O discurso de transgressão para os ímpios está no meio de seu coração.” “Não há temor de Deus diante de seus olhos.” Não é por exemplo que essa pessoa peca; a fonte que envia as correntes impuras está em seu próprio coração. Ali o espírito de transgressão vive e reina; e, como ele não tem conhecimento de Deus, também não teme a Deus; portanto, não há controle sobre suas propensões perversas: todas têm pleno efeito. A luxúria é concebida, o pecado é produzido vigorosamente e a transgressão é multiplicada. A leitura acima proposta, e que deve ser adotada, é apoiada pela Vulgata, Septuaginta, Siríaca, Etiópica, Árabe e Anglo-Saxônica. Este último lê a sentença assim: que darei o mais próximo possível da ordem do original. “O injusto é que ele sente culpa em si mesmo: não é o medo de Deus diante dos seus olhos.” Ou seja, o homem injusto diz em si mesmo que pecará: o temor de Deus não está diante de seus olhos. O antigo Saltério, tanto em linguagem quanto em significado, se aproxima muito do anglo-saxão: os injustos dizem que ele trespas em hino próprio: o poder de Deus não tem nada a ver. E assim parafraseia a passagem: O unryghtwis , que é o kynde [toda a geração] de homens wyked; disse em hino próprio , o homem qwar não vê nada; que ele trespas , isto é, ele se importa com a sua vontade, como se Deus não soubesse [não se importava] com o que ele fazia; e, portanto, é sensato que a palavra de Deus nada seja antes dele ; pois se ele dred Deus, durst nada assim diz. ”

Acredito que essas versões dão o verdadeiro sentido da passagem. O salmista aqui pinta o verdadeiro estado dos babilônios: eles eram idólatras do tipo mais grosseiro e trabalhavam na iniqüidade com ganância. O relato que temos no livro de Daniel deste povo os exibe da pior maneira possível; e a história profana confirma a conta. O bispo Horsley pensa que a palavra ??? pesha , que traduzimos transgressão, significa apóstata ou demônio. O diabo diz aos ímpios, dentro de seu coração: Não há medo; ou seja, nenhuma causa de medo: “Deus não está diante de seus olhos”. Colocar o cólon após o medo tira toda a ambiguidade em conexão com a leitura que Seu coração já defendia. O princípio da transgressão, pecado no coração, diz ou sugere a todo pecador que não há motivo para medo: continue, não tema, pois não há perigo. Ele obedece a essa sugestão, continua e age perversamente, como “Deus não está diante de seus olhos”.

Comentário de John Calvin

1. A impiedade diz aos ímpios no meio do meu coração Os comentaristas não concordam quanto à interpretação do primeiro versículo. Literalmente, é o ditado [ou discurso ] da transgressão, ou melhor, a transgressão diz aos ímpios . Porém, a letra ? , lamed, é em hebraico algumas vezes usada por ?? , min, alguns a traduzem assim: impiedade ou transgressão falam dos ímpios em meu coração; como se o profeta dissesse, percebo claramente pela maldade que os ímpios cometem, que eles não são influenciados pelo temor de Deus. Mas como não há necessidade de afastar-se da significação adequada das palavras, concordo com os outros ao supor que a linguagem do profeta é para esse efeito: A malícia dos ímpios, embora aparentemente oculta e desconhecida, fala em voz alta em minha mente. coração, e sou uma testemunha certa do que diz ou sugere.

E, primeiro, deve-se observar que o profeta não fala de falhas externas, mas penetra até a própria fonte; como se ele dissesse: Embora os iníquos encobram sua malícia com dissimulação astuciosa, ainda assim eu a conheço tão bem que pareço ouvi-la falando. De fato, é verdade que, como a ímpia e a profana correm de cabeça para todo tipo de maldade, como se nunca fossem chamadas a prestar contas dela, o julgamento que Davi expressa aqui pode ser formado até a partir de sua vida; mas sua linguagem é muito mais enfática quando ele diz que os servos de Deus percebem abertamente a depravação de tais pessoas escondidas dentro do coração. Agora Davi não fala dos ímpios em geral, mas dos desprezadores abandonados de Deus. Há muitos que se entregam aos seus vícios, que, apesar de tudo, não estão intoxicados pela infeliz paixão que David aqui censura. Mas quando um homem fica endurecido em cometer pecado, a impiedade finalmente o reduz a um estado de insensibilidade que, desprezando o julgamento de Deus, ele se entrega sem medo à prática de todo pecado ao qual seu apetite depravado o impele. Uma garantia imprudente, portanto, na prática do pecado, e especialmente quando está associada a um desprezo e desprezo por toda santa advertência, é, por assim dizer, um encantamento de Satanás, que indica que a condição de tal pessoa é realmente sem esperança. E embora a verdadeira religião tenha o efeito de manter os corações dos piedosos no temor de Deus, e afaste os pensamentos perversos de suas mentes, isso não os impede de perceber e compreender em seus corações como os ímpios são agitados com uma fúria horrível quando eles não consideram Deus nem têm medo de seus julgamentos.

Não há temor de Deus diante de seus olhos. Davi mostra nessas poucas palavras o fim de todas as más sugestões; e é isso, que o senso do bem e do mal sendo destruído ou suprimido, os homens encolhem do nada, como se não houvesse Deus no céu, o juiz de todos. O significado, portanto, é que a impiedade fala em meu coração ao homem perverso, exortando-o até o extremo da loucura, de modo que, deixando de lado todo temor a Deus, ele se abandona à prática do pecado; isto é, sei também o que os ímpios imaginam em seus corações, como se Deus tivesse me colocado como testemunha ou juiz para revelar sua hipocrisia, sob a máscara da qual eles acham que sua detestável malícia está oculta e profundamente enterrada. Quando os ímpios, portanto, não são impedidos pelo temor de Deus de cometer pecado, isso procede daquele discurso secreto consigo mesmo, ao qual nos referimos, e pelo qual o entendimento deles é tão depravado e cego, que, como animais brutais, eles correm para todo excesso de tumultos. Como os olhos são, por assim dizer, os guias e condutores do homem nesta vida e, por sua influência, movem os outros sentidos de um lado para outro, diz-se, portanto, que os homens têm o temor de Deus diante de seus olhos quando ele regula suas vidas. , e apresentando-se a eles de todos os lados para os quais podem se virar, serve como um freio para restringir seus apetites e paixões. Davi, usando aqui uma forma contrária de expressão, significa que os ímpios correm para todo excesso de licenciosidade, sem ter nenhuma consideração por Deus, porque a depravação de seus próprios corações os cegou completamente.

Comentário de John Wesley

A transgressão dos ímpios diz dentro do meu coração que não há temor de Deus diante de seus olhos.

Sem medo – Quando considero as múltiplas transgressões dos homens ímpios, concluo dentro de mim que eles rejeitaram todo o medo da majestade Divina.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *