Estudo de Salmos 37:9 – Comentado e Explicado

porque os maus serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a terra.
Salmos 37:9

Comentário de Albert Barnes

Pois os malfeitores serão exterminados – Veja Salmo 37: 2 . Este será o término de seu curso. Em última análise, eles não prosperarão. Deus ordenará todas as coisas em eqüidade, e embora esses homens agora pareçam prósperos e sejam objetos do favor divino, tudo isso é temporário. Certamente chegará o dia da retaliação, e eles serão tratados como merecem. A referência aqui provavelmente é o julgamento nesta vida, ou o fato de que Deus, como lei geral, mostrará sua desaprovação ao curso dos ímpios pelos julgamentos infligidos a eles neste mundo. Veja o Salmo 55:23 : ” Homens ensanguentados e enganosos não viverão metade dos seus dias”. Provérbios 10:27 , “os anos dos ímpios serão encurtados”. Compare Jó 15:32 . A idéia aqui é que os homens maus serão abatidos antes que atinjam o termo comum da vida humana, ou antes de serem eliminados se não forem maus. Compare o Salmo 37: 35-36 . Isso não é de fato universalmente verdadeiro, mas há casos suficientes desse tipo para estabelecê-lo como regra geral. A intemperança, a voluptuosidade, a indulgência de paixões violentas e os crimes daí resultantes encurtam a vida de multidões que, se não fossem por isso, poderiam ter vivido muito tempo na terra. Como é regra geral que a virtude, a piedade, o temor de Deus, a temperança, a honestidade e a tranqüilidade do espírito que resulta deles, tendem a prolongar a vida, por isso é certo que os opostos deles tendem a abreviá-la. Nem a virtude nem a piedade de fato tornam absolutamente certo que um homem viverá para ser velho; mas o vício e o crime tornam moralmente certo que ele não o fará. Em todo o caso, é verdade que os ímpios viverão pouco tempo na terra; que logo, como outros homens, serão cortados e removidos; e, portanto, não devemos nos preocupar e reclamar em relação aos que estão tão cedo para morrer. Compare o Salmo 37: 3 . Veja também Salmos 37:11 , Salmos 37:22 , Salmos 37:25 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 37: 9-11 . Pois os malfeitores serão cortados – Nomeadamente, da terra, como aparece comparando isso com a próxima cláusula e com os Salmos 34:16 . O fim deles certamente será muito miserável. Mas aqueles que esperam, etc., herdarão a terra – De acordo com a promessa de Deus, muitas vezes feita a tais; que também geralmente era literalmente cumprida naquele estado da igreja; e, em qualquer caso, não foi, foi cumprido com muito maior vantagem nas bênçãos espirituais e eternas. Por ainda um pouco de tempo, e os iníquos não estarão – Ou seja, na terra dos vivos. Seu tempo e prosperidade são muito curtos e, portanto, não são motivo de inveja. Ele estará morto e se foi; como a frase aqui usada é comumente usada. Diligentemente considerarás o seu lugar – procurando diligentemente encontrá-lo; e não será – Ou seja, o seu lugar, e estado, e glória se foram. Ou ele não deve ser, como ????? , eenennu, significa. Mas os mansos – Os piedosos, que são freqüentemente chamados; aqueles que pacientemente seguram a mão aflitiva de Deus e humildemente passam por ferimentos de homens ímpios; deleitar-se-ão na abundância de paz – Parcialmente em paz e prosperidade exteriores, que Deus, no seu devido tempo, lhes dará; mas principalmente em paz interior e satisfação de espírito, decorrentes de um senso do favor de Deus e da garantia de sua própria felicidade sem fim.

Comentário de E.W. Bullinger

ser cortado: ie morrer. Usado no Messias ( Daniel 9:26 ), cuja ressurreição era certa. (Salmo 16, etc.).

a terra = a terra, como nos Salmos 37: 3 , Salmos 37:29 , Salmos 37:34 .

Comentário de Adam Clarke

Eles herdarão a terra – A palavra ??? arets , ao longo deste Salmo, deve ser traduzida como terra, não terra; pois é mais provável que se refira à terra da Judéia; e neste versículo há uma promessa de seu retorno para lá.

Comentário de John Calvin

9. Pois os ímpios serão exterminados. Não é sem motivo que ele inculca repetidamente a mesma coisa, a saber, que a felicidade e a prosperidade de que os ímpios desfrutam são apenas uma máscara ou fantasma; pois, à primeira vista, ela deslumbra nossos sentidos, e somos incapazes de formar uma estimativa adequada do que será seu problema, à luz do qual devemos julgar o valor de tudo o que precedeu. Mas o contraste entre as duas cláusulas do versículo deve ser observado. Primeiro, ao dizer que os ímpios serão exterminados, ele sugere que eles floresçam frescos e verdes até que chegue o tempo de sua destruição; e, em segundo lugar, ao distribuir a terra aos piedosos, dizendo: Eles herdarão a terra; ele quer dizer que viverão de maneira a que a bênção de Deus os siga até a sepultura. Agora, como eu já disse, a condição atual dos homens deve ser estimada pelo estado em que terminará. Do epíteto pelo qual ele distingue os filhos de Deus, aprendemos que eles são exercidos por um conflito severo para a prova de sua fé; pois ele fala deles, não como justos ou piedosos, mas como os que esperam no Senhor. Qual o propósito dessa espera, a menos que eles gemessem sob o peso da cruz? Além disso, a posse da terra que ele promete aos filhos de Deus nem sempre é realizada para eles; porque é a vontade do Senhor que eles vivam como estrangeiros e peregrinos nela; nem permite que eles tenham morada fixa, mas antes os experimenta com problemas freqüentes, para que desejem com maior entusiasmo a morada eterna do céu. A carne está sempre procurando construir seu ninho para sempre aqui; e se não fôssemos jogados de um lado para outro, e não tivéssemos descanso, esqueceríamos o céu e a herança eterna. No entanto, no meio dessa inquietação, a posse da terra, da qual Davi fala aqui, não é tirada dos filhos de Deus; pois eles certamente sabem que são os legítimos herdeiros do mundo. Por isso, é que eles comem o pão com uma consciência tranquila, e, embora sofram falta, ainda assim Deus provê suas necessidades no devido tempo. Finalmente, embora os ímpios trabalhem para efetuar sua destruição e os considerem indignos de viver na terra, Deus ainda estende a mão e os protege; antes, ele os sustenta por seu poder, a ponto de viverem mais exilados do que os iníquos em seus ninhos aos quais estão apegados. E assim a bênção, da qual Davi fala, é em parte secreta e oculta, porque nossa razão é tão entediante que não podemos compreender o que é possuir a terra; e, no entanto, os fiéis realmente sentem e compreendem que essa promessa não lhes foi feita em vão, uma vez que, tendo fixado a âncora de sua fé em Deus, passam a vida todos os dias em paz, enquanto Deus a manifesta em sua experiência, que a sombra da mão dele é suficiente para protegê-los.

Comentário de John Wesley

Pois os malfeitores serão exterminados; mas os que esperam no Senhor herdarão a terra.

A terra – Na maioria das vezes, isso foi literalmente cumprido naquele estado da igreja.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *