Estudo de Salmos 42:8 – Comentado e Explicado

Conceda-me o Senhor de dia a sua graça; e de noite eu cantarei, louvarei ao Deus de minha vida.
Salmos 42:8

Comentário de Albert Barnes

Contudo, o Senhor ordenará sua benignidade durante o dia – literalmente: “De dia em dia o Senhor ordenará sua misericórdia”; isto é, ele ordenará ou direcionará sua misericórdia ou favor. A palavra “diurno” aqui se refere evidentemente à prosperidade; e a expectativa do salmista era que um tempo de prosperidade retornasse; que ele possa esperar dias melhores; que a bondade de Deus seria novamente manifestada a ele. Ele não se desesperou totalmente. Ele esperava ver tempos melhores (compare as anotações no Salmo 42: 5 ); e, em vista disso, e com a certeza confiante disso, ele diz na parte subsequente do verso que, mesmo à noite – a estação da calamidade – seu cântico deveria ser para Deus, e ele O louvaria. Alguns, no entanto, como DeWette, entenderam as palavras “diurno” e “noturno” como sinônimo de “dia e noite”; isto é, o tempo todo; implicando uma garantia de que Deus sempre mostraria sua bondade amorosa. Mas parece-me que a descrição acima é a interpretação mais correta.

E de noite o seu cântico estará comigo – eu o louvarei, mesmo na noite escura de calamidade e tristeza. Deus mesmo assim me dará tais visões de si mesmo e consolações tão manifestas, que meu coração ficará cheio de gratidão e meus lábios proferirão louvores. Veja as notas em Jó 35:10 ; compare Atos 16:25 .

E minha oração ao Deus da minha vida – A Deus, que me deu vida e que preserva minha vida. O significado é que, na noite escura de tristeza e angústia, ele não deixaria de invocar a Deus. Sentindo que ele havia dado a vida e que era capaz de sustentar e defender a vida, ele o procurava e suplicava sua misericórdia. Ele não permitiria que a aflição o afastasse de Deus, mas deveria levá-lo com mais fervor e fervor a implorar sua ajuda. As aflições, as relações aparentemente severas de Deus, que se poderia supor que tendiam a afastar as pessoas de Deus, são os próprios meios de levá-las a ele.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 42: 8 . Contudo, o Senhor ordenará , etc. – Durante o dia, o Senhor ordenou seu favor; Eu digo; e à noite sua música está na minha boca; uma oração ao meu Deus vivo. Ele se aplica a Deus dia e noite. Durante o dia, ele ora a Deus para ordenar que seu favor o atenda; e à noite ele sempre tem uma música direcionada a ele. Não posso negar ao meu leitor neste lugar a engenhosa paráfrase do Sr. Merrick deste e dos dois versos anteriores:

Tuas misericórdias, Senhor, diante dos meus olhos Ainda em doce lembrança se levantará; Agora, com passos tristes e lentos, vou para as margens solitárias de O’er Jordan, e, exilado de sua cúpula muito amada, No distante vagar pensativo de Hermon; Profundezas para confederar profundezas em voz alta Chamaram, e da nuvem estourada. Suas raivas de licenças derramaram as tempestades, E amontoaram suas ondas sobre minha cabeça. No entanto, no meio da tempestade e no meio da onda, Teu amor, os raios de consolo deram: Teu nome de arrebatamento alerta minha língua, Minha alegria de dia, de noite, meu cântico: A ti minha alma sobe em oração, e em teu seio derrama seus cuidados.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 42: 8-9 . No entanto, o Senhor ordenará – efetivamente me proporcionará e conferirá; Sua benevolência – Suas bênçãos, o efeito de sua benignidade, que se costuma dizer que Deus ordena. Durante o dia e à noite – Dia e noite, ou seja, continuamente. Sua canção estará comigo – terei constante causa para cantar e louvar a Deus por sua bondade. E minha oração será ao Deus da minha vida – O doador e o preservador da minha vida de tempos em tempos. Dirigirei com ousadia e crença minhas orações a ele, cuja disposição em me ouvir e me ajudar tive uma experiência tão ampla. Direi a Deus minha rocha – expuserei o caso com ele, que antes era um refúgio seguro para mim; Por que você se esqueceu de mim? Por que agora você parece negligenciar e me esquecer? Por que eu estou de luto? Por que você me deixa nesse estado de luto, e não me socorre rapidamente?

Comentário de E.W. Bullinger

Ainda. Omita isso.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Sua bondade. . . Sua canção. Figura do discurso Elipse (Complexo), App-6, pela qual cada um deve ser repetido no outro = “Sua benignidade [e sua canção] durante o dia; e à noite sua cantiga [e sua benevolência] estará comigo “

DEUS da minha vida. Alguns códices, com siríaco, lêem “o DEUS vivo” (App-4. IV).

Comentário de Adam Clarke

O Senhor ordenará – Todos os dias o Senhor dará uma comissão especial à sua bondade de me visitar. Durante a noite cantarei sua misericórdia e bondade; e, alternadamente, misturo meu canto com a oração por uma continuidade de sua misericórdia e por poder para fazer o melhor uso dessas visitas.

Comentário de John Calvin

8. Jeová ordenará sua benignidade durante o dia. O verbo aqui usado é do tempo futuro; mas não nego que, de acordo com o idioma hebraico, possa ser traduzido no pretérito, como alguns pensam que Davi aqui enumera os benefícios que ele havia anteriormente recebido de Deus, a fim de, em contraste, acrescentar maior força a a queixa que ele faz de sua atual condição triste e miserável; como se ele dissesse: como é que Deus, que antes manifestava tanta bondade comigo, tendo mudado de idéia, agora lida comigo com grande severidade? Porém, como não há razão suficiente para alterar o tempo do verbo, e como a outra interpretação parece mais de acordo com o escopo do texto, vamos segui-lo. Na verdade, não nego positivamente que, para fortalecer sua fé, Davi recorda os benefícios que ele já havia experimentado por Deus; mas acho que ele aqui promete a si mesmo libertação no futuro, embora ainda esteja escondido dele. Não desejo, portanto, suscitar nenhuma discussão sobre o verbo, seja ele no futuro ou no pretérito, desde que seja totalmente admitido que o argumento de Davi é para esse efeito: Por que não devo esperar que Deus seja misericordioso comigo, para que durante o dia sua benignidade se manifeste para comigo, e à noite em minha cama uma canção de alegria esteja comigo? Ele, sem dúvida, coloca esse terreno de conforto em oposição à tristeza que ele pode muito bem apreender dos terríveis sinais do desagrado divino, que ele enumerou no verso anterior. A oração da qual ele fala no final do versículo não deve ser entendida como a oração de um homem aflito ou triste; mas compreende uma expressão do prazer que é experimentado quando Deus, manifestando seu favor a nós, nos dá livre acesso à sua presença. E, portanto, ele também o chama de Deus da sua vida, porque do conhecimento disso surge a alegria do coração.

Comentário de John Wesley

Contudo, o Senhor ordenará a sua benignidade durante o dia, e à noite o seu cântico estará comigo, e a minha oração ao Deus da minha vida.

Comando – Irá efetivamente me conferir.

Bondade amorosa – Suas bênçãos, os efeitos de sua bondade amorosa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *