Estudo de Salmos 45:4 – Comentado e Explicado

Erguei-vos vitorioso em defesa da verdade e da justiça. Que vossa mão se assinale por feitos gloriosos.
Salmos 45:4

Comentário de Albert Barnes

E em Tua Majestade cavalga próspera – Margem: “Prosper, cavalga.” A majestade aqui mencionada é a glória ou magnificência que se tornou um príncipe de tal categoria, e saindo para tais ações. A oração é que ele saia com a pompa e a glória se tornando uma naquele posto. A palavra usada aqui, traduzida na margem, “prospere”, significa propriamente passar por cima ou por cima, passar por cima e pode ser corretamente traduzida aqui, passar adiante; isto é, avance para a conquista. A palavra “cavalgar” refere-se à maneira pela qual os guerreiros geralmente saíam para conquistar em uma carruagem de guerra. A idéia é a de um caparisoned para a guerra, e com a glória apropriada à sua posição como rei, saindo para a vitória. Essa linguagem é a que costuma ser empregada nas Escrituras para descrever o Messias como um rei conquistador.

Por causa da verdade – Por conta da verdade; ou na causa da verdade. Ou seja, o grande objetivo de suas conquistas seria estabelecer um reino baseado na verdade, em contraste com o reino das trevas existente, baseado no erro e na falsidade. O “objetivo” de suas conquistas era garantir o reino da verdade sobre a mente das pessoas. Compare João 18:37 .

E mansidão e justiça – literalmente, “humildade-justiça”; ou humilde, certo. Seria um reino ou uma conquista da justiça, “não” estabelecida, como a maioria dos reinos, por orgulho e arrogância e mero poder, mas um domínio onde a humildade, mansidão, mansidão estaria no alicerce – aquilo sobre o qual toda a superestrutura seria criado. Sua característica seria retidão ou justiça – uma retidão e justiça, no entanto, não afirmadas e estabelecidas pelo mero poder, ou pelo orgulho da conquista, mas que seriam estabelecidas e mantidas pela mansidão ou doçura: um reino não de pompa e poder externos , mas o reinado das virtudes suaves no coração.

E tua mão direita – O instrumento de poder marcial e sucesso; aquilo que, na guerra, empunha a espada e a lança. “Ensina-te.” Te guiará, ou te conduzirá à realização de coisas terríveis.

Coisas terríveis – ações temerosas; coisas adequadas para despertar espanto ou admiração. Eram coisas que seriam consideradas realizações distintas na guerra, indicando valor extraordinário; conquistas que atingiriam o mundo com espanto. Temos aqui, portanto, uma descrição do Messias como indo para a grande conquista do mundo; e, ao mesmo tempo, temos essa indicação da natureza de seu reino, que, por maior que fosse o “poder” que seria exercido para garantir suas conquistas, seria fundamentado na “verdade”: seria um reino onde a justiça prevaleceria , e cuja característica essencial seria gentileza e paz.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 45: 4 . Ande com prosperidade ou seja, “Vá adiante, como um grande conquistador, (ver Apocalipse 19:11 .) Não para escravizar pessoas ou para estragar seus bens; mas para estabelecer a verdadeira fé entre eles, e para torná-los humildes e mansos, justo e misericordioso. ” Tua mão direita, etc. significa: “Teu poderoso poder te instruirá a fazer obras milagrosas e surpreendentes”. Veja Lucas 4:36; Lucas 5:25 . Verde reproduz esse versículo: Cavalgue com sucesso na causa da verdade, justiça e mansidão; e dirija a tua mão direita para fazer coisas formidáveis; e outros, e na tua majestade prosperar; cavalgue pela causa da verdade, etc.

Comentário de E.W. Bullinger

Porque = Em nome.

Comentário de Adam Clarke

Em tua majestade cavalga próspera – Essas palavras não podem ser ditas por Salomão; eles são verdadeiros apenas de Cristo. Sua cavalgada é o próspero progresso de seu evangelho sobre a terra. Ele não usa espada, mas a espada do Espírito; e que religião, sistema de verdade, fingido ou real, já fez tanto progresso quanto a religião de Cristo, sem que nenhuma espada fosse puxada para propagá-la desde a primeira introdução do cristianismo até os dias atuais? Seu evangelho é a verdade, proclamando humildade, an ?? anvah e justiça. Esta é realmente a soma do evangelho; e um epítome de suas operações no coração dos homens.

  1. O Evangelho é uma revelação da Verdade eterna, em oposição a todos os sistemas falsos de religião e a todas as representações exageradas e cerimoniais da verdadeira religião. É verdade a respeito de Deus, sua natureza e suas obras. É verdade sobre o homem, sua origem, suas intenções, seus deveres e seu fim. É verdade no que diz sobre o mundo natural, moral e invisível.
  • Ensina a doutrina da mansidão ou humildade; opõe-se ao orgulho e à glória vã; tira o homem de seus supostos méritos; proclama e reforça a necessidade de humilhação ou arrependimento por causa do pecado, humilhação sob a mão providencial de Deus e humildade imitando o caráter do Senhor Jesus Cristo ao longo da vida.
  • O Evangelho ensina a justiça: mostra a natureza do pecado, do mal, da injustiça, da transgressão, etc .; trabalha a justiça no coração; e direciona e influencia a prática em todas as ações da vida. O Evangelho leva aquele que está sob suas influências a dar todo o seu devido; para Deus, para o próximo, para si mesmo. E é pela propagação da verdade, humildade e retidão que a Terra se tornou tão abençoada e o reino de Cristo se estendeu entre os homens.
  • E a tua mão direita te ensinará coisas terríveis – O Caldeu é diferente: “E o Senhor te ensinará a fazer coisas terríveis pela tua mão direita.” O árabe: “E com admiração a tua mão direita te guiará.” A Septuaginta: “E a tua mão direita te conduzirá maravilhosamente.” Com o mesmo objetivo estão a Vulgata, Anglo-Saxônica e o antigo Saltério. O significado é: nada poderá resistir a ti, e os julgamentos que infligires a teus inimigos serão terríveis.

    Comentário de John Wesley

    E em Tua Majestade cavalga próspera por causa da verdade, mansidão e retidão; e a tua mão direita te ensinará coisas terríveis.

    E – Sendo assim magnificamente cingido e armado.

    Passeio – Marque com rapidez e sucesso contra teus inimigos.

    A palavra – isto é, o evangelho: que é chamado a palavra da verdade, Efésios 1:13 , e não menos verdadeiramente pode ser chamada a palavra da mansidão, porque não é entregue com terror, como era a lei no Sinai, mas docilmente e docemente; e a palavra da justiça, porque traz justiça eterna, e excita fortemente todos os homens à prática da justiça e santidade. E assim o evangelho é comparado, a um cavalo ou carruagem, sobre o qual é dito que Cristo cavalga, quando o evangelho é pregado e levado de um lugar para outro.

    Ensina-te – Farás façanhas, que serão terríveis para os teus inimigos. Mas a frase, a tua mão direita te ensinará, não deve ser tomada adequadamente; o significado é que sua mão deve mostrá-lo, descobrir e trabalhar diante dele.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *