Estudo de Salmos 48:8 – Comentado e Explicado

Como nos contaram, assim o vimos na cidade do Senhor dos exércitos, na cidade de nosso Deus; Deus a sustenta eternamente!
Salmos 48:8

Comentário de Albert Barnes

Como ouvimos, também vimos – isto é, o que nos foi dito ou transmitido pela tradição em relação à força e segurança da cidade – o que nossos pais nos disseram a respeito de sua sacralidade e de estar sob a proteção de Deus – descobrimos ser verdade. Foi demonstrado que Deus é seu protetor; que ele mora no meio dela; que está a salvo dos assaltos do homem; que é permanente e permanente. Tudo o que já foi dito sobre a cidade a esse respeito foi encontrado, neste julgamento, quando os reis se reuniram contra ela, para ser verdade.

Na cidade do Senhor dos Exércitos – A cidade onde o Senhor dos Exércitos ocupou sua morada, ou que ele escolheu para sua morada na terra. Veja as notas em Isaías 1:24 ; notas no Salmo 24:10 .

Na cidade do nosso Deus – Daquele que se mostrou nosso Deus; o Deus da nossa nação.

Deus estabelecerá isso para sempre – Ou seja, isso lhes foi dito; isto é o que eles ouviram de seus pais; isso eles agora viam ser verificados na interposição divina no tempo do perigo. Eles viram que esses exércitos combinados não podiam tomar a cidade; que Deus havia misericordiosamente interposto para espalhar suas forças; e deduziram que não poderia ser tomado por nenhum poder humano, e que Deus pretendia que fosse permanente e permanente. O que é dito aqui de Jerusalém é verdadeiro, em um sentido mais rigoroso e absoluto da Igreja – que nada pode prevalecer contra ela, mas que perdurará até o fim do mundo. Veja as notas em Mateus 16:18 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 48: 8-9 . Como ouvimos, também vimos – As previsões dos profetas foram verificadas pelos eventos. Ou então, tivemos uma experiência recente e recente de tais maravilhosas obras de Deus, como antes só ouvimos no relato de nossos pais. Deus o estabelecerá para sempre – Deus a defenderá em todas as épocas seguintes. E assim Deus teria feito, se Jerusalém não o tivesse abandonado e perdido sua proteção. Pensamos na tua benevolência – Esse tem sido o problema da nossa meditação séria e profunda, quando adoramos no teu templo. Pois quando os sacerdotes ofereciam incenso ou sacrifícios, as pessoas religiosas costumavam se exercitar em santa meditação e em oração secreta a Deus, Lucas 1:10 . Ou, esperamos em silêncio ou pacientemente por tua benevolência, como ????? ????? , dim-minu chasdecha, significa mais adequadamente, e alguns intérpretes antigos e outros a prestam. Uma consideração das maravilhosas obras que Deus fez por nós tende a produzir fé em suas promessas e resignação à sua vontade: “e ele”, diz o Dr. Horne, “que com essas disposições espera pelas misericórdias de Deus, na casa de Deus, não esperarei em vão. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Como já ouvimos. Assim, ligando nos Salmos 44: 1 .

o Senhor dos exércitos. Compare os Salmos 46: 7 , Salmos 46:11 .

Selah. Conectando a exigência dos Salmos 46:10 , de “ficar quieto” e exaltar a Jeová, com o “descanso” no pensamento de Sua benignidade.

Comentário de Adam Clarke

Como ouvimos, também vimos: Nossos pais declararam que grandes obras fizeram no tempo deles; e vimos o mesmo. Deus freqüentemente interpôs e nos ofereceu uma defesa milagrosa. Foi assim que foram invadidos pelos assírios, sírios, egípcios, babilônios, persas e gregos sob Alexandre.

A cidade do Senhor dos exércitos – Seus exércitos defendiam a cidade, e era conhecida como a cidade do grande rei.

Deus o estabelecerá para sempre – Isso deve se referir ao verdadeiro templo, a Igreja Cristã, da qual a Igreja Judaica era um tipo. O tipo pereceu, mas o antítipo permaneceu e permanecerá até que o tempo não exista mais.

Selah – assim seja; e assim será para sempre.

Comentário de John Calvin

8. Como ouvimos, também vimos. Existem dois sentidos nos quais essa passagem pode ser entendida, sendo que qualquer uma é adequada. A primeira é que o escritor sagrado, falando em nome dos verdadeiros crentes, declara que o mesmo poder que Deus nos dias de antigamente exibia ao libertar seus pais, ele agora exercitava para a posteridade deles. Eles ouviram da boca de seus pais e aprenderam com a história sagrada como Deus, em sua grande misericórdia e bondade paterna, havia sucedido sua Igreja; mas agora eles afirmam que podem prestar testemunho disso, não apenas por terem ouvido falar sobre isso, mas também por terem visto (196), na medida em que experimentaram a mesma misericórdia exercida por Deus em relação a si mesmos. A quantidade do que é afirmado então é que os fiéis não apenas tinham um registro da bondade e poder de Deus nas histórias, mas também sentiam pela experiência real, sim, até viam com os olhos o que sabiam antes por ouvir dizer. , e o relatório de seus pais; e que, portanto, Deus continua imutável o mesmo, confirmando, como ele faz, era após era, os exemplos de sua graça exibidos nos tempos antigos, por experiências renovadas e sempre recorrentes. O outro sentido é um pouco mais refinado; e, no entanto, é muito apropriado, a saber, que Deus realmente cumpriu o que havia prometido ao seu povo; como se os fiéis tivessem dito, que o que eles tinham ouvido antes era agora exibido diante de seus olhos. Enquanto tivermos apenas as promessas nuas de Deus, sua graça e salvação ainda estão escondidas na esperança; mas quando essas promessas são realmente cumpridas, sua graça e salvação são claramente manifestadas. Se essa interpretação é admitida, ela contém a rica doutrina de que Deus não decepciona a esperança que ele produz em nossas mentes por meio de sua palavra, e que não é o seu caminho ser mais liberal em prometer do que fiel em realizar o que ele quer. prometeu. Quando se diz, na cidade, a letra ? , beth, é usada para ? , mem ou ? , lamed; isto é, para, ou para, ou com respeito à cidade. O profeta não quer dizer que em Jerusalém os fiéis foram informados de que Deus socorreria seus servos, embora isso fosse sem dúvida verdade, mas que Deus desde o início tinha sido o guardião gracioso e fiel de sua própria cidade e continuaria sempre para ser tão. É mencionada expressamente a cidade de Deus, porque ele não prometeu estender o mesmo cuidado protetor a todos indiscriminadamente, mas apenas ao seu povo escolhido e peculiar. O nome Jeová dos exércitos é empregado para expressar o poder de Deus; mas imediatamente após os fiéis acrescentarem que ele é o Deus deles, com o objetivo de apontar para sua adoção, para que assim sejam encorajados a confiar nele e, assim, a se beta e familiarmente a ele. No segundo Concílio de Nice, os bons padres que se sentaram ali torceram essa passagem para provar que não basta ensinar a verdade divina nas igrejas, a menos que haja ao mesmo tempo figuras e imagens para confirmá-la. Era uma tolice muito vergonhosa e indigna de ser mencionada, se não fosse proveitoso compreender que aqueles que se propunham a infectar a Igreja de Deus com tanta corrupção estavam terrivelmente atingidos por um espírito de vertigem e estupidez.

A cláusula final do versículo distingue Jerusalém de todas as outras cidades do mundo, sujeitas a vicissitudes, e florescem apenas por um tempo. Como Jerusalém foi fundada por Deus, continuou firme e imóvel em meio às variadas comoções e revoluções que ocorreram no mundo; e não é de se admirar, se ele continuou por eras sucessivas a manter a cidade da qual fez a escolha, e na qual era sua vontade que seu nome fosse invocado para sempre. No entanto, pode-se objetar que essa cidade já foi destruída e as pessoas levadas em cativeiro. Mas isso não milita contra a afirmação aqui feita; pois, antes que esse evento acontecesse, a restauração da cidade foi predita por Jeremias 27:22 ; e, portanto, quando aconteceu, Deus verdadeiramente, e de uma maneira especial, mostrou como sua obra era firme. E agora, desde que Cristo, por sua vinda, renovou o mundo, tudo o que foi falado daquela cidade nos tempos antigos pertence à Jerusalém espiritual, que está dispersa por todos os países do mundo. Sempre que, portanto, nossas mentes estão agitadas e perplexas, devemos recordar a verdade de que, quaisquer perigos e apreensões que possam nos ameaçar, a segurança da Igreja que Deus estabeleceu, embora possa ser tremendamente abalada, nunca pode, no entanto. poderosamente agredido, seja tão enfraquecido que caia e se envolva em ruínas. O verbo, que está no tempo futuro, estabelecerá, poderá ser resolvido no tempo passado, estabelecido; mas isso não fará diferença quanto ao sentido.

Comentário de John Wesley

Como ouvimos, vimos na cidade do Senhor dos exércitos, na cidade de nosso Deus: Deus a estabelecerá para sempre. / * Selah * /.

Ouvido – As previsões dos profetas foram verificadas pelos eventos.

Estabelecer – Deus a defenderá em todas as épocas seguintes. E assim Deus teria feito, se Jerusalém não o tivesse abandonado e perdido sua proteção.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *