Estudo de Salmos 41:10 – Comentado e Explicado

Ao menos vós, Senhor, tende piedade de mim; erguei-me, para eu lhes dar a paga que merecem.
Salmos 41:10

Comentário de Albert Barnes

Mas tu, ó Senhor, sê misericordioso comigo – isto é, dá-me força; restaura-me da minha doença e fraqueza.

E me levante – Da minha cama de definhamento.

Que eu possa solicitá-los – Que eu possa retribuí-los; ou pode recompensá-los. A palavra usada aqui – ???? shalam – significa corretamente, ser inteira, sã, segura; depois, em Piel, para garantir ou preservar em segurança; e então, completar, tornar completo, fazer bom, restaurar; e então, tornar completo ou completo, no sentido de recompensar ou solicitar: tornar o assunto igual. Seria bem expresso aqui pela linguagem familiar, “dando a eles o que eles merecem”. Mas não é necessário entender isso como indicando um espírito implacável. O escritor pode ter pretendido dizer que as pessoas que se humilharam dessa maneira deveriam ser punidas; que o bem público exigia; e sendo magistrado, ele falou como alguém designado para administrar as leis e orou por uma restauração da força, para que ele pudesse administrar justiça neste e em todos os casos semelhantes. Também é possível que ele quisesse dizer que os pagaria “amontoando brasas de fogo em suas cabeças” – por atos de bondade no lugar dos erros que eles haviam cometido a ele (veja Provérbios 25: 21-22 ; compare Romanos 12 : 20-21 ); embora eu admita, que essa não é a interpretação óbvia. Mas, para mostrar que isso foi proferido com um espírito ruim, e sob os estímulos da vingança, seria necessário mostrar que nenhuma dessas interpretações supostas poderia ser a verdadeira. Pode-se acrescentar aqui que talvez não sejamos obrigados a justificar todas as expressões de sentimentos pessoais encontradas nos Salmos, a fim de qualquer visão justa de inspiração. Ver Introdução Geral, 6 (6).

Comentário de Joseph Benson

Salmos 41:10 . Mas tu, ó Senhor, sê misericordioso comigo – eles me censuram profundamente e concluem meu caso como desesperado; mas, Senhor, justifica-me e os confunda. Levanta-me, para que eu possa solicitá-los – hebraico, ??????? , veashallemah, e eu os requitamos, ou seja, puni-los por suas práticas maliciosas, perfidiosas e perversas, que, sendo agora um magistrado, era seu dever fazer , para o bem público. Pois ele não era portador da espada em vão, mas, sendo um ministro de Deus, investido de sua autoridade, era ser um vingador, executar ira sobre aqueles que praticavam o mal, Romanos 13: 4 ; embora, quando uma pessoa em particular, estivesse tão longe de se vingar que prestasse o bem ao mal, Salmos 35: 12-13 . Nesta oração de Davi, para que Deus o ressuscite, está incluída uma profecia da exaltação de Cristo, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, para que ele possa ser um vingador justo de todos os erros cometidos a ele e ao seu povo, particularmente pelos judeus, cuja destruição completa se seguiu não muito tempo depois. Assim, “está chegando a hora em que a igreja se levantará para a glória, e todos os seus inimigos serão confundidos”. Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

requite. Serido para essa dispensação. Veja App-63.

Comentário de Adam Clarke

Levanta-me – restaura-me desta doença, para que eu possa recitá-los. Isso também foi aplicado ao nosso Senhor; quem, sabendo que ele deve morrer, reza para que ele possa ressuscitar e, assim, desapontar a malícia de seus inimigos.

Comentário de John Calvin

10 Tu, ó Jeová, tenho piedade de mim. Considerando a crueldade injusta de seus inimigos, ele novamente encoraja a orar. E está incluído no que ele diz um contraste tácito entre Deus e os homens; como se ele dissesse: Como não se encontra ajuda ou ajuda no mundo, mas, pelo contrário, um estranho grau de crueldade ou malícia secreta, em todos os lugares que prevalecer, seja tu, pelo menos, ó Senhor! prazer em me socorrer por tua misericórdia. Este é o caminho que deve ser seguido por todos os aflitos, a quem o mundo persegue injustamente; isto é, eles não devem apenas se ocupar em lamentar os erros que lhes são cometidos, mas também devem louvar sua causa a Deus: e quanto mais Satanás se esforça para derrubar sua fé e distrair seus pensamentos, mais eles deveriam fixar suas mentes atentamente somente em Deus. Ao usar essa linguagem, o salmista novamente atribui sua restauração à misericórdia de Deus como sua causa. O que ele diz na cláusula final do verso de se vingar parece duro e inexplicável. Se ele confessou verdadeiramente e de coração, na parte anterior do salmo, que Deus o estava afligindo, por que ele não estende o perdão a outros, pois deseja que o perdão seja concedido a si mesmo? Certamente foi um abuso vergonhoso da graça de Deus, se, depois de ter sido restaurado e perdoado por ele, deveríamos nos recusar a seguir seu exemplo, demonstrando misericórdia. Além disso, teria sido um sentimento muito distante daquele de humildade ou bondade, pois Davi, mesmo enquanto ele ainda estava no meio da morte, desejava vingança. Mas aqui duas coisas devem ser levadas em consideração: Primeiro, Davi não era como uma das pessoas comuns, mas um rei designado por Deus e investido de autoridade; e, em segundo lugar, não é por impulso da carne, mas em virtude da natureza de seu ofício, que ele é levado a denunciar contra seus inimigos o castigo que eles mereciam. Se, então, cada indivíduo indiscriminadamente, ao se vingar de seus inimigos, alegar o exemplo de Davi em sua própria defesa, é necessário, primeiro, levar em conta a diferença que subsiste entre nós e Davi, em razão das circunstâncias. e posição em que ele foi colocado por Deus; (110) e, em segundo lugar, é necessário verificar se o mesmo zelo que nele estava também reina em nós, ou melhor, se somos dirigidos e governados pelo mesmo Espírito divino. Davi, sendo rei, tinha o direito, em virtude de sua autoridade real, de executar a vingança de Deus contra os iníquos; mas quanto a nós, nossas mãos estão atadas. Em segundo lugar, como ele representava a pessoa de Cristo, ele nutria em seu coração puras e puras afeições: e, portanto, é que, ao falar como ele faz neste versículo, ele não se entregou ao seu próprio espírito de raiva, mas cumpriu fielmente os deveres do posto a que fora chamado por Deus. Em resumo, ao agir dessa maneira, ele executou o justo julgamento de Deus, da mesma maneira que nos é lícito orar para que o próprio Senhor se vingue dos ímpios; pois, como não estamos armados com o poder da espada, é nosso dever recorrer ao juiz celestial. Ao mesmo tempo, ao suplicar que ele se mostre nosso guardião e defensor, vingando-se de nossos inimigos, devemos fazê-lo em um estado de espírito calmo e composto, e ter um cuidado vigilante, para não dar rédeas soltas a nossos inimigos. desejos, rejeitando a regra prescrita pelo Espírito. Quanto a Davi, os deveres de sua posição exigiam que ele empregasse meios para subjugar os rebeldes, e que ele fosse verdadeiramente o ministro de Deus ao infligir punição a todos os iníquos.

Comentário de John Wesley

Mas tu, Senhor, sê misericordioso comigo e levanta-me, para que eu os requite.

Requite – Castigue-os por suas práticas perversas; agora sendo um magistrado, ele era obrigado a fazê-lo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *