Estudo de Salmos 44:22 – Comentado e Explicado

Mas por vossa causa somos entregues à morte todos os dias e tratados como ovelhas de matadouro.
Salmos 44:22

Comentário de Albert Barnes

Sim, por tua causa somos mortos o dia inteiro – Ou seja, estamos contínua ou constantemente sujeitos a essas calamidades. Não é uma derrota única, mas é um massacre contínuo. Este versículo contém, na apreensão do salmista, a verdadeira causa das calamidades que vieram sobre a nação. A ênfase na passagem está na frase “por sua causa”. O significado é: é por tua conta; está em tua causa; é porque somos teus amigos e porque te adoramos. Não é por causa dos nossos pecados nacionais; não é porque existe uma idolatria predominante, mas é porque somos adoradores do Deus verdadeiro e, portanto, somos mártires. Todas essas calamidades vieram sobre nós em conseqüência de nosso apego a ti. Não há evidência de que houvesse auto-glória nisso, ou qualquer intenção de culpar a Deus como se ele fosse injusto ou severo, mas é o sentimento dos mártires como sofrendo na causa da religião. Esta passagem é aplicada pelo apóstolo Paulo aos cristãos em seu tempo, como descrevendo adequadamente seus sofrimentos e a causa das calamidades que vieram sobre eles. Veja as notas em Romanos 8:36 .

Somos contados como ovelhas para o abate – somos contados como ovelhas projetadas para o abate. Ou seja, não é porque somos culpados, mas somos considerados e tratados como ovelhas inocentes que são levadas ao abate. Veja as notas em Romanos 8:36 . O apego deles à verdadeira religião – a devoção a Javé como o verdadeiro Deus – era a causa secreta de todas as calamidades que haviam caído sobre eles. Como nação, eles eram seus amigos e, como tal, eram opostos pelos adoradores de outros deuses.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 44:22 . Sim, ou mas, por tua causa, somos mortos o dia todo – Não sofremos por nossa apostolado, mas porque não iremos apostatar de ti. Somos perseguidos e mortos porque somos o teu povo, e continuamos constante e resolutamente na profissão e na prática da tua adoração, que eles abominam, e da qual procuram atrair ou nos conduzir. É sabido que os judeus foram expostos a uma variedade de males de seus conquistadores, devido à sua estrita adesão à lei mosaica. E é bem observado por um escritor culto, “que como esta e as passagens semelhantes deste Salmo podem ser aplicadas principalmente aos judeus perseguidos; do mesmo modo, em um sentido secundário, referem-se aos cristãos sofredores e suas perseguições de adversários pagãos e incrédulos; e, portanto, São Paulo acomoda assim o presente versículo, Romanos 8:36 . ”

Comentário de E.W. Bullinger

Sim = Certamente. Citado em Romanos 8:36 .

SENHOR *. O texto primitivo dizia “Jeová” . Alterado pelos Sopherim para “Adonai”. Veja App-32. Alguns códigos, com duas edições impressas iniciais, lêem “Jeová”.

Comentário de Adam Clarke

Por tua causa, somos mortos o dia inteiro – Por causa de nosso apego a ti e à tua religião, somos expostos à morte contínua; e alguns de nós falham no sacrifício diário ao espírito perseguidor de nossos inimigos, e todos carregamos nossas vidas continuamente em nossas mãos. No mesmo estado estavam os cristãos primitivos; e São Paulo aplica essas palavras ao caso deles, Romanos 8:36 .

Comentário de John Calvin

22 Certamente por tua causa somos mortos o dia todo. Aqui, os fiéis insistem em outra razão pela qual Deus lhes deve mostrar misericórdia, a saber, que sejam submetidos a sofrimentos não por crimes cometidos por eles mesmos, mas simplesmente porque os ímpios, do ódio ao nome de Deus, se opõem a eles. “Isso”, pode-se dizer, “parece à primeira vista uma queixa tola, pois a resposta que Sócrates deu a sua esposa era aparentemente mais adequada ao objetivo, quando, ao lamentar que ele estava prestes a morrer injustamente, (153) ele a reprovou dizendo: Que era melhor para ele morrer inocentemente do que por qualquer culpa sua. E até o consolo que Cristo expõe

“Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça”,
Mateus 5:10 ,

parece diferir amplamente da linguagem aqui expressa pelo povo de Deus. Parece também contrário ao que Pedro diz,

‘Se alguém sofre como cristão, não se envergonhe;
mas que ele glorifique a Deus a esse respeito. 1 Pedro 4:16 ,

“A isto respondo: Embora seja o maior alívio de nossa tristeza que a causa pela qual sofremos seja comum a nós com o próprio Cristo, ainda assim não é em vão nem fora de lugar que os fiéis aqui implorem a Deus que eles sofrer injustamente por causa dele, para que ele possa se pôr mais vigorosamente em defesa deles. É certo que ele tenha respeito pela manutenção de sua glória, que os iníquos se esforçam para derrubar, quando perseguem insolentemente os que o servem. E a partir disso, parece mais claro que esse salmo foi composto quando o povo definhava em cativeiro, ou quando Antíoco destruiu a Igreja, porque a religião era naquele momento a causa do sofrimento. Os babilônios ficaram furiosos com a constância do povo, quando perceberam que todo o corpo dos judeus, derrotados e derrotados como estavam, não cessou por essa razão de condenar as superstições do país; e a fúria de Antíoco estava inteiramente inclinada a extinguir inteiramente o nome de Deus. Além disso, o que fez a coisa parecer mais estranha e difícil de suportar era que Deus, longe de reprimir a insolência e os erros infligidos pelos iníquos, deixou-os, pelo contrário, a continuar em sua crueldade, e os deu, como eram, rédeas soltas. Por conseguinte, os piedosos declaram que são mortos o dia inteiro e que não são mais valiosos que ovelhas para abate. É, no entanto, adequado sempre ter em mente o que já observei que eles não eram tão livre de toda a culpa que Deus, ao afligi-los, não poderia castigá-los com justiça por seus pecados. Mas enquanto em sua bondade incomparável ele perdoa completamente todos os nossos pecados, ele ainda nos permite ser expostos a perseguições imerecidas, para que possamos com maior entusiasmo nos gloriarmos ao carregar a cruz com Cristo e, assim, nos tornarmos participantes com ele em sua abençoada ressurreição. Já dissemos que não havia outra razão pela qual a ira do inimigo estivesse tão inflamada contra eles, mas que o povo não se revoltasse com a lei e renunciasse à adoração ao Deus verdadeiro. Resta agora aplicar essa doutrina às nossas próprias circunstâncias; e, primeiro, consideremos que, segundo o exemplo dos pais, torna-se pacientemente submetido às aflições pelas quais é necessário selar a confissão de nossa fé; e, segundo, que mesmo nas aflições mais profundas devemos continuar a invocar o nome de Deus e permanecer em seu temor. Paulo, no entanto, em sua Epístola aos Romanos, capítulo 8:36, prossegue ainda mais; pois ele cita isso não apenas a título de exemplo, mas também afirma que a condição da Igreja em todas as épocas é aqui retratada. Assim, então, devemos considerar isso como um ponto estabelecido, que um estado de guerra contínua ao carregar a cruz é imposto a nós pela nomeação divina. Às vezes, é verdade, uma trégua ou trégua pode nos ser concedida; pois Deus tem compaixão de nossa enfermidade; mas, embora a espada da perseguição nem sempre seja desembainhada contra nós, ainda assim, como somos membros de Cristo, convém sempre estarmos prontos para carregar a cruz com ele. Para que, portanto, a severidade da cruz nos desanime, sempre apresentemos ao nosso ponto de vista esta condição da Igreja, de que, quando somos adotados em Cristo, somos designados para o matadouro. Se deixarmos de fazer isso, acontecerá a mesma coisa que acontece com muitos apóstatas; pois, em seu julgamento, é um estado muito severo e miserável, mesmo enquanto vivem, estar continuamente morrendo, ser exposto à zombaria dos outros, e não ter um momento livre de medo – para se livrar dessa necessidade. eles vergonhosamente abandonam e negam a Cristo. Portanto, para que o cansaço, ou pavor da cruz, não possa enraizar em nossos corações a verdadeira piedade, reflitamos continuamente sobre isso, que convém beber o cálice que Deus coloca em nossas mãos e que ninguém pode ser um cristão que não se dedica a Deus.

Comentário de John Wesley

Sim, por tua causa somos mortos o dia inteiro; somos contados como ovelhas para o matadouro.

Sim – Porque somos constantes na tua adoração, que eles abominam.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *