Estudo de Salmos 5:7 – Comentado e Explicado

Mas eu, graças à vossa grande bondade, entrarei em vossa casa. Prostrar-me-ei em vosso santuário, com o respeito que vos é devido, Senhor.
Salmos 5:7

Comentário de Albert Barnes

Mas quanto a mim – Embora seja uma característica deles serem maus, e não terem desejo de servir a Deus; e, embora com tais características, eles não possam ter esperança de acesso a Deus, nem motivos para supor que ele ouvirá o clamor deles, estou inclinado a entrar na casa dele e sinto a certeza de que ele ouvirá minha oração. Em caráter e maus sentimentos, ele era totalmente diferente deles.

Entrarei em tua casa – Indicando sua expectativa e sua esperança de que ele ainda teria permissão para entrar nos tribunais do Senhor, dos quais ele foi expulso agora (veja a introdução ao salmo), e seu propósito, assim, reconhecer Deus . A palavra “casa” aqui se refere ao tabernáculo, que era considerado a casa ou morada de Deus. A palavra foi aplicada a toda a estrutura, abrangendo todos os tribunais, como sendo sagrada para Deus, como a palavra foi subseqüentemente para todo o templo. Era o santo dos santos, no entanto, que era considerado a morada especial de Deus, e que ninguém podia entrar, exceto o sumo sacerdote, e ele apenas uma vez no ano. (Veja as notas em Hebreus 9: 1-7 .)

Na multidão da tua misericórdia – Na tua abundante misericórdia. Ele esperava ser libertado de seus problemas atuais e sentiu-se seguro de que Deus lhe permitiria novamente entrar em suas cortes terrenas e oferecer seus votos e ações de graças ali.

E no teu medo – em profunda reverência por ti. Medo ou reverência são freqüentemente empregados para denotar devoção ou adoração.

Devo adorar em direção ao teu templo sagrado – Os adoradores não tinham permissão para entrar no templo, mas adoravam “em direção a ele”; isto é, olhando para ela ou se prostrando em direção a ela como a morada especial de Deus. Se eles estavam nas quadras ao redor do templo, eles adoravam com o rosto voltado para o lugar onde Deus deveria residir; se estavam longe, mesmo em terras distantes, ainda dirigiam o rosto para Jerusalém e o templo, como os muçulmanos agora fazem para Meca. Veja as notas em Daniel 6:10 . Foi contestado, pelo uso da palavra “templo” aqui, que este salmo não poderia ter sido escrito por Davi, pois o templo não foi construído até a época de Salomão. Mas, em resposta a isso, pode-se observar que a palavra aqui usada – ???? hêykâl – é uma palavra de grande significado e pode ser aplicada a qualquer local de culto. Significa, propriamente, um edifício grande e magnífico, um palácio, Provérbios 30:28 ; Isaías 39: 7 ; Daniel 1: 4 ; e então, o lugar onde o Senhor deveria residir, ou o local de sua adoração; e pode ser aplicado ao tabernáculo e ao templo. De fato, é “freqüentemente” aplicado ao tabernáculo que estava em uso antes da construção do templo, 1 Samuel 1: 9 ; 1 Samuel 3: 3 ; 2 Samuel 22: 7 . Compare o léxico de Gesenius.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 5: 7 . Mas eu entrarei em tua casa – Nomeadamente, em teu tabernáculo, com santa ousadia e confiança, como se torna teu filho e servo; na multidão da tua misericórdia – Confiando apenas na tua grande misericórdia pela admissão e aceitação ali. Ou, por ou por causa de suas muitas misericórdias comigo: pelas quais virei agradecer e louvar, e prestar o serviço com tanta justiça por causa de sua bondade. E no teu medo – Com um santo pavor e reverência da tua majestade; adorarei – Em espírito e em verdade, quem és um espírito, que busca o coração e exige a verdade nas partes interiores, em direção ao teu santo templo – Hebraico, o templo da tua santidade, olhando para ele quando não posso chegar a isto. Ou, como ?? ???? , el heecal, pode ser traduzido em teu santo templo, isto é, o tabernáculo, que às vezes é chamado por esse nome.

Comentário de Scofield

medo

(Ver Scofield “ Salmos 19: 9 “)

Comentário de E.W. Bullinger

quanto a mim. Compare Salmos 17:15 ; Salmos 26:11 ; Salmos 35:13 ; Salmos 41:12 ; Salmos 55:16 ; Salmos 69:13 ; Salmos 73: 2 .

multidão = abundância.

misericórdia = benignidade ou graça.

piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

têmpora. Hebraico. heykal = palácio: ou seja, o próprio céu, que era o padrão para a “casa” ou tenda terrena, como a morada de Jeová. Por isso, é usado no Tabernáculo ( 1 Samuel 1: 9 ; 1 Samuel 3: 3 ). Compare Salmos 11: 4 ; Salmos 18: 6 .

Comentário de Adam Clarke

Na multidão de tua misericórdia – Davi considerou um privilégio inexprimível poder participar do culto público; e ele sabia que era somente através da multidão da misericórdia de Deus que ele, ou qualquer outro homem, poderia desfrutar de tal privilégio. Ele sabia ainda que, dentre a multidão dessa misericórdia, ele poderia receber inúmeras bênçãos em sua casa. Nesse espírito, e com essa dependência, ele foi à casa do Senhor. Quem aceita as opiniões de Davi sobre esse assunto nunca estará, voluntariamente, ausente dos meios da graça.

No teu medo – Considerando devidamente a infinita santidade de tua majestade, adorarei, ?????? eshtachaveh , me curvarei e me prostrarei no mais profundo aborrecimento e humildade.

Em direção ao teu templo sagrado – Se Davi era o autor deste Salmo, como é geralmente aceito, o templo não foi construído naquele tempo: somente o tabernáculo existia; e na cláusula anterior ele fala de entrar na casa, pelo qual ele deve se referir ao tabernáculo. Mas o templo aqui pode significar o santo dos santos, diante do qual Davi pode se prostrar enquanto estiver em casa, isto é, a corte do tabernáculo. Mesmo na casa de Deus, há o templo de Deus; o lugar onde a Divina Shechiná habita. Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo. Nele habitava toda a plenitude da divindade corporalmente. Em todas as épocas e dispensações, Jesus sempre foi o templo onde a Deidade Suprema era encontrada e adorada. A natureza humana de Jesus era o verdadeiro templo da Deidade. Em nenhum outro lugar Deus pode ser encontrado.

Comentário de John Calvin

Alguns pensam que a palavra e, pela qual esta sentença se une à anterior, é colocada para mas; como se Davi, comparando-se com os ímpios, declarasse e garantisse a si mesmo que Deus seria misericordioso com ele, enquanto ele abominava e destruía os iníquos. Mas deixo para meus leitores julgar se não é mais adequado à passagem considerar esse versículo como uma inferência do que vem antes, que pode ser colocado desta forma: “Ó Senhor, você não pode suportar os ímpios; quando, pois, for salvo das suas mãos pelo teu poder, irei me apresentar diante de ti no teu templo, para agradecer-lhe a libertação que me concedeu. Se a primeira interpretação for preferida, o profeta, simplesmente elogiando sua própria piedade por Deus, se separa da classe de quem falou. O escopo da passagem nos leva a entendê-lo como promissor para agradecer a Deus. Ele já havia falado de seus inimigos como odiados por Deus; e agora, persuadido de que Deus o manterá em segurança, ele se chama ao exercício da gratidão. Eu irei aos teus templos, diz ele, na multidão da tua misericórdia; como se ele tivesse dito, agora posso parecer estar em uma situação quase desesperadora, mas, pelo favor de Deus, serei mantido em perfeita segurança. Esta passagem, portanto, nos ensina que, quando somos afligidos pelas tentações mais angustiantes, devemos pôr a graça de Deus diante de nossos olhos, para assim sermos apoiados com a esperança da interposição divina entre os maiores perigos. Além disso, como nossas mentes carnais subestimam perversamente a graça de Deus ou colocam sobre ela a baixa estimativa que é comumente colocada pelo mundo, aprendemos a exaltar sua maravilhosa grandeza, que é suficiente para nos permitir superar todos os medos. O objetivo principal de Davi era encorajar-se na esperança garantida de preservação da misericórdia de Deus; mas, ao mesmo tempo, ele mostra que, ao obter a libertação, ele será grato a Deus por isso e manterá em memória. E como os hipócritas, ao dar graças a Deus, nada mais fazem do que profanar o seu nome, na medida em que eles são profanos e poluídos, ele resolve resolver entrar no temor de Deus, a fim de adorá-lo com um sincero e sincero ouvido. Novamente, podemos, portanto, traçar a verdade geral, que é somente através da bondade de Deus que temos acesso a ele; e que ninguém reza direito, a não ser aquele que, tendo experimentado sua graça, crê e está totalmente convencido de que será misericordioso com ele. Ao mesmo tempo, é adicionado o temor de Deus, a fim de distinguir a confiança genuína e piedosa da confiança vã da carne.

Comentário de John Wesley

Mas quanto a mim, entrarei em tua casa na multidão da tua misericórdia; e no teu medo adorarei em direção ao teu santo templo.

Venha – Com santa ousadia e confiança.

Misericórdia – Confiando apenas em tua grande misericórdia.

Medo – Com um santo pavor e reverência de tua majestade.

Em direção – olhando para ela, quando não posso chegar a ela.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *