Estudo de Salmos 48:1 – Comentado e Explicado

Cântico. Salmo dos filhos de Coré. Grande é o Senhor e digno de todo louvor, na cidade de nosso Deus. O seu monte santo,
Salmos 48:1

Comentário de Albert Barnes

Grande é o Senhor – isto é, ele é alto e exaltado; ele é um ser de grande poder e glória. Ele não é fraco e débil, como os ídolos adorados por outras nações. Ele é capaz de defender seu povo; ele demonstrou seu grande poder em derrubar as poderosas forças reunidas contra a cidade onde ele mora.

E muito a ser louvado – digno de ser louvado. Em sua própria natureza, ele é digno de adoração; ao interpor-se para salvar a cidade de seus inimigos, ele mostrou que é digno de louvor exaltado.

Na cidade do nosso Deus – Jerusalém. Na cidade que ele escolheu para sua morada, e onde sua adoração é celebrada. Veja as notas no Salmo 46: 4 . Esse elogio foi especialmente apropriado lá:

(a) porque era um lugar separado para sua adoração;

(b) porque ele havia se interposto para salvá-lo da ruína ameaçada.

No monte da sua santidade – o seu monte santo; ou o Monte Sião, se o salmo foi composto antes da construção do templo – ou mais provavelmente aqui o Monte Moriah, no qual o templo foi erguido. Os nomes Sião e Monte Sião, no entanto, às vezes eram dados a toda a cidade. Compare as anotações em Isaías 2: 2-3 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 48.

Os ornamentos e privilégios da igreja.

Uma música e um salmo para os filhos de Corá.

Título. ??? ???? ????? ???? Shiir mizmor libnei korach. Este é um hino triunfante, cujo autor não é conhecido, nem o momento específico em que foi composto. Parece, pelo conteúdo, que foi feito com alguma libertação providencial que Deus havia dado à cidade de Jerusalém, quando foi violentamente atacada ou ameaçada pelo menos por alguns inimigos muito poderosos e confederados. Mudge pensa que se refere à tentativa ineficaz de Rezin, rei da Síria, e Peca, rei de Israel: Isaías 7: 1 e que a profecia de Isaías, naquele e no capítulo seguinte, confirma essa idéia. Veja também os versos 4, 5 e 6. Mas um escritor anônimo observa bem que o monte Sião é o principal assunto do poema, que não era muito considerado depois que a arca havia sido removida algum tempo dali; considerando que, na época em que esse salmo foi criado, estava evidentemente em sua mais alta reputação; de onde é provável que o salmo seja tão antigo quanto o tempo de Davi. O LXX, Vulgata e Árabe, juntam as palavras “em um de seus sábados” ou “no segundo sábado”, ao título: pelo qual eles insinuariam que o uso desse salmo deveria ser apropriado ao sábado: pois, de fato, alguns dos salmos eram peculiares ao culto durante a semana, e outros foram reservados para as solenidades públicas e o sábado, no qual somente eles deveriam ser usados.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 48: 1 . Grande é o Senhor, etc. – Grande é a majestade e o poder de Jeová; quem, portanto, deve ser celebrado com os mais altos louvores; na cidade de nosso Deus – especialmente em sua própria cidade, Jerusalém, e pelos habitantes dela; na montanha de sua santidade – Na montanha que ele há muito tempo reservou para o lugar de sua adoração, e agora tem maravilhosamente defendido.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Uma canção. Hebraico. Shir . Veja App-65.

Salmo. Hebraico. mizmor. Veja App-65.

para os filhos de Corá . Veja App-63. O quinto dos nove assim atribuído; e o último dos quatro Salmos celebrando a libertação de Sião e Ezequias (44, 46-48).

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

a cidade: ie Sião, recentemente entregue de Senaqueribe.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

a montanha da Sua santidade , ou do Seu Santuário. Genitivo de caráter.

Comentário de Adam Clarke

Grande é o Senhor – Este versículo deve ser unido ao último versículo do Salmo anterior, pois é uma continuação do mesmo assunto; e de fato em alguns dos MSS de Kennicott. está escrito como parte do anterior. O que concluiu com Ele é grandemente exaltado; isto começa com Grande é o Senhor, e deve ser louvado grandemente; ou seja, ele deve ser louvado de acordo com sua grandeza; nenhum elogio comum é adequado à natureza e dignidade do Deus Supremo.

Na cidade do nosso Deus – Ou seja, no templo; ou em Jerusalém, onde o templo estava situado.

A montanha de sua santidade – o Monte Moriah, sobre o qual o templo foi construído. A antiga cidade de Jerusalém, que Davi tirou dos jebuseus, ficava ao sul do monte Sião, onde o templo foi construído, embora se possa dizer que é mais apropriado no monte Moriá, que é uma das colinas das quais o monte Sião é composta. O templo, portanto, estava ao norte da cidade, como o salmista aqui afirma, Salmo 48: 2 ; : “Bonita para a situação, a alegria de toda a terra, é o monte Sião, nos lados do norte, a cidade do grande rei.” Mas alguns pensam que é a cidade que se diz estar ao norte, e Reland afirma que o templo estava no sul da cidade.

Comentário de John Calvin

1. Grande é Jeová, e muito a ser louvado. O profeta, antes de começar a mencionar esse exemplo especial do favor de Deus para com eles, ao qual tenho anunciado, ensina, em geral, que a cidade de Jerusalém era feliz e próspera, porque Deus teve o prazer de levar sobre ele a encarregado de defendê-lo e preservá-lo. Dessa maneira, ele separa e distingue a Igreja de Deus de todo o resto do mundo; e quando Deus seleciona dentre toda a raça humana um pequeno número a quem ele abraça com seu amor paterno, essa é uma bênção inestimável que ele lhes concede. Sua maravilhosa bondade e retidão brilham no governo de todo o mundo, de modo que não há parte nula em seus louvores, mas em todos os lugares somos providos de matéria abundante para elogiá-lo. Aqui, no entanto, o poeta inspirado celebra a glória de Deus que se manifesta na proteção da Igreja. Ele declara que Jeová é grande e deve ser louvado na cidade santa. Mas ele não é assim também no mundo inteiro? Sem dúvida ele é. Como já disse, não há um canto tão oculto, no qual sua sabedoria, retidão e bondade não penetram; mas, sendo sua vontade que eles se manifestem principalmente e de uma maneira particular em sua Igreja, o profeta coloca muito bem diante de nossos olhos esse espelho, no qual Deus dá uma representação mais clara e vívida de seu caráter. Ao chamar Jerusalém da montanha sagrada, ele nos ensina em uma palavra, com que razão e significado veio a ser de maneira peculiar a cidade de Deus. Foi assim porque a arca da aliança havia sido colocada ali por indicação divina. A importância da expressão é esta: se Jerusalém é, por assim dizer, um belo e magnífico teatro no qual Deus teria a grandeza de sua majestade a ser contemplada, não é devido a nenhum mérito próprio, mas porque a arca do pacto foi estabelecido ali pelo mandamento de Deus como um símbolo ou símbolo de seu favor peculiar.

Comentário de John Wesley

Grande é o SENHOR, e muito louvável na cidade de nosso Deus, no monte da sua santidade.

A cidade – em Jerusalém.

Montanha – Na sua montanha sagrada.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *