Estudo de Salmos 39:8 – Comentado e Explicado

Livrai-me de todas as faltas, não me abandoneis ao riso dos insensatos.
Salmos 39:8

Comentário de Albert Barnes

Livra-me de todas as minhas transgressões – Reconhecendo, como no Salmo 38: 3-5 , seus pecados como a fonte de todos os seus problemas e tristezas. Se suas transgressões fossem perdoadas, ele tinha certeza de que seu problema seria removido. Sua primeira petição, portanto, é que seus pecados sejam perdoados, com a garantia consciente implícita de que seria coerente e apropriado que Deus removesse sua calamidade e o livrasse dos males que haviam caído sobre ele.

Não faça de mim o opróbrio dos tolos – dos ímpios; daqueles que são tolos, porque são maus. Veja as notas no Salmo 14: 1 . A oração aqui é que Deus não permitiria que ele se tornasse um objeto de censura aos homens maus e tolos; isto é, como a passagem implica, que Deus não continuaria a tratá-lo como se ele fosse um pecador, a fim de justificar para si mesmos suas reprovações por ele como um homem mau. Em outras palavras, ele ora para que Deus perdoe seu pecado e retire sua mão da aflição, para que até os iníquos vejam que ele não estava zangado com ele, mas que ele era um objeto do favor divino.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 39: 8 . Livra-me de todas as minhas transgressões – para que eu não fique desapontado com minhas esperanças de gozar de ti e do teu favor, que é a principal coisa que desejo, perdoa e livra-me de todos os meus pecados, que permanecem como uma nuvem espessa entre ti e eu e até me enche de medo sobre minha condição aqui e no futuro. Não me faças a censura dos tolos – Dos ímpios. Não deixe que eu permaneça sob a culpa e o poder de minhas transgressões lhes dê motivos para me censurar como hipócrita e como pessoa cuja vida não é consistente com sua profissão. E que a prosperidade deles e a minha miséria não lhes dêem ocasião de menosprezar-me, por eu servir a ti e confiar em ti com tão pouco propósito ou vantagem. Ele chama os ímpios de tolos, porque , embora professem e pensem que são sábios, eles são realmente tolos, como é manifesto por sua ansiosa busca por vaidades infrutíferas, Salmos 39: 6 , e por sua total negligência de Deus e de seu serviço, quem só é capaz de fazer os homens felizes.

Comentário de E.W. Bullinger

transgressões. Hebraico. paxá”.

o tolo = um tolo.

Comentário de Adam Clarke

Livra um de todas as transgressões de maio – busco o perdão dos meus pecados; Eu espero isso da tua misericórdia. Conceda: “que eu não seja a censura dos tolos” (os ímpios e os profanos), que zombam de minhas expectativas e dizem que essas bênçãos não podem ser recebidas. Ao saberem que, ao me salvar, há um Deus que ouve a oração e dá seu Espírito Santo a todos os que lhe pedem.

Comentário de John Calvin

8. Livra-me de todos os meus pecados. Neste verso, o salmista continua sua oração piedosa e santa. Agora ele não é mais levado pela violência de sua dor a murmurar contra Deus, mas, reconhecendo-se humildemente culpado diante de Deus, recorre à sua misericórdia. Ao pedir para ser libertado de suas transgressões, ele atribui o louvor da justiça a Deus, enquanto cobra sobre si mesmo a culpa de toda a miséria que suporta; e ele se culpa, não apenas por causa de um pecado, mas reconhece que é justamente responsável por múltiplas transgressões. Por essa regra, devemos ser guiados, se desejarmos obter um alívio de nossas misérias; pois, até que a própria fonte deles esteja seca, eles nunca deixarão de se seguir em rápida sucessão. Davi inquestionavelmente desejava aliviar suas misérias, mas, como esperava que, assim que se reconciliasse com Deus, o castigo de seus pecados também cessasse, ele só aqui pede que seus pecados sejam perdoados. Assim, somos ensinados pelo exemplo de Davi, não apenas a buscar a libertação das misérias que nos afligem e incomodam, mas a segui-las até sua causa e fonte, pedindo a Deus que ele não poria nossos pecados em nosso cargo, mas apagava nossa culpa. O que se segue a respeito da reprovação ou desprezo dos tolos pode ser entendido tanto em uma significação ativa quanto na passiva, denotando que Deus não o abandonaria à zombaria dos ímpios, ou que ele não o envolveria na mesma desgraça. a que os ímpios são entregues. Como, no entanto, qualquer um desses sentidos concorda muito bem com o desígnio do salmista, deixo ao leitor adotar o que ele prefere. Além disso, a palavra abal?? , nabal, significa não apenas uma pessoa tola, mas também um homem desprezível, alguém que é totalmente sem valor e baixo. É pelo menos certo que, com essa palavra, os réprobos, a quem as Escrituras condenam por sua loucura, são destinados; porque, sendo privados de sua razão e entendimento, rompem todo excesso em desprezar e repreender a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *